Lindo. Se pudesse, ia para VR agora.


Jo Lorib
pt-wikipédia




Em 19 de abril de 2012 10:05, Oona Castro <ocastro@wikimedia.org> escreveu:

Valeu gente!
A fabiana é militante do movimento de democratização da comunicação no Rio. O jornal é pequeno, a cidade é média, Mas cirxula poe lá e existe vida cultural em volta redonda ;-)
Confeaso que não dei conta de encaminhar e responder todos os emails nesses dias em que fui pra uberlandia e sp. E achei ótimo que ela se virou, achou o Matheus e tocou as coisas diretamente. Eu só tinha comentado do esquema de entrevistas coletivas às avessas (muitos entrevistados e não muitos jornalistas e na wiki).

Além de mandar o pedido de entrevista, ela mandou a seguinte mensagem abaixo. O que avham de sugerir que ela entre aqui pra dialogar diretamente com todos? Não quero empatar as coisas que podem ser mais ágeis e que não faz nenhum sentido intermediar.
A msg

"então, é o seguinte.

A equipe do Jornal Volta Cultural não faz apenas o jornal não, somos todos coordenadores, diretores e colaboradores do Clube Foto Filatélico, em Volta Redonda. (http://voltacultural.com.br/detalhe_noticia.php? requer=36 - pra você saber mais sobre o clube).

No clube funcionam um ponto de cultura, um cineclube e, mais recentemente, um Museu, o primeiro de Volta Redonda. O museu foi criado com o próprio acervo de fotografias, câmeras e materiais sobre a cidade de Volta Redonda e região que foram doados para o Clube em seus 58 anos de existência. Além disso, temos um laboratório digital com 8 computadores, acredito. Na equipe temos jornalistas, fotógrafos, historiadores... enfim, é um espaço muito bom, com uma equipe muito boa!

Quando estava pesquisando sobre o escritório no Brasil para montar as perguntas para a matéria tive uma epifania. Por que não usamos esse espaço do Clube/Museu para revisar, aperfeiçoar e criar novos verbetes sobre Volta Redonda na Wikipedia? O próprio Clube e o Jornal Volta Cultural não tem suas páginas na Wiki (eu já fiz o texto umas 4 vezes pelo menos, mas é muito cacique para aprovar, sabe, acabou ficando arquivado - até ciei um usuário na Wikipedia com o título Jornal Volta Cultural, mas não temos nada postado ainda, pois não posso fazer nada sem autorização. Pra mostrar pra equipe como isso é importante eu estou montando uma página para uma escritora regional, ela deve aprovar amanhã e eu já colocarei no ar - se eu conseguir).

Enfim, estou divagando... Temos duas universidades particulares em Volta Redonda que possuem os cursos de história e jornalismo. Na gama de colaboradores do Clube, temos o historiador Ronaldo Gori e a professora de história e museóloga Marinez Rodrigues. Pensei em fazer parceria com uma (ou as duas) universidades para que seus alunos participem da edição/construção dessas páginas sobre Volta Redonda, seus pontos históricos e suas pessoas importantes. Teríamos que avaliar todo o conteúdo já existente sobre a cidade na Wiki, verificar se está correto e depois tirar outros pontos importantes da história da cidade, como por exemplo o Teatro Gacemss não tem uma página, nem o Memoriam 9 de Novembro, que foi desenhado por Niemeyer. Dividir qual conteúdo a turma de história teria mais facilidade de produzir e qual seria mais fácil para os jornalistas e assim formar grupos de trabalho para a produção. Logicamente, precisaríamos de pessoas da sua equipe para coordenar, pois ninguém aqui tem experiência em Wiki.

Acho que seria legal a cidade contar sua própria história, não precisaria ficar fechado para universitários, a população que quiser colaborar também seria bem vinda. Além disso, temos um acervo de imagens muito grande no Clube Foto que seria muito legal de dispor em Wiki. Bom, é só uma ideia/epifania, espero que tenha gostado. Se der certo pode ser aberto para mais cidades interioranas."

Em 19/04/2012 02:48, "Alexandre Hannud Abdo" <abdo@member.fsf.org> escreveu:
On Qua 18 Abr 2012 14:34:31 BRT, Mateus Nobre wrote:
> Uma jornalista me mandou umas perguntas a serem feitas pra comunidade,
> ela já tinha contatado a Oona e me contatou depois.
>
> Pus todas na wiki, vamos trabalhar :P
>
> http://br.wikimedia.org/wiki/Volta_Cultural/perguntas

Era bom antes ter posto um link na seção Entrevistas do mutirão
Imprensa.

Aliás, como é puramente uma entrevista, era bom mesmo ser uma subpágina
daquela.

Boa disciplina: só criar páginas clicando em links vermelhos, criando
eles antes da página se necessário.

Enfim, já fiz tudo isso, tá lá:

http://br.wikimedia.org/wiki/Imprensa/Entrevista_Volta_Cultural_2012-04

Agora falta colocar um link pra um site dessa "Volta Cultural", pra
gente pelo menos saber do que se trata, né.

E eventualmente reciclar respostas de entrevistas anteriores, caso as
perguntas se sobreponham.

Abraço
l
e   .~´


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l