Manuel, eu admiro a tua paciência... Fui visitar a República e a respectiva discussão e fiquei nauseado! Como é possível que alguém que seja alfabetizado, no século XXI, venha dizer que a monarquia é uma forma de república?! Só porque a origem da palavra diz que o monarca é o gestor da "coisa pública"... Quantos foram os reis que realmente geriram a "coisa pública"? Quantos são os que actualmente o fazem? Nenhum.

 

Eu admiro a tua paciência em escrever um parágrafo dizendo que "certas pessoas" acham que... Felizmente que deixaste lá uma nota exigindo que se encontrem referências que digam que esse "achismo" é mais do que as ideias dum tal defensor da "cultura monárquica"! Não consegui escrever nada lá nessa discussão, se não ía estragar os teus "bons ofícios"... Espero que o Lourenço se "esprema" a encontrar referências FIÁVEIS para aquela "teoria"!

 

Agora, eu tenho dúvidas se aquela definição (a menos contestada) está correta ou completa: "...eleitos pelo Povo..." Será?... Olha o Estado Novo em Portugal: o Presidente da República era eleito pelo Povo? Mas nem por isso se podia considerar Portugal como uma monarquia... E em África, a quantidade de repúblicas - porque não são monarquias! - em que o Presidente não foi eleito pelo Povo...

 

Eu creio que tem que se introduzir na introdução a visão platónica do termo - afinal, parece que o termo, antes de virar latim, foi inventado pelo Platão. Ou estarei errado? Bom, essa foi outra razão para eu não participar na discussão - não sei o suficiente sobre o assunto! Gostei de teres colocado lá a referência ao Machiavel, mas não foi ele que escreveu "O Príncipe"?... A verdade é que em muitos regimes que se podem considerar monárquicos, como o Sacro Império ou o Império do Muanamotapa, os "reis" não eram filhos do anterior mas, de facto, escolhidos por um grupo de "conselheiros". Por isso, a "escolha pelo Povo" não me parece uma boa definição para a República. Mas não tenho uma melhor. Sorry...

 

Só quero animar-te a não desistir deste trabalho (como eu desisti do Criacionismo, depois de conseguir acabar com a guerra de edições - eu não encontro uma definição completa e isenta...), mas a tomar em consideração outros aspectos. Espero que outras pessoas contribuam para esta discussão. Abraços.

 
Rui Silva

No dia 13 de Outubro de 2010 18:38, Manuel de Sousa <manuel.sousa@exponor.pt> escreveu:
Caras e caros,

O destaque do artigo "Implantação da República Portuguesa" na Wikipédia atraiu a atenção de alguns usuários pouco frequentes, como foi o caso do Lourenço Almada, que, apesar de ver as suas edições sucessivamente revertidas, insistiu em fazer e voltar a fazer alterações ao texto deste artigo e do artigo "República".

Isso levou-me a colocar um aviso na sua página de discussão, mas, após a troca de algumas mensagens, e numa atitude integradora e de busca incessante do consenso, acabei por sugerir-lhe que, em conjunto, trabalhássemos na remodelação do artigo "República" que, segundo ele, era excessivamente parcial. Logo nas primeiras trocas de impressões, o Lourenço admitiu ser adepto da monarquia (o que, diga-se, não é defeito) e entender a Wikipédia como um meio para "repor a verdade", nas palavras dele (isto é que já pode ser...).

Ora apesar de se ter iniciado uma discussão sobre o assunto na página de discussão, o Lourenço decidiu substituir o parágrafo introdutório do artigo "República". A nova redacção, na minha opinião, não reflecte de forma alguma o conceito actual da palavra República, antes remete para uma definição histórica, que, apesar de poder ser querida aos monárquicos, caiu completamente em desuso nos últimos 200 anos.

Eu, pela minha parte, refreei o instinto de reverter esta edição, apesar de constituir POV, e comecei uma longa tentativa de desmontagem da sua argumentação, citando inclusive os exemplos de outras Wikipédias, e propondo um texto alternativo. O Lourenço Almada tem-se comportado como dono da verdade e recusa "em absoluto" o que proponho. Estamos num impasse!

Como, de certa forma, isto está relacionado com a reformulação do artigo "Implantação da República Portuguesa" (mesmo que indirectamente) trago a questão a esta lista, na expectativa de alguém querer intervir na página de discussão, para "desencalhar" o assunto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Rep%C3%BAblica


Obrigado e um abraço,
 Manuel de Sousa
AEP Options – Soluções para Empreendedores
 info@aepoptions.com | Tel:  22 998 12 12

Programa AEP Options no Facebook
Programa AEP Options no Twitter
Programa AEP Options no LinkedIn

_______________________________________________
Wikimedia Portugal
http://www.wikimedia.pt
______________________________________________
WikimediaPT mailing list
WikimediaPT@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediapt