Wikipédia lusófona chegou aos quinhentos mil artigos

BR - 12 de agosto de 2009:
PT - 13 de Agosto de 2009:

A Wikipédia lusófona atingiu hoje a marca dos quinhentos mil verbetes escritos. A Wikipédia em português ou Wikipédia lusófona é a versão em língua portuguesa da Wikipédia, a enciclopédia livre. Totalmente escrita por voluntários, é mantida por uma fundação sem fins lucrativos chamada Wikimedia Foundation.

A Wikipédia em língua portuguesa foi a quinta edição da Wikipédia a ser criada e é actualmente a nona maior das 267 versões em outras línguas. Iniciou suas atividades em maio de 2001, tendo alcançado a marca de cem mil verbetes em 26 de janeiro de 2006. Seu tricentésimo verbete, Utopia (Flórida), foi escrito especialmente para a ocasião e foi criado no dia 10 de outubro de 2007.

A Wikipédia é construída pelo trabalho colaborativo, se rege pelo ponto de vista neutro como princípio editorial e o processo wiki como sistema de administração de conteúdo. Qualquer pessoa tem o direito de editar ou criar um verbete da Wikipédia sem precisar pedir permissão prévia e sem a necessidade de se identificar. Editores recém chegados são sempre bem-vindos. Erros propositados são normalmente corrigidos em questão de segundos.

A versão da Wikipédia em português é visualizada em média mais de 280 mil vezes por hora. Segundo o site Alexa Internet, o domínio wikipedia.org é o sétimo mais visitado no mundo, o décimo-sexto mais visitado no Brasil e o décimo-quarto em Portugal.

Desde a sua criação, a Wikipédia lusófona tem recebido atenção não só da imprensa mas também da análise acadêmica. Alguns dos aspectos que chamaram a atenção dos pesquisadores foram o convívio multicultural e as estratégias encontradas pelos colaboradores para resolver conflitos linguísticos dentro do projeto. De fato, a Wikipédia respeita todas as versões da língua portuguesa e incentiva a participação de todos os falantes de língua portuguesa.

Em 2008, a Wikipédia lusófona definiu um calendário para a adoção faseada do Acordo Ortográfico de 1990. Assim, tornaram-se aceitas as normas do novo acordo ortográfico a partir de outubro de 2008 e estas tornaram-se preferenciais em todas as páginas de documentação do projeto e nos títulos dos verbetes desde janeiro de 2009, mantendo-se, no entanto, a liberdade de cada um utilizar qualquer uma das três normas ortográficas possíveis. Os próximos passos na adoção da nova ortografia serão debatidos em agosto e setembro deste ano.

Todo o texto da Wikipédia está publicado sob as licenças livres Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 e GNU Free Documentation Licence (GFDL), o que permite aos colaboradores acrescentarem e modificarem o trabalho um do outro baseado no princípio conhecido como "copyleft". Isto significa que estas licenças dão a terceiros os direitos de modificar e re-utilizar os verbetes da Wikipédia enquanto eles os dão a outros.

Qualquer pessoa pode se registrar na Wikipédia e assim escolher um nome de usuário para se identificar e ser reconhecido pelos outros wikipedistas, como se autodenominam os editores frequentes da enciclopédia. Estes wikipedistas formam uma comunidade de voluntários, que trocam mensagens entre si e se ajudam mutuamente na elaboração, revisão e avaliação dos verbetes. Um editor novato pode optar por passar pelo programa de tutoria, durante o qual, um usuário experiente assume a função de ajudá-lo a se familiarizar com a Wikipédia e com suas políticas, ao mesmo tempo em que ele se integra à comunidade e aprende a melhor maneira de criar e editar verbetes.

A Wikimedia Foundation também mantém outros projetos além das Wikipédias como o Wikcionário (um dicionário e glossário de sinónimos pt.wiktionary.org), o Wikiquote (uma coletânea de citações famosas em wikiquote.org), o Wikilivros (um conjunto de manuais e livros didáticos produzidos colaborativamente em pt.wikibooks.org), o Wikisource (uma biblioteca em domínio público em pt.wikisource.org) e o Wikinotícias (notícias em tempo real pt.wikinews.org). Todos esses projetos são publicados sob as mesmas licenças. A Wikimedia Foundation se mantém com recursos provenientes de doações.


Proveniente de http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Comunicado_de_imprensa_%E2%80%93_seiscentos_mil_artigos