Ele processou um wikipedita que nem foi o que editou o verbete. Na época eu tive que ficar quieto pois era funcionário da WMF. Mas agora posso falar. :)

Em 17 de setembro de 2014 23:31, Ewout ter Haar <ewoutterhaar@gmail.com> escreveu:
Sim, a explicação do CB era ótimo. Realmente não tinha me atentado às implicações do fato que os servidores estão nos EUA.

Alias, como ficou aquele caso do edito e o ministro do STF? Ele chegou a ser processado?

Ewout

2014-09-17 22:59 GMT-03:00 Lucas Teles <teleswiki@gmail.com>:

Na verdade, os verificadores não têm obrigação de atender a um pedido legal. Se a WMF realmente tiver que fornecer alguma informação, ela mesma pode coletar sem qualquer contato com verificadores locais. Inclusive, havendo necessidade de manter sigilo, é mais provável que isso aconteça.

Abraços.

Em 15 de setembro de 2014 11:29, Ewout ter Haar <ewoutterhaar@gmail.com> escreveu:
Dado que anonimidade é vedado no Brasil, a justiça iria emitir "uma notificação ou outro pedido compulsório por parte das autoridades legais" [1] a pedido de políticos,os 3 aqui não teriam escolha a não ser atender e o drama seria muito pior.

Melhor ensinar eles comprar um VM no exterior (ou usar proxies ou Tor, mas parece que é complicado).

Ewout

[1] http://meta.wikimedia.org/w/index.php?title=CheckUser_policy/pt&uselang=pt#Pol.C3.ADtica_de_privacidade_da_Wikimedia

2014-09-15 10:26 GMT-03:00 Jonas Xavier <jonas.agx@gmail.com>:

Deveriam dizer pra esse pessoal que é possível ser "anônimo" criando uma conta ~ vivam com essa ironia.

Jonas

On Sep 14, 2014 9:20 PM, "Oona Castro" <oonacastro@gmail.com> wrote:

2014-09-13 20:27 GMT-03:00 Oona Castro <oonacastro@gmail.com>:
Mais uma: http://oglobo.globo.com/brasil/perfil-de-paulo-roberto-costa-na-wikipedia-alterado-atraves-de-rede-da-petrobras-13930664

Perfil de Paulo Roberto Costa na Wikipédia é alterado através de rede da Petrobras

Publicação foi retirada do ar seis minutos depois, e liga crescimento profissional de ex-diretor ao governo FH

por Raphael Kapa
13/09/2014 19:38 / Atualizado 13/09/2014 19:49
Alteração feita na Wikipédia chama Paulo Roberto Costa de ‘cria’ de FH - / Reprodução/Wikipédia

RIO – O perfil de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras e um dos denunciados na operação “Lava-Jato” da Polícia Federal, foi alterado na tarde deste sábado através da rede da própria estatal. As modificações afirmam que o Paulo Roberto é uma “cria” do governo tucano de Fernando Henrique e que foi demitido porque estava “muito soltinho”. As alterações destacam que a demissão ocorreu após a posse da atual presidente da estatal Graça Foster, e com aprovação da presidente da República e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). A publicação ocorreu às 16h16min e foi retirada do ar seis minutos depois.

O rastreamento que identificou a origem da alteração foi feito pelo serviço de monitoramento @BRwikiedit. A página, originalmente, monitorava somente a rede do Congresso mas, há cerca de um mês, passou a também fiscalizar as modificações que usuários da Procuradoria Geral da República, Dataprev, Petrobras, Banco Central, Banco do Brasil, Caixa e mais 40 entidades produzem na enciclopédia on-line.

O texto liga o crescimento profissional do ex-diretor ao governo Fernando Henrique. Uma parte dedicada especialmente a isto, intitulada “Ex-diretor começou no governo de FH”, diz que não é verdade que Paulo Roberto Costa começou sua carreira em 2004, durante o governo Lula, e que suas primeiras indicações políticas ocorreram em 1995, durante o mandato de FH.

