Olá a todos!

Já faz algum tempo que não são colocadas mensagens aqui na lista, mas não temos estado parados! A equipa de organização da Academia Wikipédia tem estado constantemente a trocar emails entre si, e já foi adiantada muita coisa. No entanto, entendo que essa forma de comunicação é deficiente por várias razões:

1º: São frequentes as conversas paralelas. Por exemplo, quando alguém não faz reply-to-all, ou envia um email apenas a mim ou ao Manuel de Sousa, que está a gerir o projecto, isso faz com que nem todos estejamos a par do que vai sendo feito, gerando uma percepção diminuída do trabalho que vai sendo desenvolvido (o que pode ser desmotivante), e gerando muitas vezes esforço duplicado e/ou algum "overhead" de coordenação;

2º: É ineficiente gerir um projecto por email, com diversas mensagens (funções a serem atribuídas, relatórios de tarefas executadas / por executar, perguntas, etc) a serem enviadas de um lado para o outro, por vezes mudando o título do email, o que quebra as threads, etc.

3º: não ficamos com um registo centralizado do que se vai discutindo, como acontece com o arquivo da mailing list;

Por último, e mais importante de tudo: ao trocar mensagens entre os membros dos órgãos de forma privada, estamos efectivamente a deixar o resto da comunidade de fora, o que é péssimo devido ao empenho que todos tiveram e têm na criação e desenvolvimento da associação, e especialmente tendo em conta a nossa pequena dimensão e formação recente;


Por estas razões, dediquei grande parte do dia de ontem a criar um projecto no Pivotal Tracker, que permitirá não só ter uma lista centralizada de tarefas a fazer, como permitirá a todos os membros da mailing list ver a actividade na preparação da Academia, e colaborar na mesma.

O projecto está em http://www.pivotaltracker.com/projects/65191

Podem vê-lo como uma espécie de lista de tarefas, que são atribuídas a pessoas da equipa de organização (são as iniciais entre parêntesis no final de cada tarefa; passem o rato por cima das iniciais para ver o nome completo das pessoas), e deverão estar distribuídas por ordem de prioridade (neste momento estão um bocado desorganizadas, estive apenas a inseri-las). Passem o rato em cima da estrela para ver as informações expandidas dessa tarefa, comentários, etc.

Infelizmente utilizadores não-registados não podem fazer alterações (nem sequer enviar comentários!!), mas se estiverem interessados podem clicar no botão "join project" (em cima, a laranja). Alternativamente, podem escrever aqui para a mailing list, de preferência indicando o link para a tarefa em questão. Para obter o link, usem a setinha à esquerda para expandir a tarefa; o link estará em baixo, na caixa que diz "Story ID".

Não quero tornar este email demasiado grande, mas só vou deixar mais uma indicação: usem o menu View > Overview para irem à página de descrição do projecto, que também contém alguns links úteis; e para ver as tarefas atribuídas a uma pessoa em específico, escrevam no campo de pesquisa, por exemplo: "owner:waldir" ou "owner:WP". Por último, as cores de fundo de cada tarefa significam:
- verde = concluído;
- creme / salmão / rosa-claro-alaranjado (ou lá como se chama essa cor!) = iniciado;
- branco=por iniciar.

Se tiverem mais perguntas, digam que tentarei responder o melhor que puder :)

Abraços, e happy tracking!
Waldir