Olá Wikimedistas da Wikimedia Portugal,
 
Trago os resultados fresquinhos da votação de Ratificação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta. E também os próximos passos deste processo. Veja tudo em detalhe AQUI [1]. Dúvidas? É só me chamar!

RESUMO
Você apoia a aplicação do Código Universal de Conduta com base nas diretrizes propostas?
[1] Resultados votação das Diretrizes de Aplicação do UCoC. https://meta.wikimedia.org/wiki/Universal_Code_of_Conduct/Enforcement_guidelines/Voting/Results/pt-br#Resultados

Obrigada! Abraços,

Tila Cappelletto

Facilitator, Movement Strategy and Governance

Wikimedia Foundation



On Fri, Mar 25, 2022 at 10:41 PM Tila Cappelletto (WMF) <tcappelletto-ctr@wikimedia.org> wrote:
Saudações colegas da Wikimedia Portugal,

Volto aqui nessa mensagem para comentar que os resultados e estatísticas da votação da ratificação das Diretrizes de Aplicação do UCoC já começaram a sair e podem ser vistos aqui (os escrutinadores ainda devem levar mais uma semana para terminar todo o processo). Recomendo que vejam sobretudo a seção "turnout by wiki" para ter uma ideia global.

Destaco alguns dados:
  • total de 2300 votos no mundo todo (como referência, a votação para o comitê da carta do movimento recebeu 1018 votos).
  • 27 pessoas votaram através da pt.wiki (havia 1100 pessoas com direito ao voto), ou seja, uma participação de 2.432%.
  • A taxa de participação na pt.wiki foi mais baixa que nas wikis em inglês, alemão, francês, chinês, italiano, russo, indonésio, espanhol (etc.), porém mais alta que nas wikis em árabe, checo, holandês, turco, coreano (etc.)
Estou à disposição para conversar sobre o assunto e esclarecer qualquer dúvida. 

Abraços e bom fim de semana!

Tila Cappelletto

Facilitator, Movement Strategy and Governance

Wikimedia Foundation



On Thu, Mar 17, 2022 at 10:09 AM Tila Cappelletto (WMF) <tcappelletto-ctr@wikimedia.org> wrote:
Bom dia, colegas da WMPT,

Passo por aqui para dizer um olá e dar uns dados sobre a participação global no processo de votação da ratificação das diretrizes de aplicação do UCoC.
  1. Mais de 1400 pessoas já votaram no mundo todo. 
  2. As duas comunidades com maior número de votos são as comunidades de língua inglesa (EN) e alemã (DE), somando mais de 690 (acho que isso não é surpresa, né?). Mas a boa notícia é que juntas elas somam MENOS menos da metade dos votos, ou seja, começamos a ver mais diversidade de participação! 
  3. Com relação às nossas comunidades de língua portuguesa, existem 1110 pessoas com direito ao voto, e até o momento somente 14 votaram. (No processo de votação do MCDC foram recebidos 21 votos no total). 
Tenho refletido:
  1. Vocês têm interesse neste processo específico, UCoC? Ou dúvidas?
  2. votaram
  3. Acham que a nossa participação nesse processo do movimento é importante? 
Estou disponível para conversar sobre isto e qualquer outra coisa ligada à Estratégia do Movimento e Governança (e tb em geral sobre a WMF, se eu puder ajudar). É só me chamar, por favor!

Abraços e obrigada. 

Tila Cappelletto

Facilitator, Movement Strategy and Governance

Wikimedia Foundation



On Thu, Mar 10, 2022 at 3:00 PM Tila Cappelletto (WMF) <tcappelletto-ctr@wikimedia.org> wrote:

Olá novamente, colegas da Wikimedia Portugal!

A votação da ratificação das diretrizes de aplicação do Código Universal de Conduta (UCoC) já começou! Wikimedistas com direito ao voto podem fazê-lo no SecurePoll entre 7 e 21 de março de 2022. Saiba mais sobre o processo de votação e o direito ao voto.

O Código Universal de Conduta Universal (UCoC) estabelece uma base de comportamento aceitável para todo o movimento. As diretrizes de aplicação revisadas, publicadas em 24 de janeiro de 2022, representam a proposta de aplicação da política para todo o movimento. Leia mais sobre o projeto UCoC.

É possível deixar comentários nas páginas de discussão do Meta-wiki em qualquer idioma. Contatos por e-mail podem ser feitos para: ucocproject(_AT_)wikimedia.org

Atenciosamente,

--TCappelletto (WMF) (discussão

Equipe de Estratégia do Movimento e Governança

Fundação Wikimedia

Tila Cappelletto

Facilitator, Movement Strategy and Governance

Wikimedia Foundation