Ia deixar isso passar mas já que eu faço parte das "outras WM*" resolvir responder.

Esse posicionamento (tanto do "ChapCom" quanto das outras WM*) é muito contraditório com o espírito livre do mundo wiki.

Pelo contrario. Livre nunca significou anarquia, e o que é um chapter foi definido anos atras pela WMF e aceito por todos. Se a comunidade do Brasil não aceita o modelo, é direito dela, mas não pode reclamar quando os direitos de um chapter lhe são negados, afinal a regra estava lá o tempo todo. Podem querer mudar as regras, mas até lá elas existem para ser cumpridas.

Com relação às WM*`s o posicionamento parece ser de disputa de espaço, parece que - de acordo com a citações feitas - não querem o Brasil no "grupinho" com medo de que percam espaço. Coisa de criança até. Um espírito nem um pouco colaborativo.

Pelo contrário, quase todo o santo dia eu recebo um mail ou um comentário via IRC / Skype / Gtalk / MSN / telemóvel de algum membro de um chapter a perguntar quando vamos criar a WMBR. A Wikimedia Argentina tem verdadeira paixão pela ideia de uma WMBR mas eles são enfaticos a dizer que o que existe aqui não é um capítulo (no que, sejamos francos, eles estão certos). O facto de não quererem o Brasil no encontro de capítulos é perfeitamente entendivel pelo facto de que "Os Multirões pelo Conhecimento Livre não são um capítulo", então não podem espear ser tratados como um. A Wikimania (que essa sim reune os Wikimedistas de todo o mundo) recebe os brasileiros de braços abertos, mas a Chapters Conference é restrita a Chapters.

Com relação ao ChapCom sinto um grande medo de se viver uma realidade organizativa diferente do "padrão consumado do status-quo".

 Eles receberiam qualquer "realidade organizativa" que respeitasse as regras basicas para uma associação (que no Brasil exige criar-se uma pessoa juridica), o que os multirões se recusam a fazer. Não podes criticar eles por isso.

Quando falam "do projeto" falam de uma revolução no modo de organização social .... quando falar da entidade são super tradicionais e até conservadores....

Isso porque um projecto e uma entidade são duas coisas muito diferentes. E um chapter é uma entidade não um projecto. Não podes - de novo - esperar ser tratado como aquilo que não és.

Uma mudança na "organização social" (que é algo que o modelo wiki pressupõe) requer uma mudança geral de mentalidade. Não dá pra esperar mudar só em um ou outro "pontinho"....

Isso funciona para os dois lados. Se a WMF abriu o caminho o suficiente para nos aturar esses anos todos e ate contratou a Carol para tentar nos ajudar, essa teimosia de "eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim" não é uma boa atitude.
_____
Béria Lima (Beh)
(351) 925 171 484



No dia 20 de Fevereiro de 2011 19:25, Diego Rabatone <diraol@diraol.eng.br> escreveu:
Esse posicionamento (tanto do "ChapCom" quanto das outras WM*) é muito contraditório com o espírito livre do mundo wiki.

Tão contraditório quanto a "Revista EspíritoLivre" usar uma licença CC-BY-NC-ND .... chega a ser hipócrita em alguns pontos.

Com relação às WM*`s o posicionamento parece ser de disputa de espaço, parece que - de acordo com a citações feitas - não querem o Brasil no "grupinho" com medo de que percam espaço. Coisa de criança até. Um espírito nem um pouco colaborativo.

Com relação ao ChapCom sinto um grande medo de se viver uma realidade organizativa diferente do "padrão consumado do status-quo". Quando falam "do projeto" falam de uma revolução no modo de organização social .... quando falar da entidade são super tradicionais e até conservadores.... Uma mudança na "organização social" (que é algo que o modelo wiki pressupõe) requer uma mudança geral de mentalidade. Não dá pra esperar mudar só em um ou outro "pontinho"....

Enfim..

