Olá a todos.

Como devem saber, fiquei responsável por elaborar o relatório de actividade relativo ao nosso grant actual (2009-2010) e solicitar o grant para 2010-2011.

Eu tinha já um documento semi-pronto, preparado com base nas instruções que nos deram quando o grant foi aceite; no entanto, ao ler as instruções para enviar os pedidos de grants, notei que eles indicam lá também um modelo de relatório, praticamente idêntico, mas que pede também não só uma listagem pormenorizada dos gastos efectuados (recibos a enviar por email), como explicitamente a quantidade de dinheiro que sobrou, e ainda a nossa intenção em relação a esse excedente (devolver ou solicitar a re-atribuição a outros projectos). Ora, esse valor neste momento ronda os 80% do valor do grant que nos foi transferido.

Entretanto, também me apercebi que, ao contrário do que fizemos no ano passado, o processo de pedido do grant este ano teria que ser não por chapter, mas por projecto (a Wikimedia Argentina possui vários pedidos de grant, por exemplo, ver aqui), cada um com orçamentos específicos, coisa que não possuimos de momento.

Por estas razões, e após falar com algumas pessoas, cheguei à conclusão que provavelmente seria mais eficiente enviarmos o relatório do grant actual na data em que termina (em Julho), indicando como pretendemos realocar o dinheiro excedente (distribuindo-o pelos projectos que temos planeados), em vez de adiantar o envio desse relatório para agora, de forma a podermos pedir novos grants. Se o fizéssemos agora, teríamos que devolver o que nos sobrou e davam-nos novos grants, já que não temos projectos extremamente custosos que o dinheiro actual (cerca de 3500€) não poderia cobrir. Ora, creio que hão de concordar que não se trata de um curso de acção muito eficiente.

De qualquer forma, convido-vos a ler e melhorar o rascunho que elaborei do relatório de actividade, que se concordarem com a proposta que aqui faço, seria enviado em Julho (bastando acrescentar os gastos e as novas actividades desenvolvidas entretanto). O documento encontra-se aqui: http://meta.wikimedia.org/wiki/Grants:WM_PT/Start-up/Report

Abraços,
Waldir