Olá,

Contactei o Carlos Barradas, aqui do Funchal, que também está disponível para fazer parte de uma lista concorrente aos OS da WMPT.

Saudações,

Paulo

No dia 7 de abril de 2018 às 21:42, GoEthe.wiki <goethe.wiki@gmail.com> escreveu:
Olá,
Contactei o João Lemos que participa no Commons e ele também está disposto a fazer parte da lista.

Como ninguém se chegou à frente, ponho-me à disposição para concorrer a presidente.

Abraços,
Gonçalo

No dia 21 de março de 2018 às 00:19, Paulo Santos Perneta <paulosperneta@gmail.com> escreveu:

Olá Eduardo, 

Obrigado pela força, e melhoras. 

Abraço, 

Paulo 

Em 20/03/2018 20:43, "Eduardo Pinheiro" <edcorpin@gmail.com> escreveu:
Força a todos.
Infelizmente estou sem tempo nem saúde para apoiar.

Abraço
Eduardo


A terça, 20/03/2018, 08:13, Paulo Santos Perneta <paulosperneta@gmail.com> escreveu:
Bom dia Waldir (e resto da lista),

Aproveito para actualizar aqui o que já tinha colocado na lista interna sobre a minha disponibilidade para qualquer cargo excepto o de presidente, e do João Carvalho para qualquer cargo excepto os de presidente de um dos três órgãos e tesoureiro.

Assim, até agora temos na lista em composição: Gonçalo, Waldir, João Carvalho e eu.

André e Manuel?

Abraço,

Paulo


No dia 19 de março de 2018 às 22:39, Waldir Pimenta <waldir.pimenta@gmail.com> escreveu:
Obrigado por expandir a discussão a uma audiência mais alargada, Gonçalo. Realmente esta situação das mailing lists tem que ser melhorada, assim que estabilizarmos esta questão organizacional. Eu gostava que voltássemos a um regime de comunicações em lista aberta, tanto quanto possível.

Sobre o caminho para a frente para a associação, estou na mesma posição que tu: disponível, dentro das limitações que já referi, para viabilizar qualquer grupo (e saliento o aspeto de convergência e colaboração da palavra) que tenha interesse em prosseguir com as atividades da WMPT. Espero que nos próximos dias emerjam sugestões mais explícitas sobre as quais possamos começar a consolidar o grupo de trabalho que assumirá os órgãos. Assim que concordarmos que se reunem condições (e se for do interesse de todos), convocarei a AG.

Abraços,
Waldir



2018-03-16 13:09 GMT+00:00 GoEthe.wiki <goethe.wiki@gmail.com>:
Uma correccao, para o plano anual, "basta" ate Junho escrever uma "carta de intencao" de que iremos escrever uma proposta mais completa (https://meta.wikimedia.org/wiki/Grants:APG/Proposal_process#Applicant_submits_letter_of_intent). A proposta completa tera que se entregue ate Outubro, pelo que se houver um mandato claro da direccao nesse sentido, acho que pode ser um caminho a seguir.
Goncalo
P.S. Peco desculpa pela falta de acentuacao.



No dia 16 de março de 2018 às 14:00, GoEthe.wiki <goethe.wiki@gmail.com> escreveu:
Ola,

Pela minha parte, estou disposto a viabilizar qualquer solucao que permita as actividades ja planeadas continuadas. Sem actividade, nao ha WMPT.

Como o Waldir, a minha vida pessoal e profissional nao me permite neste momento ocupar cargos com maior responsabilidade, alem de nao residir em Portugal o que poderia criar outros problemas burocraticos ou operacionais.

