Olá Manuel, ainda bem que me convidaste para esta discussão pública, porque eu estava com umas espinhas atravessadas na garganta e agora vou "cuspi-las"... A 1ª foi tu teres movido a "Guerra de Desestabilização de Moçambique" para "Guerra Civil Moçambicana" com a justificação de ser "Nome mais apropriado". Quando vi os iw, decidi não me manifestar (embora não saiba se alguns deles foram igualmente movidos depois da tua acção), mas o facto é que nós aqui nunca falamos em "guerra civil". Mas como costuma dizer-se que não são os que vivem os acontecimentos que escrevem a História... Faz-me lembrar a "Guerra Civil Americana", sobre a qual ainda - ao fim de 200 anos! - se ouve muito boa gente, principalmente no Sul, a dizer "Não foi uma guerra civil, foi uma guerra-entre-os-estados!" De qualquer modo, achei a tua movimentação puramente "achista", e ainda acho - uma coisa que não devia sustentar as nossas edições na WP, principalmente em assuntos sensíveis!

 

Claro que eu já tinha lido o que escreveste sobre Moçambique no artigo República, que eu passei a vigiar desde que participei naquela discussão "anti-monárquica" (seria?...), e fiquei com vontade de colocar umas marcas de "sem-fontes" - por exemplo, na frase "período geralmente referido como a Primeira República" - referido por quem? Ou "O ano de 1990 trouxe profundas alterações..." - quais? a nova Constituição, claro, porque as "profundas alterações" tinham começado em 1987! E as novas "profundas alterações" só se deram em 1992... O resto, no que diz respeito às mudanças constitucionais ou no parlamento, estão assentes por fontes. E a frase "uma economia marcadamente intervencionista" deu-me vontade de colocar a marca de "parcial" - o que é que a Constituição de 1975 instituía em termos económicos?

 

Mas, como já escrevi, aceito que "a História é escrita pelos outros"... O que significa que espero que vás "adaptar" o artigo História de Moçambique, que eu criei (como para tantos outros países africanos) e parei de editar por falta de fontes credíveis, e o transformes numa "coisa" que tu consideras "mais apropriada". Claro que vou continuar a vigiar e retirarei excertos sem fontes e que eu "considere" errados. Claro que não estou contra melhorias na WP - e acho muito interessante que tenhas incluído esse capítulo sobre "as repúblicas" nos países lusófonos, embora pense que talvez não fosse o artigo mais "apropriado" para colocar essa informação... Mas estou contra a edição de coisas baseadas em achismo! Desculpa eu ter vindo desabafar aqui, em vez de na tua página de discussão, mas como puseste o assunto em público, eu também dou a minha opinião (o meu "achismo") em público. Continuação de bom trabalho.

 
Rui Silva