2011/2/20 Béria Lima <berialima@gmail.com>

Sobre a discussão:

Foi feita na lista chapters-I (que gostaria de avisar não tem o TSB como membro - nem ela nem a Internal-I - porque ele não faz parte de nenhum chapter) e não era sobre o Brasil especificamente, mas sim sobre convidar chapters-to-be para a conferência. Foi decidido que somente chapters com aprovação prevista até fins de Março (data da conferência) seriam convidados. Foram discutidos pessoalmente vários casos de chapters não incorporados e nem por 2 segundos alguém incluiu o Brasil na lista dos chapters a ser convidados.

Sobre a presença do Brasil na Conferência:

Quando perguntei sobre o assunto um membro da WMNL, um da WMFR, um da WMIN e outro da WMAR, todos dizeram claramente que não se devia convidar o brasil. Aqui vou citar o argentino, quando perguntado porque o Brasil não fora convidado: "no se los invitó porque no son un capítulo ni piensan serlo, ni el comité de capítulos sugirió invitarlos..." e quando citei sobre a África do Sul (citada nesta discussão) a resposta foi: "En sudáfrica están formando un capítulo. En brasil decidieron no formarlo, fueron revocados por el chaptercom y el board. Si quieren participar que formen un capítulo". O membro da WMNL, quando perguntado se devia-se ou não convidar a WMBR para a conferencia, respondeu: "absolutely ... there is no chapter yet as far as I know ... also because they do not want to incorporate". O Indiano respondeu: "They are not a chapter, so shouldn't be invited. Or if they had any intention of becoming a legally recognized body, then they should be invited."

Eu também conheco a opinião da WMFR (cujo representante não me deu permissão para o citar) e de um representante do ChapCom (que é publica e não precisa de ser repetida aqui) e são todas muito semelhantes a que eu citei aqui. Mais claro que isso só se eles colocarem uma tarja vermelha a dizer "Wikimedia Brazil is not welcome" na porta do local da conferência.

Quanto a tua presença nas listas de discussão fechadas:

Se removeram o TSB por não ser membro de um chapter estabelecido eu sinceramente duvido muito que te aceitem.




_____
Béria Lima (Beh)
(351) 925 171 484



No dia 20 de Fevereiro de 2011 17:42, Everton Zanella Alvarenga <everton137@gmail.com> escreveu:

Em 20 de fevereiro de 2011 07:24, Béria Lima <berialima@gmail.com> escreveu:

> Não foi tu que viu a briga que isso deu na lista dos chapters. Eu posso
> dizer com certeza que eles nao aceitariam a WMBR na conferencia (não como um
> chapter). A Wikimedia Espanha e a Wikimedia Africa do Sul foram convidadas
> porque seus estatutos estavam a ponto de ser aprovados no ChapCom em Janeiro
> (a WMES em facto já está até criada). A WMBR por outro lado...

Béria, acredito em você com relação a uma discussão sobre o assunto.
Ao mesmo tempo, acho ruim a situação de uma discussão ter sido feita
em ninguém envolvido da Wikimedia Brasil ter participado. Mas se entre
os envolvidos na briga que você nos contou agora ninguém se
prontificou a chamar algum brasileiro, paciência.

Ano passado em Gdansk eu falei pessoalmente com eles que iria sugerir
as discussões na lista de emails dos capítulos ser aberta. O Carry
Bass me disse que nela estava o Thomas Buckup e que não teria
problemas eu entrar. Mandei email para o Carry pedindo, um pouco
depois de voltar para o Brasil, mas não fui respondido. Acabei
esquecendo e está assim, há nessa lista fechada apenas você e o Thomas
entre os brasileiros, até onde sei.

> A questão aqui é que a Chapters Conference é feita, organizada, e etc pelos
> membros dos Chapters. Se a WMF gosta ou desgosta da WMBR não vem ao caso por
> que todos nós sabemos a opinião do ChapCom e da maioria dos chapters

Esse é um ponto que eu acho ruim e a lista fechada só ajuda para minha
opinião. Como posso saber se uma maioria dos capítulos, de fato, não
gosta do modo de trabalhar dos envolvidos com a Wikimedia Brasil? Que
os membros do ChapCom não gostam, isso ficou claro para mim em
diversas ocasiões. Mas há de fato um consenso entre TODOS capítulos
formados que não somos bem-vindos? Como posso verificar isso?

[]'s,

Tom

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l