“Tem sido divulgado à opinião pública que Paulo Roberto Costa, agora no epicentro de um escândalo de corrupção, teria começado sua carreira na Petrobras em 2004 – portanto, no governo Lula –, quando foi nomeado diretor de Abastecimento. Isso não é verdade. Ele entrou na Petrobras muito antes, em 1979, quando participou da instalação das primeiras plataformas de petróleo na Bacia de Campos (RJ). Suas primeiras indicações políticas dentro da estatal ocorreram quando o PSDB ganhou a presidência da República.”, afirma o perfil modificado.

As informações sobre as posições que Costa assumiu na estatal desde que entrou em 1979 até seu desligamento correspondem ao que o próprio declarou em junho deste ano durante sessão na CPI da Petrobras no Senado, antes de ser preso.

“Em 1995, logo no primeiro ano da presidência de FHC, ele foi indicado como gerente geral do poderoso Departamento de Exploração e Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas.Nos anos seguintes, sempre sob gestão dos tucanos, Paulo Roberto Costa foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobras. Em 1996 foi gerente geral de Logística. De 1997 a 1999 respondeu pela Gerência de Gás. De maio de 1997 a dezembro de 2000 foi diretor da Petrobras Gás – Gaspetro. De 2001 a 2003 foi gerente geral de Logística de Gás Natural da Petrobras. E de abril de 2003 a maio de 2004 (agora, sim, no início do governo Lula), foi diretor-superintendente do Gasoduto Brasil-Bolívia”.

Parte das modificações foram retiradas de um outro texto publicado pelo blogueiro Miguel do Rosário no site “Tijolaço”. Miguel foi um dos nove entrevistadores escolhidos para conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril deste ano. A escolha dos blogueiros foi feita pelo instituto do petista. No texto inserido no perfil do Wikipedia, a escolha de Paulo Roberto da Costa é justificada como “caminho natural”.

“É dito que o ‘sua indicação para diretor de Abastecimento, em 2004, por indicação do PP, na gestão Lula, era o caminho natural de alguém cujas funções internas lhe permitiram deter informações estratégicas da Petrobras’.”

Além do texto de Miguel do Rosário, as modificações também utilizaram reportagem do jornal O GLOBO do dia 26 de abril de 2012 (erroneamente colocada como do dia 24 de abril do mesmo ano) como prova de que Paulo Roberto Costa foi demitido por Graça Foster e que o Partido Progressista (PP) ficou insatisfeito com a decisão. A menção de que Costa foi demitido porque estava “muito soltinho” é feita nesta reportagem. O verbete também afirma que:

“A chamada ‘grande imprensa’, nas reportagens sobre a Operação Lava-Jato, omite dados importantes sobre um dos personagens principais. Há informações relevantes que a mídia tem sonegado à população brasileira”.

Procurada, a assessoria de imprensa da Petrobras não possuía uma posição sobre o caso.


2014-09-12 23:57 GMT-03:00 Fábio Barros <fabiobarros10@gmail.com>:

Também posso ajudar.

Um abraço,
Fábio

Em 12 de setembro de 2014 23:51, Oona Castro <oonacastro@gmail.com> escreveu:

Vocês viram o q publiquei na Esplanada no link compartilhado no email anterior?

Em 12/09/2014 22:19, "Raylton P. Sousa" <raylton.sousa@gmail.com> escreveu:

Tbm topo ajudar. Sou ruim de começar texto, mas se alguém começar a tocar eu adoraria dar uma bagunçada.

Com carinho!

......................................................
Q: why is this email 5 sentences or less?
A: http://five.sentenc.es

Em 12/09/2014 21:28, "Vinicius Siqueira" <vini_175@hotmail.com> escreveu:
Tom,

Eu acho uma oportunidade interessante. Podemos conversar.

Vini


Date: Thu, 11 Sep 2014 18:37:09 -0300
From: everton.alvarenga@okfn.org
To: wikimediabr-l@lists.wikimedia.org
CC: jamila@okfn.org.br
Subject: Re: [Wikimedia Brasil] Mais notícia sobre Wikipédia e jornalistas da Globo

Estamos perdendo a oportunidade de escrever algum texto didático sobre a Wikipédia por causa desse caso.

