Oi,

Em geral posso dizer que foi interessante, muito pela possibilidade de partilha de experiências. Se quiserem dar uma vista de olhos ao programa que tem links para a documentação de cada sessão, podem seguir este link: http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Conference_2012/Schedule

A nossa apresentação foi esta: http://meta.wikimedia.org/wiki/File:Wikimedia_PT_State_of_the_Chapters_2012.pdf
A única a seguir as indicações deste ano para não dar info chata tipo data de fundação e número de membros :)

Em geral a conferência foi pautada pela decisão da fundação sobre o fundraising e pela assinatura do charter do Chapters Council. Basicamente muita insatisfação no 1º ponto e muita politiquice no 2º. Estiveram presentes numa sessão 7 Board Members da Fundação, incluindo o Jimmy Wales, para explicar o porquê da decisão de não se permitir o processamento de dinheiro por parte dos chapters (excepto os 4 maiores que já o fazem). Cada um deles falou à vez, e referiu que este tópico já está a esgotar as pessoas e que o importante é dedicar-mo-nos ao que interessa e que esta decisão (válida até 2015) não é necessariamente definitiva, mas a que acham melhor neste momento (o Jimmy chegou mesmo a referir que o movimento gera muito dinheiro e pode ser o factor aliciante para alguém menos bem intencionado). Pelo que deram a entender a decisão não foi consensual, sendo que há board members que continuam a achar que a melhor maneira de dar poder ao movimento é descentralizando o fundraising, mesmo para os doadores perceberem de um modo mais imediato para onde vai o dinheiro. Referiram tb que haverá um comité de fundraising que decidirá depois onde o dinheiro deverá ser aplicado. No fim de todos falarem podia-se ouvir um alfinete cair. Nem uma única palma se ouviu.

E foi neste ambiente que se deu a infinita discussão sobre o charter e as 500 emendas sobre as quais ninguém estava de acordo, etc. No fim acabou por ser assinado e assim se passa à fase seguinte. Portugal não esteve na assinatura deste documento por não ter dado até ao momento uma resposta oficial quanto à concordância com a criação do council.

Quanto a coisas mais interessantes: WLM 2012.
Manuel e Vasconcelos, se ainda não estão na lista do WLM inscrevam-se por favor, para poderem estar a par das actualizações. O Maarten (da equipa internacional) falou-me no evento da Europeana que vai acontecer em Portugal: http://www.europanostra.org/coming-events/224/  e para onde nos vai tentar arranjar convites. Como é a  EUROPEAN HERITAGE AWARDS CEREMONY seria bom para fazer contactos.

Posso também relatar-vos outro episódio. Numa conversa sobre ideias para a Wikimania o Arne Klempert, que já organizou uma antes, disse-me que, para se conseguir organizar uma Wikimania (e considerando a qualidade crescente nos últimos anos), convém ter:
*Uma pessoa responsável pela organização disponível a tempo inteiro durante pelo menos os últimos 3 meses antes do evento. Uma pessoa com muita experiência em eventos de grande dimensão.
*Uma equipa de 20 voluntários (mínimo dos mínimos 10 pessoas) a trabalhar 6 meses antes do evento, sendo que nos últimos 3 meses convém que tenham pelo menos 2 dias inteiros livres durante a semana.
*Durante o evento: uma equipa de 50 voluntários, disponíveis a tempo inteiro pelo menos 2 semanas.
Acho que dá uma boa ideia do trabalho que dá, e do que é necessário para organizar uma Wikimania!

Beijinhos,





No dia 2 de Abril de 2012 12:22, Nuno Tavares <nuno.tavares@wikimedia.pt> escreveu:
Susana ou Vasconcelos,

Não querem partilhar connosco a v/ apresentação de Berlim (entre outros
pontos que considerem relevantes?). Tanto quanto já pude perceber, a
nossa apresentação deixou-os embasbacados!! :-)
Parabéns!


--
Nuno Tavares
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt

Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.

Participe também: http://www.wikimedia.pt




_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt


--
Susana Morais
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt

Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.

Participe também: http://www.wikimedia.pt