Sei que o regulamento interno fala de nao ter cargos fixos, mas acho tambem importante que quem possa assumir um papel mais dinamizador, o faca. Ha varias coisas que podem ser feitas, caso alguem possa tomar a lideranca, com a ajuda dos demais.
Ha que inquirir se podemos concorrer a uma Bolsa Anual Simples (https://meta.wikimedia.org/wiki/Grants:Simple/Apply) dada a nossa historia, ou se temos que concorrer a uma bolsa normal. Essas bolsas tem um prazo agora em 1 Abril, pelo que duvido que se consiga concorrer este ano. E preciso um plano, e actividades planeadas para o ano inteiro. E isso traria a possibilidade de algum crescimento sustentado, talvez com a possibilidade de contratar alguem a tempo inteiro para gestao de projectos.

Acho que esta discussao deve passar para a lista geral para mobilizar todos os associados, pelo que tomei a liberdade de inclui-la nos destinatarios. (em aparte, convinha incluir os emails presentes na lista do google docs na lista de destinatarios da lista geral.)

Cumprimentos,
Goncalo


No dia 14 de março de 2018 às 23:01, Waldir Pimenta <waldir.pimenta@gmail.com> escreveu:
Olá a todos.

Não pude participar nesta troca de mensagens mais cedo, já que a minha disponibilidade encontra-se ainda mais reduzida que o que tem sido nos últimos tempos, precisamente pelas razões que me levaram a desligar-me dos cargos oficiais da WMPT. No entanto, pelo meu interesse na continuidade da associação, e porque foi mencionada a possibilidade de uma intervenção minha como presidente cessante da mesa da AG, parece-me pertinente que me pronuncie.

Passada a minha surpresa inicial relativa ao tom mais exaltado das mensagens iniciais, espero que possamos aproveitar estes dias em que a poeira assentou um pouco, e colocar de parte o debate em tons mais individualizados, sobre quem tem responsabilidade ou culpa por acontecimentos positivos ou negativos recentes. Em vez disso, o que me parece crucial é identificarmos que passos concretos poderão reunir consenso para a WMPT avançar e focar-se na execução das atividades que cumprem a sua missão (e, não menos importante, nos realizam individualmente como membros do movimento).

Assim sendo, o que vos peço é que proponham as vossas sugestões de como prosseguir daqui para a frente, para que as possamos discutir em conjunto de forma clara e transparente. Nomeadamente: concordam todos que a lista atual não reúne condições para cumprir o mandato, sendo necessária nova AG eleitoral? Ou há alguma proposta de ajustes que se possam fazer à lista atual que a vosso ver possam resolver as questões que têm causado problemas? E caso se decida fazer nova AG, quem se dispõe participar nos novos órgãos, e em que moldes (com que equipa)?

Assim que começarmos a ter propostas concretas na mesa, podemos então debruçar-nos sobre elas, sugerir ajustes se necessário, e construir, da forma aberta e colaborativa que é típica deste movimento, um plano de ação que reúna consenso e seja claro para todos os envolvidos. O que me dizem?

Abraços,
Waldir

2018-03-05 19:54 GMT+00:00 Paulo Santos Perneta <paulosperneta@gmail.com>:
Como é do conhecimento de toda a gente, há muito tempo que eu não tenho boas relações com o João Magalhães, vulgo "Antero", de modo que desde o início, ainda antes sequer de formalizar a minha integração no capítulo, me quis assegurar que não teria que trabalhar juntamente com ele. Ao mesmo tempo, fiz questão de deixar absolutamente claro que não tinha qualquer oposição ao trabalho realizado pelo João Magalhães no capítulo, nem em relação a parcerias com essa gente que liga do Brasil para o João Vasconcelos a perguntar baboseiras, que naturalmente não faço a menor ideia quem são.

Quanto ao "grupo de pessoas altamente capacitadas e motivadas, com bom trabalho, sobretudo ligadas à Universidade Aberta", até agora vi a Teresa e a Filomena, com quem tenho tido o prazer de colaborar, e é só.