Se alguém estiver a fim de ajudar, podemos falar com a Jamila (imprensa@okfn.org.br) dar um apoio e pensar num post juntos (seria para daqui duas semanas, daí dá tempo de elaborar bem).

Em 11 de setembro de 2014 18:29, Oona Castro <oonacastro@gmail.com> escreveu:
http://oglobo.globo.com/brasil/planalto-identifica-responsavel-por-alterar-perfis-de-miriam-leitao-sardenberg-na-wikipedia-13907167

Miriam Leitão e Sardenberg na Wikipédia

Luiz Alberto Marques Vieira Filho, lotado na época das alterações na Secretaria de Relações Institucionais, exerce hoje a função no Planejamento.

por Luiza Damé
11/09/2014 16:56 / Atualizado 11/09/2014 18:10

BRASÍLIA — Após um mês de apuração, a comissão de sindicância criada para apurar o uso de computadores do Palácio do Planalto para alterar os perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg na Wikipédia, identificou o autor das mudanças. Segundo a Casa Civil, foi o servidor Luiz Alberto Marques Vieira Filho, ocupante de cargo efetivo da carreira de finanças e controle.
Em nota divulgada nesta quinta-feira, prazo final da apuração, a Casa Civil diz que “será aberto processo administrativo disciplinar (PAD), nos termos da Lei 8.112/1990, sobre o caso, assegurados amplo direito de defesa e do contraditório”. Segundo a Casa Civil, “ao longo do processo de investigação, o servidor assumiu a autoria das alterações”. Luiz Alberto, em maio de 2013, quando foram feitas as alterações, era assessor da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). O processo administrativo será aberto na SRI, onde o servidor estava lotado quando fez as alterações.
No momento, ele é chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, “cargo do qual já solicitou desligamento”. Segundo a Casa Civil, a exoneração do servidor sairá no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
Segundo dados do Portal da Transparência, vinculado à Controladoria Geral da União (CGU), Luiz Alberto é funcionário de carreira do Ministério da Fazenda, desde abril de 2007. Em maio desde ano, foi cedido ao Ministério do Planejamento. O salário mensal do servidor é de R$ 22.065,61.
No mês passado O GLOBO revelou que os perfis dos dois jornalistas foram modificados, com comentários ofensivos, em maio de 2013, a partir da rede de computadores do Planalto. Num primeiro momento, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) disse ser impossível chegar ao autor dos textos, porque os dados não eram arquivados e a rede era usada também por visitantes. O ministro da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho, disse que a denúncia seria investigada. Em seguida, a presidente Dilma Rousseff determinou a abertura da comissão de sindicância, no âmbito da Casa Civil, coordenada pelo secretário-executivo Valdir Simão.
LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA:
Publicidade
“A Comissão de Sindicância Investigativa, instaurada no âmbito da Casa Civil, identificou o servidor público ocupante de cargo efetivo da carreira de finanças e controle, Luiz Alberto Marques Vieira Filho, como autor das alterações nos verbetes “Miriam Leitão” e “Carlos Alberto Sardenberg” no Wikipédia utilizando recursos de informática do Palácio do Planalto. Será aberto processo administrativo disciplinar (PAD), nos termos da Lei 8.112/1990, sobre o caso, assegurados amplo direito de defesa e do contraditório.
Ao longo do processo de investigação, o servidor assumiu a autoria das alterações. Na época, exercia cargo de assessor da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).
Atualmente, ocupa a função de chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cargo do qual já solicitou desligamento. A exoneração do referido servidor será publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 12”.



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
Open Knowledge Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org

_______________________________________________ WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--

Lucas Teles
Steward at Wikimedia Foundation.

Administrator
at Portuguese Wikipedia.
https://meta.wikimedia.org/wiki/User:Teles
Contact me:
Skype < lucastelesr >
Mobile: < 55 71 9374 2725 >
I am a Wikimedia volunteer.
Wikimedia Foundation can not be held responsible for my actions.


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Everton Zanella Alvarenga (also Tom)
Open Knowledge Brasil - Rede pelo Conhecimento Livre
http://br.okfn.org