As razões para a distinção são óbvias, acho que ninguém contesta. Sempre que pude evitar edições com a conta da WMF, eu evitava. Aliás, demoraram para criar uma conta minha da WMF, mas comecei a trabalhar por dinheiro com minha conta de voluntário. O ponto que eu quis chamar atenção foi para o caso quando ocorre a patrulha burra, aquela que se apega em detalhes e transforma isso num wiki-drama.
Como exemplo, todos meses que trabalhei estourei as horas de trabalho por dinheiro. Por exemplo, no primeiro contrato houve um erro de estimativa, então as 20h semanais iam de 30 a 40h de trabalho (na realidade, não foi tão errado, pois a estimativa inicial eram 30h, mas mudou-se por causa do meu compromisso assumido com a Open Knowledge).
Essa preocupação demasiada com as edições "por dinheiro" só mostra um dos motivos porque o catalisador não deve ocorrer: muitos voluntários nunca vão se acostumar com a ideia de pessoas exercendo um trabalho profissional bem específico, com cobrança e tudo. Aliás, muitos acabam achando porque tem mais contribuições podem agir como se fossem chefes daqueles que trabalham só por dinheiro, mas não são tão nobre quando os com milhares de horas doadas para... é mesmo, qual a motivação de muitos voluntários? É bem conhecido aqueles contribuem muito, mas mantém muitos ambiente wiki hostil.
Engraçado que muitos dos que possuem uma patrulha a la inquisição certamente gostaria de trabalhar para a WMF, mas na hora de assumir compromisso, poucos querem. Basta ver o número de candidatos que surgiram quando vagas foram anunciadas comparada ao número dos que atacam pedras no primeiro erro.
Alguns que tentamos estimular a aplicar a algumas vagas certamente fugiram, na minha opinião, por insegurança e porque sabem que seriam mal vistos por outros da comunidade que são tão nobres ao ponto de nunca trabalhar nos projetos Wikimedia por dinheiro.
Perdão.