O que é realmente interessante é que depois de anos de choradinhos e lamúrias do João por esse mundo fora, pelos congressos e convenções onde se pavoneia como "presidente da Wikimedia Portugal" - ao mesmo tempo que aqui em Portugal falsamente se apresenta como "representante da Fundação Wikimedia", e até "consultor da Fundação Wikimedia", como se apresenta no Facebook - eventos de onde geralmente não traz qualquer relatório nem informa o que foi discutido, e que não poucas vezes sequer informa que lá vai - Pois quando finalmente se começa a fazer alguma coisa em Portugal, é que o João primeiro banca o avestruz durante meses a fio, finalmente quebrando o silêncio numa mensagem absolutamente vergonhosa, repleta de difamações e ameaças judiciais (acerca das quais já estamos tomando as devidas providências). Quando o discurso da lamúria, da miséria, deixa de fazer sentido, o João Vasconcelos implode. Pois bem, já foi tarde que implodiu. Da minha parte, não deixa qualquer saudade.

Saudações,

Paulo

No dia 5 de março de 2018 às 19:33, Joao Miguel Vasconcelos <mvasconcellosx@gmail.com> escreveu:

Caro Gonçalo. Obrigado. Agradeço a tua mensagem ponderada. Tivemos oportunidade de nos conhecermos pessoalmente e de conversar várias vezes. Como sabes, sempre assumi o papel de manter “o ser ligado à máquina”, até surgir uma situação de “capacidade associativa” de retoma ou viabilização de atividade regular. Foi o que me pediram. Uma associação, por definição, não é o trabalho e o esforço de uma só pessoa, ou de duas ou três. Por mais que seja ou por melhor que seja. Tive oportunidade de agradecer ao Paulo Perneta todo o seu empenho e trabalho. No entanto, transmitindo a minha preocupação para que sendo um esforço sobretudo individual, circunstancial, poderia ser contraproducente. Sem o apoio coletivo. Oxalá não seja.

Sem rodeios, o que é mais estranho é o facto de quando passa a haver um grupo de pessoas altamente capacitadas e motivadas, com bom trabalho, sobretudo ligadas à Universidade Aberta, aparecem os “desaparecidos em combate” – perdoem a expressão. Até parece que surgiu uma ameaça de perderem a sua “propriedade privada” e viessem em sua “reconquista”. Sejamos sensatos: uma associação não existe com duas ou três pessoas. Existe com um grupo de dez ou quinze ou mais. Preferencialmente com funções complementares. Participei, com algumas pessoas do capítulo espanhol no WLE em 2015. Julgo ter sido exemplo de um bom trabalho coletivo. Incluindo pequenas participações de outros portugueses. O Paulo Perneta não nos fez falta nessa altura. Talvez agora não fizéssemos tão depressa e tanto, mas seguramente faríamos melhor. Como uma Associação. Naturalmente que toda a verdadeira colaboração é desejável e positiva. Mas não, se produzir um efeito perverso. O André pediu-me que falasse com o Paulo. Acedi a falar com o Paulo. A primeira coisa que o Paulo me perguntou foi se o “Antero” estava. Que se o “Antero” estivesse o Paulo não estaria... ou talvez estivesse. Justificou a sua incompatibilidade. Eu disse que estariam todos os que estivessem por bem. Como sabes, sou de dar “o benefício da dúvida. Mas é apenas isso. Quando me ligam do Brasil a perguntar se o Paulo faz parte da Direção da Associação ou se é o “dono da Associação” e se eu apoio o Paulo nas suas declarações porque são geradoras de problemas e de incompatibilidades, naturalmente relativizo e considero que será um "inimigo" do Paulo ou do “Darwin”, alguém de quem o Paulo é "inimigo". Mas retiro as minhas conclusões e tomo decisões. Porque a vida é isso: tomar decisões. Fico contente por ver que afinal há pessoas tão empenhadas e que se protegem tanto na Wikimedia Portugal. Tão amigos. Acho isso bonito. Sinceramente invade-me o sentimento de missão cumprida.

