Falta apenas pouco mais de uma semana para o início da WikiCon Portugal 2020, na Casa do Infante, no Porto!
Nos últimos dias, o programa sofreu alterações substanciais ao nível do realocamento de conteúdos, sobretudo porque conseguimos um espaço adicional para a tarde de sábado, com a ajuda e colaboração da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP), mas também para reorganizar de forma mais lógica o conteúdo, e alocar mais tempo a workshops práticas - em particular para aproveitarmos ao máximo a presença do Asaf Bartov e do Lucas Teles - e, finalmente, para darmos resposta a algumas contingências pessoais de última hora.
Assim, o primeiro dia (6ª feira) ficou dividido num primeiro bloco com foco em Wikidata, de manhã, e um segundo de estratégia e comunicação, de tarde. Após o fim do primeiro dia (16:30) terá lugar a XIII Assembleia Geral da Wikimedia Portugal, que está aberta a todos os que queiram permanecer, embora apenas associados possam participar nas votações. À noite está programado um jantar, mas ainda não temos certeza se cabe no orçamento, ou se será pago por cada um (ou um misto dos dois).
O segundo dia (sábado) de manhã fica dividido num primeiro bloco sobre Commons e workshop sobre licenciamentos, e um segundo com a apresentação do projecto Universidade Sénior, e uma mesa redonda sobre Gender Gap. De tarde terá lugar a visita à Casa do Infante, e workshop Wikipedia/Commons Wikidata, na sala da
FAJD, nas imediações da Casa do Infante (rua Mouzinho da Silveira). Está previsto um jantar com todos os participantes neste dia à noite.
No terceiro dia (domingo) de manhã teremos a workshop de SPARQL (como puxar e reutilizar informação do Wikidata de forma útil e eficaz). De tarde terão lugar as apresentações sobre Scholia, Domínio Público, OpenStreetMap, e Date With Data, estando o encerramento previsto para as 16h. O dia termina com um percurso cultural pelo centro histórico do Porto, guiado/as pelo nosso associado e antigo presidente Manuel de Sousa, um dos maiores conhecedores da história e dos segredos da cidade do Porto, e autor do livro "Porto D'Honra" -
https://www.publico.pt/2017/11/04/fugas/noticia/este-livro-conta-o-que-nao-se-sabia-do-porto-1791281 entre outros.
Aproveito para agradecer a todo/as o vosso interesse e a vossa participação, e para desejar um bom ano novo e... vêmo-nos daqui a uma semana!