Rui,

 

Obrigado pela tua opinião. Creio que acreditarás que estou nisto de boa-fé e que tenho clara noção das limitações dos meus contributos na Wikipédia. É precisamente por isso que peço a opinião de outros, nomeadamente a tua, uma vez que, certamente, terás vivido na primeira pessoa os acontecimentos que são relatados na secção Moçambique do artigo República.

 

Ora, para além de me ter baseado nas informações já constantes noutros artigos da Wikipédia em português e em inglês, usei como fontes as que estão nas referências. Não serão as melhores -- bem sei --, mas é precisamente por ter noção disso que eu pedi a tua ajuda, para que pudesses não apenas apontar o que está mal, mas também -- e principalmente -- indicares-me o caminho mais assisado a seguir.

 

Perguntas-me onde fui buscar algumas frases/ideias que uso. Explico:

 

«"período geralmente referido como a Primeira República" - referido por quem?» fui buscar a http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=438&catogory=Opini%E3o , 11.º parágrafo, onde o deputado Lutero Simango da Renamo-UE diz «Existiu a primeira república (República Popular de Moçambique) e a segunda (República de Moçambique)»

 

«"O ano de 1990 trouxe profundas alterações..."» está aqui http://www.salcaldeira.com/ArtigosPT/PT/Evolucao%20Constitucional%20Na%20Republica%20De%20Mocambique.pdf pág. 2, 2.º parágrafo: «A revisão constitucional ocorrida em 1990 trouxe alterações muito profundas em praticamente todos os campos da vida do País.»

 

«uma economia marcadamente intervencionista» fui buscar também a http://www.salcaldeira.com/ArtigosPT/PT/Evolucao%20Constitucional%20Na%20Republica%20De%20Mocambique.pdf , 2.º parágrafo da pág. 1

 

Será "achismo", talvez. Mas certamente, não será meu. Ajudas-me a identificar melhores fontes?

 

 

Embora o propósito do meu pedido não tenha sido discutir esses assuntos, como tu começas exactamente por aí, aqui vai a minha defesa à tua acusação:

 

A mudança de "Guerra de Desestabilização de Moçambique" para "Guerra Civil Moçambicana" -- que já foi feita em Janeiro e não agora! -- ficou a dever-se exclusivamente à necessidade de adoptar um termo neutral e em linha com o que já acontecia nas outras línguas: "Mosambikanischer Bürgerkrieg" (de); "Mozambican Civil War" (en); "Guerra civil mozambiqueña" (es); "Guerre civile du Mozambique" (fr); etc. Tal como "Guerra Civil Angolana", por exemplo.

 

Foi "achismo" o que eu fiz, ou seria muito mais "achismo" a designação original de "Guerra de Desestabilização de Moçambique"? "Achismo" idêntico ao que, já agora, terá ditado a designação "Luta Armada de Libertação Nacional" que tu deste originalmente ao artigo que outrem, não eu, em boa hora moveu para "Guerra da Independência de Moçambique".

 

Obviamente que não vou andar a vasculhar a Wikipédia à procura de artigos teus para «"adaptar"», ou pô-los numa forma pretensamente «"mais apropriada"», porque nada me move contra ti. Antes pelo contrário! Mas já que referiste o artigo "História de Moçambique" fui vê-lo e, na verdade, fiquei surpreendido ao constatar que, um artigo tão longo, tem apenas uma referência!

 

 

Bem, fico a aguardar pela tua ajuda e espero que compreendas e aceites que, o facto de não estarmos sempre de acordo, não significa menos estima pessoal e que só se ganha com a pluralidade de pontos de vista.

 

 

Um abraço,

Manuel de Sousa

 

From: wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org [mailto:wikimediapt-bounces@lists.wikimedia.org] On Behalf Of Rui Silva
Sent: segunda-feira, 6 de Dezembro de 2010 18:26
To: wikimediapt@lists.wikimedia.org
Subject: Re: [wikimedia-pt] Questões "republicanas"

 

Olá Manuel, ainda bem que me convidaste para esta discussão pública, porque eu estava com umas espinhas atravessadas na garganta e agora vou "cuspi-las"... A 1ª foi tu teres movido a "Guerra de Desestabilização de Moçambique" para "Guerra Civil Moçambicana" com a justificação de ser "Nome mais apropriado". Quando vi os iw, decidi não me manifestar (embora não saiba se alguns deles foram igualmente movidos depois da tua acção), mas o facto é que nós aqui nunca falamos em "guerra civil". Mas como costuma dizer-se que não são os que vivem os acontecimentos que escrevem a História... Faz-me lembrar a "Guerra Civil Americana", sobre a qual ainda - ao fim de 200 anos! - se ouve muito boa gente, principalmente no Sul, a dizer "Não foi uma guerra civil, foi uma guerra-entre-os-estados!" De qualquer modo, achei a tua movimentação puramente "achista", e ainda acho - uma coisa que não devia sustentar as nossas edições na WP, principalmente em assuntos sensíveis!

 

Claro que eu já tinha lido o que escreveste sobre Moçambique no artigo República, que eu passei a vigiar desde que participei naquela discussão "anti-monárquica" (seria?...), e fiquei com vontade de colocar umas marcas de "sem-fontes" - por exemplo, na frase "período geralmente referido como a Primeira República" - referido por quem? Ou "O ano de 1990 trouxe profundas alterações..." - quais? a nova Constituição, claro, porque as "profundas alterações" tinham começado em 1987! E as novas "profundas alterações" só se deram em 1992... O resto, no que diz respeito às mudanças constitucionais ou no parlamento, estão assentes por fontes. E a frase "uma economia marcadamente intervencionista" deu-me vontade de colocar a marca de "parcial" - o que é que a Constituição de 1975 instituía em termos económicos?

 

Mas, como já escrevi, aceito que "a História é escrita pelos outros"... O que significa que espero que vás "adaptar" o artigo História de Moçambique, que eu criei (como para tantos outros países africanos) e parei de editar por falta de fontes credíveis, e o transformes numa "coisa" que tu consideras "mais apropriada". Claro que vou continuar a vigiar e retirarei excertos sem fontes e que eu "considere" errados. Claro que não estou contra melhorias na WP - e acho muito interessante que tenhas incluído esse capítulo sobre "as repúblicas" nos países lusófonos, embora pense que talvez não fosse o artigo mais "apropriado" para colocar essa informação... Mas estou contra a edição de coisas baseadas em achismo! Desculpa eu ter vindo desabafar aqui, em vez de na tua página de discussão, mas como puseste o assunto em público, eu também dou a minha opinião (o meu "achismo") em público. Continuação de bom trabalho.

 

Rui Silva



Scanned by
MailMarshal - M86 Security's comprehensive email content security solution. Download a free evaluation of MailMarshal at
www.m86security.com