caminhar* 


Em 26 de novembro de 2013 20:28, Raylton P. Sousa <raylton.sousa@gmail.com> escreveu:
Oi meu povo!
Estou encaminhando o email para a lista do movimento e também para a Oona, Henrique, Sturm e Padula. Não encarem como cobrança, mas sim como uma tentativa de construção do nosso engajamento com o trabalho de vocês.

== O problema ==

Recentes acontecimentos (que não cabem aqui) me fazem pensar que é de extrema urgência haver relatórios diários dos trabalhos de vocês (não se assustem, vou explicar melhor abaixo).  

Certa vez e perguntaram "você conseguiria dizer o que determinado funcionário tem feito desde x acontecimento?" e eu disse que "não". 

Isso me preocupou, porque tenho absoluta certeza de que não estão parados. Mas não tinha nenhum registro conciso das ultimas atividades (tipo, ultima semana) de forma clara que pudesse me servir. 

Sei que estão conversando com a universidades, ONGs, imprensa, movimentos sociais... Mas o que vai acontecer quando o programa acabar?
Se vocês são os únicos pontos de contato com comunidades externas, como vamos dar continuidade as conversas quando o programa acabar? O que vai estar catalizado? 

No meu entendimento "programa catalizador" significa que vocês devem fazer o que não somos "capazes". Seja por falta de networking, de conhecimento técnico, de vontade, de infraestrutura ou de tempo. Mas significa também que quando o programa acabar vocês deverão ter suprido algumas dessas incapacidades para que possamos caminhas com nossas pernas.

E eu pensei muito sobre isso. Não é uma constatação repentina.  

== A sugestão == 

Em um primeiro momento parece complexo. Mas tenho visto (e usado recentemente) um modelo de relatório mais informal baseado em itens que pode ser promissor.

Trata-se de relatórios semanais, mas que em vez de um relatório formal ao fim da semana adicionam-se itens durante a semana. Coisas simples como:

*Conversei com a ong x sobre o assunto x [nota 1]
*Li um texto que me inspirou sobre o assunto tal.
*Conversei com uma voluntária sobre x.
*Conversei com Anasuya sobre os rumos do projeto nesse semestre(relato aqui).
*Pedi um feedback da comunidade sobre o assunto x
*Visitei uma universidade. 
*Fechamos parceria com uma ong
*Iniciei o trabalho na pesquisa x

Esses são apenas exemplos. Mas deve ser suficiente para entenderem a informalidade que estou sugerindo. 

Percebam também que alguns itens exemplificados não são exatamente claros, o que abre espaço para discussão e engajamento. 

Não é um modelo definitivo, mas podemos lapidar e construir algo em cima dele.


== Conclusão == 

Bom... Vocês são lindos, mas este assunto está fervendo um pouco minha cabeça, então quero que tentem construir isso com carinho e atenção junto com a gente, ou tentem nos convencer de forma clara de uma eventual razão para não fazermos isso. 

Um beijo e um queijo! 

*[nota 1] algumas ONGs podem querer manter as conversas em sigilo até que a negociação seja concluída, mas isso não impede citar a conversa sem dar nome aos bois ;)