Rodrigo,

o que me chama atencao no seu email eh a passagem: "E é sempre bom encontrar com outros capítulos, eles são mais velhos que a gente, e fazem atividades interessantes que quase não sabemos, por falta de transparência, e há algumas pessoas que têm uma visão legal e que podem agregar algo para a comunidade brasileira. E sempre que tivemos que pensar para falar no assunto, acabamos gerando coisas, boas ou ruins, não importa, ideias são ideias."

Ou seja, uma coisa interessante seria uma maior documentacao das praticas e atividades dos capitulos, de forma que exista uma aprendizado do todo. Bom ter isso em mente quando conversando com o chapcom

Abs.,

Carol


2011/2/23 Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com>
Eu também não vejo problemas em um capítulo legal, acho ninguém é contra a formação do mesmo, a única coisa que eu vejo é desperdiço de energia, o momento não é esse. Eu penso que até um dos modelos que funcionariam no país são vários pequenos capítulos que só trabalhariam com capitação e distribuição de recursos, deixando a cargo da Wikimedia Brasil as atividades. Bem no estilo mutirão mesmo, pequenas unidades se unindo para algo maior..., mas nada de WikiSP fazer divulgação em S.Paulo e WikiRio no Rio, Wikimedia Brasil fazer divulgação no Rio e em S.Paulo, e se precisar de recursos as duas ajudam com as despesas.

E Carol, bom, você já é uma contratada da Wikimedia Foundation, como acha que está sendo o trabalho? Acho que não mudará muito disso, se tiver uma ponte entre nós legalmente ou sei lá, será assim, conversas com o capítulo, chateação da nossa parte porque eles não são transparente, por serem burocráticos e hierárquicos, e eles e a Béria o contrário. E se por a caso, um dia, a gente vir a precisar de dinheiro a gente pede, até porque a gente nunca precisou, a WMF estava aberta a discutir sobre os subsídios se precisaremos (http://br.wikimedia.org/wiki/Wikimedia:%C3%81gora/Subs%C3%ADdios_da_Funda%C3%A7%C3%A3o) e a reposta (http://meta.wikimedia.org/wiki/Grants_talk:Index#Opening_to_projects_at_large), bom desde 2008 trabalhamos sem caixa, é claro que houve custos, mas nunca precisamos de dinheiro em si.

Eu tomei a liberdade de mandar um email ao Bence:

Hi Rodrigo,

Since Wikimedia Brasil is not an established organization or one that is likely to be established in the near future, it is not included on the official list of chapters any more that has been used to send out the invitations.

(See at: http://wikimediafoundation.org/wiki/Chapters. Also the requirements for chapters at http://meta.wikimedia.org/wiki/Requirements_for_future_chapters and Chapters Committee's advice: http://meta.wikimedia.org/wiki/Chapters_committee/Resolutions/Advice_to_the_board_of_Trustees_concerning_Wikimedia_Brasil_-_April_2010)

Unfortunately, the Chapters Meeting  currently is not open to groups affiliated with Wikimedia that are not chapters or chapters-to-be in the near future (those that were likely to be approved and founded in the immediate future as of the end of January).

I am sorry that I cannot invite Wikimedia Brasil this year and I wish the best of luck to you.

Best regards,
Bence Damokos
Programme Coordinator,
Wikimedia Conference 2011


Eu enviei outros dois emails que até agora não foram respondidos, e não acho que serão, neles eu expliquei Brasil, mutirões... mas está bem claro o que a gente é para eles, então... Alias falei também a verdade, acho que ninguém aqui falou "nunca seremos um capítulo", a gente (outros podem fazer) já falou que não seremos um capítulo do jeito que eles querem, mas não "nunca seremos um capítulo" como está no ChapCom, ou seja, poderíamos ser visto como colocado aqui http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Chapters, somos um capítulo em discussão e sempre seremos em formação, mesmo como uma ONG. Só que a nossa discussão é outra, como a gente é rebelde (pra eles), e eles são ultrapassados (:P pra gente, o que são mesmo), eles que têm que se adaptar a nós, não o contrário, e isso deve ser bem irritante. Ou seja, poderíamos ser colocados no Wikimedia Conference 2011 se eles quisessem... não existe argumentação cabível.

E é sempre bom encontrar com outros capítulos, eles são mais velhos que a gente, e fazem atividades interessantes que quase não sabemos, por falta de transparência, e há algumas pessoas que têm uma visão legal e que podem agregar algo para a comunidade brasileira. E sempre que tivemos que pensar para falar no assunto, acabamos gerando coisas, boas ou ruins, não importa, ideias são ideias.

Obs: É ótimo ser "apenas" voluntário, eu mandei o email dizendo que era "apenas" um voluntário, nada oficiaaal... e ai que está a graça, se fosse no sistema antigo teríamos que discutir, delegar alguém, ou pedir para a pessoa da comunicação entrar em contato com o Bence e a reposta seria a mesma... ta não seria porque ai seríamos igualzin a eles e não nos excluiriam...

Abraço

--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l