Olha, na lista da Forensepédia, a Suzana Cohen sugeriu este link: http://novasm.blogspot.com/2009/01/wikipedia-britannica-ainda-nao.html
Suzana,
O Carlos diz, com propriedade, que a Wikipedia e Britannica não dizem respeito a um mesmo tipo de meio, nem mesmo com a medidas mais restritivas de uma e as mais abertas da outra. Acho que uma coisa que atrapalha um pouco a reflexão nesse assunto é tomar a Wikipedia como padrão de colaboração. Na lista da Wikimedia Brasil, chegaram a me perguntar porque eu não poderia colocar na Wikipedia o conteúdo que vai para a Forensepédia. Ambas são propostas colaborativas, mas têm caráter diverso, foco diverso. Não são opostas, mas são diferentes.
O Carlos diz: "Atacando o "modismo" da "sabedoria das multidões" e chamando para si a responsabilidade pelo material publicado, a Britannica deixa clara sua adequação à web 2.0: 'we believe that the creation and documentation of knowledge is a collaborative process but not a democratic one'" .
Grandes exemplos de uso da colaboração, que aparecem no livro Wikinomics (Tapscott e Williams) não são necessariamente sobre conteúdo livre. Mas acho exagero dizer que não é um processo democrático.