Um abraço,

João


No dia 5 de março de 2018 às 09:23, GoEthe.wiki <goethe.wiki@gmail.com> escreveu:

Caro João, Paulo e demais,

Há que haver alguma separação dos assuntos, uns de ordem burocrática, outros sobre as actividades que estão em desenvolvimento. Vou para já esquecer as questões jurídicas, e espero que também as esqueçam para já, pelo menos.

A minha impressão até Janeiro passado, e acho que da maior parte dos associados, é que não estava a haver nenhuma actividade, ou pelo menos, não se sabia de actividades. Havia notícia de potenciais parcerias e reuniões, mas os seus resultados não eram divulgados, pelo que sempre assumi que não se concretizavam ou que ainda estavam em negociações. Foi por isso com alguma alegria que vi várias actividades a ser propostas e executadas, e resultados práticos como maratonas de edição e protocolos a ser assinados.

Acho que os méritos devem ser dados a quem os merecem, e acho que não há dúvida que a entrada do Paulo na Associação veio trazer alguma energia à WMPT, e isso parece-me ser precisamente o que estava a faltar. A WMPT só tem é que apoiar e incentivar.
Não entendo por isso porque o João há-de achar tão estranho que haja estas actividades e vontade de fazer coisas.
Foi aliás por minha sugestão que o Paulo pediu o Rapid Grant para o reembolsar das despesas que ele tinha feito e ainda ia fazer na organização destes eventos pela WMPT. Dado que a WMPT tem fundos limitados e pelos problemas burocráticos que já se começavam a notar (novamente), pareceu-me o mais sensato de ser feito.

Pela minha parte, estou grato que o João tenha assumido os mandatos que assumiu, e trouxe realmente várias pessoas novas para a associação. Falta no entanto, uma acta da Assembleia Geral de 2017 que não foi publicada, nem divulgada pelos associados. Sabemos agora que houve uma decisão de não integrar o André na nova lista que foi eleita, e que houve uma outra decisão de integrar maioritariamente mulheres. Não sabemos quais são os planos da direcção para o mandato para que foi eleito. Não sabemos também o balanço do mandato anterior.
Em relação à conta, não entendo se o problema é da sede não ter sido mudada, se é problema da direcção não ter tomado posse, se é de os titulares da conta não terem sido actualizados. A conta agora está bloqueada não se percebe muito bem com que finalidade, nem o que é necessário para a desbloquear.

João, os princípios da Wikipédia são de transparência e de organização horizontal, isso está também explícito no regulamento interno. Tem havido alguma falta de comunicação por parte da direcção que espero seja colmatada durante os próximos tempos. E espero também que esclareças se a direcção está em funções ou não. De qualquer forma, concordo que parece haver necessidade de uma Assembleia Geral Extraordinária.

Com os melhores cumprimentos,
Gonçalo


_______________________________________________
Wikimedia-PT-internal mailing list
Wikimedia-PT-internal@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimedia-pt-internal




--
Joao Vasconcelos


_______________________________________________
Wikimedia-PT-internal mailing list
Wikimedia-PT-internal@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimedia-pt-internal



_______________________________________________
Wikimedia-PT-internal mailing list
Wikimedia-PT-internal@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimedia-pt-internal



_______________________________________________
Wikimedia-PT-internal mailing list
Wikimedia-PT-internal@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimedia-pt-internal



_______________________________________________
Wikimedia-PT-internal mailing list
Wikimedia-PT-internal@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimedia-pt-internal




_______________________________________________
Wikimedia-PT-internal mailing list
Wikimedia-PT-internal@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimedia-pt-internal



_______________________________________________
Wikimedia-PT-internal mailing list
Wikimedia-PT-internal@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimedia-pt-internal


_______________________________________________
Wikimedia-PT-internal mailing list
Wikimedia-PT-internal@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimedia-pt-internal

_______________________________________________
Wikimedia-PT-internal mailing list
Wikimedia-PT-internal@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimedia-pt-internal



_______________________________________________
Wikimedia-PT-internal mailing list
Wikimedia-PT-internal@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimedia-pt-internal




_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt