Wikimedia Portugal           Wikipedia

Wiki Loves Earth Portugal-Espanha

Concurso ibérico e mundial de fotografia sobre ambientes naturais.

 

Temos o gosto de poder comunicar que, após cinco semanas da finalização do prazo para carregar imagens nas plataformas criadas na Wikipedia para o primeiro concurso fotográfico temático Wiki Loves Earth, organizado no mundo pela Wikimedia Foundation e em Espanha [1] e em Portugal [2], respectivamente pela representação Wikimedia/Wikipedia dos dois países ibéricos, o júri [3], também constituído por membros de ambos os países, votou e determinou as três fotografias vencedoras premiadas numa lista combinada, assim como as dez imagens de cada país que passam à fase internacional.

 

Nesta primeira edição de Wiki Loves Earth organizada pela Wikimedia em Espanha e em Portugal, patrocinada por Wild Watching Spain [4] e Paradores de Turismo [5], participaram 526 fotógrafos (397 em Espanha e 129 em Portugal), que apresentaram um total de 6.887 imagens da Rede Natura 2000 e de Parques Naturais (5.027 em Espanha e 1.860 em Portugal). O material recolhido abarca imagens de 476 dos 1.449 Locais de Importância Comunitária (LICs) em Espanha, 32,85%, assim como de 44 dos 72 LICs de Portugal, 61,11%. Estas 6.887 imagens representam 6,35% do total de imagens obtidas nesta edição 2015 de Wiki Loves Earth em todo o mundo, com um total de 108.454 imagens.

 

Desde os Capítulos da Wikimedia Portugal e Espanha queremos agradecer a todos os interessados e participantes no concurso e a sua contribuição para que o património possa ser ilustrado na Wikipedia e noutros lugares, sempre cumprindo as condições das licenças livres. Entre as cerca de 240 fotografias finalistas em Portugal e Espanha é possível encontrar imagens repartidas por toda a geografia ibérica, que representam a ampla variedade natural de que dispomos na nossa Península e Regiões Insulares, desde rios a montanhas, passando por desertos, bosques, falésias ou diferentes exemplares de fauna e flora dos territórios de Portugal e Espanha.

 

Esta primeira edição teve como vencedora uma fotografia da Ilha da Madeira, realizada por Jnvalves. Em segundo lugar foi pontuada uma imagem invernal de cabras montesas nas montanhas turolenses, por Bruno Durán, e completou o pódio uma segunda fotografia lusa, evidenciando a neblina matutina sobre a Serra da Estrela, no Sistema Central Português, obra de Sara Bento.

 

Além dos prémios do concurso nacional [6], os concorrentes de Wiki Loves Earth Portugal e Espanha de 2015 podiam participar numa categoria especial, que premeia o participante que tenha fotografado mais LICs diferentes, galardão conquistado por Aglaya72, com 71 LICs.

 

Todas as fotografias galardoadas podem ser consultas nos seguintes endereços e na recente entrada do blog oficial da Wikimedia Espaha.

 

[1] http://www.wikilovesearth.es

[2] http://www.wikilovesearth.pt

[3] http://www.wikilovesearth.es/es/Wiki_Loves_Earth/Jurado

[4] http://www.wildwatchingspain.com/

[5] http://www.parador.es/

[6] http://www.wikilovesearth.es/es/Wiki_Loves_Earth/Premios%202015

 

Não queremos perder a oportunidade de sensibilizar o público para decisões de países europeus em condicionar a liberdade de fazer e publicar fotografias em área pública, “Liberdade de Panorama”.

M Obrigado.

Cordialmente,

João Vasconcelos

Wikimedia Portugal

 

joao.vasconcelos@wikimedia.pt

mvasconcellosx@gmail.com


No dia 9 de julho de 2015 às 08:52, Gonçalo Themudo <gethemudo@gmail.com> escreveu:
João, 
Já foi publicada a lista em algum lugar?
Obrigado e abraço,
Gonçalo

Gonçalo Espregueira Themudo

Postdoc
University of Copenhagen
Faculty of Health and Medical Sciences
Department of Forensic Medicine
Section of Forensic Genetics 
Personal website: https://sites.google.com/site/gethemudo


No dia 4 de julho de 2015 às 00:10, Joao Miguel Vasconcelos <mvasconcellosx@gmail.com> escreveu:

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Joao Miguel Vasconcelos <mvasconcellosx@gmail.com>
Data: 3 de julho de 2015 às 16:36
Assunto: Wiki Loves Earth
Para: "internal@wikimedia.pt" <internal@wikimedia.pt>



Estimad@s tod@s

Está a haver dificuldades em contactar finalistas de Portugal no WLE.

Quatro dos dez finalistas têm desactivada a opção de lhes enviar um correio electrónico desde a Wikipedia. Apesar de se ter estado a rastrear a Internet para ver se têm conta em alguma rede social, ou no Flickr, não se encontra, para os poder avisar. A necessidade de ter activada a opção de enviar correio está especificada nas bases do concurso e está bem visível. Também é um ponto obrigatório para o concurso internacional. Mas, por alguma razão, acabou por ter sido bastante comum que os participantes de Portugal ignorassem este assunto. Em princípio, apesar de substituições que foram feitas, também para garantir qualidade, só irão 9 das 10 fotografias previstas a concurso internacional.

-- 
Joao Vasconcelos
Wikimedia Portugal



--
Joao Vasconcelos
Wikimedia Portugal

_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt



_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt




--
Joao Vasconcelos
Wikimedia Portugal