Aproveitando o ânimo dado pelos contactos com o IGESPAR, enviei emails a várias instituições, com email listado em http://www.wikimedia.pt/GLAM.
Segue abaixo a resposta que recebi da DRAP.
Dando uma vista de olhos rápida pelo site deles, parece-me que a mediateca deles poderá ser interessante (http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/mediateca.htm), nomeadamente o arquivo fotográfico e o banco de imagens.
Mas poderá haver outros pontos de interesse. Pedia por isso que se tiverem interessados em explorar outros pontos de interesse, mos enviassem, para eu redigir uma resposta. Eu poderei continuar os contactos online, e depois se for necessário contacto presencial, posso "voluntariar" alguém que esteja perto de Coimbra?

Abraços,
Gonçalo

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: José Augusto <jose.augusto@drapc.min-agricultura.pt>
Data: 2 de Fevereiro de 2011 12:08
Assunto: FW: Parcerias culturais
Para: gethemudo@gmail.com
Cc: rui.moreira@drapc.min-agricultura.pt


Exmº Sr. Dr. Gonçalo Themudo
 
Foi-me encaminhada pelo Sr. Director Regional (DRAPCentro) a sua solicitação relacionada com a Wikimedia Portugal.
Consideramos que se trata de um projecto muito interessante e que pode dar visibilidade a trabalhos desenvolvidos em algumas das nossas áreas de actuação.
Assim, existe disponibilidade no estabelecimento de uma parceria e, nesse sentido, sugerimos uma consulta às nossas páginas internet, no sentido de se clarificar melhor o tipo de colaboração pretendida.
Aguardamos um próximo contacto a fim de se definir a melhor forma de operacionalizar a parceria.
 
Com os melhores cumprimentos.
 
José Augusto Almeida
 
______________________________________________________________________________________________________
DRAP Centro - NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Av. Fernão Magalhães, 465        3000-177 COIMBRA
Telef. +351 239 800 520     Fax +351 239 833 679 
E-mail: nirp@drapc.min-agricultura.pt
www.drapc.min-agricultura.pt
 
 


De: Rui Moreira [mailto:rui.moreira@drapc.min-agricultura.pt]
Enviada: sexta-feira, 28 de Janeiro de 2011 16:49
Para: 'José Augusto'
Assunto: FW: Parcerias culturais

 


De: Gonçalo Themudo [mailto:gethemudo@gmail.com]
Enviada: sexta-feira, 28 de Janeiro de 2011 12:37
Assunto: Parcerias culturais

Exmos. Senhores,

 

Sou membro da Wikimedia Portugal, uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção do conhecimento livre em Portugal através dos projectos mantidos pela Wikimedia Foundation, nomeadamente a internacionalmente conhecida enciclopédia online Wikipédia (www.wikipedia.org), um dos sites mais visitados em todo o mundo e do repositório de imagens Wikimedia Commons (http://commons.wikimedia.org).

 

A nossa missão inclui facilitar o acesso a conteúdo educacional, cultural e histórico, estabelecendo parcerias com instituições culturais, razão pela qual estamos agora a contactar a vossa instituição.

Tais parcerias consistem em relações mutuamente benéficas entre os projectos Wikimedia e instituições culturais tais como Museus, Galerias, Bibliotecas e Arquivos.

Os benefícios incluem, entre outros, uma maior visibilidade e disponibilidade de informação cultural do espólio cultural da vossa instituição; maior interacção do público, a nível mundial, com os materiais mantidos pela vossa instituição; e assistência de milhares de voluntários para verificar e traduzir informação (por exemplo, na legenda das imagens), ligação com metadados (por exemplo, número de identificação dos autores), fornecimento de contexto (por exemplo, pela integração em artigos da Wikipédia) e restauro digital de imagens. 

 

Assim, e se estiverem interessados numa parceria, estamos disponíveis para contacto.

Agradeço antecipadamente toda a atenção que V. Exas. venham a dispensar ao assunto e ficamos a aguardar V. prezadas notícias.

 

Melhores cumprimentos,

 

Gonçalo Themudo

Wikimedia Portugal

 




AVISO DE CONFIDENCIALIDADE

Esta mensagem e quaisquer ficheiros anexos a ela são confidenciais e destinadas ao uso exclusivo da pessoa ou entidade a quem são dirigidos. Se não é o
destinatário da mensagem ou a pessoa responsável pelo seu encaminhamento ao respectivo destinatário, fica informado de que recebeu esta mensagem por engano,
e de que qualquer utilização, distribuição, reencaminhamento ou outra forma de revelação a outrem, impressão, ou cópia desta mensagem é expressamente
proibida. Se recebeu esta mensagem por engano deverá destruir ou eliminar do sistema, e informar o remetente ou a DRAP Centro. A DRAP Centro utiliza software
apropriado para a remoção de vírus. No entanto, não obstante terem sido tomadas todas as precauções, não pode garantir que a mensagem e seus anexos não
contém vírus. É, assim, da responsabilidade do destinatário assegurar que esta mensagem e seus anexos são submetidos a detector de vírus antes de serem
utilizados. Alerta no entanto que as mensagens transmitidas por este meio podem ser interceptadas, corrompidas, perdidas, destruídas ou chegarem ao destino com atraso.




--
Gonçalo