Thomas e Rodrigo,
Não sei precisar o momento mas os debates descambaram para uma depreciação do trabalho elaborado, o estatuto feito é muito bom, mas há pontos que - na minha opinião - precisam ser discutidos, sobretudo para ficar transparente e ganhar a confiança da comunidade. E pelo que vejo um consenso não está distante.

Béria e Porantim,
A segunda versão - ao meu ver - não está totalmente completa no que concerne à estruturação da personalidade jurídica. Porém, também possui pontos muito bem observados e que precisam constar num estatuto.

Pessoal,
Qualquer análise crítica verá que os dois estatutos são complementares. Que tal se observássemos o estatuto "alheio" para levantar o que seria aceitável e o que seria discutível de acordo com o ponto de vista de cada um?

Se todo mundo topar eu me comprometo a fazer o mesmo com os dois estatutos.

Um abraço,

Pietro

De: Thomas de Souza Buckup <thomasdesouzabuckup@gmail.com>
Para: Mailing list do Capítulo brasileiro da Wikimedia. <wikimediabr-l@lists.wikimedia.org>
Enviadas: Segunda-feira, 24 de Novembro de 2008 20:40:46
Assunto: Re: [Wikimedia Brasil] Res: Discussão levada à foundation-l

(desculpem-me pelo tom desta mensagem, mas vejo que so resta uma maneira de me fazer entender por poucos individuos - Beria e Porantim - que tentam recorrentemente bloquear tentativas verdadeiras de dialogo)
 
Desde a primeira proposta apresentada para um novo estatuto, fui bastante claro ao escrever que "por mais que ainda considere as sugestões iniciais desta nova versão do estatuto pouco relevantes e pertinentes, acredito que sempre deverá existir espaço para aprofundarmos a discussão" (trecho escrito em 10 de Outubro de 2008 e extraido de http://meta.wikimedia.org/wiki/Talk:Wikimedia_Brasil/Estatuto_2)
 
Nesta lista voltei a escrever que aguardaria a evolucao da discussao antes de apoiar qualquer movimentacao juridica para constituicao da Wikimedia Brasil com base no estatuto ja aprovado - e assim o fiz. Ate o presente momento nao foi constituida legalmente nenhuma organizacao e todas as iniciativas realizadas em virtude da visita de Jimmy Wales ao Brasil foram inteiramente realizadas por voluntarios sem nenhum orcamento disponivel - o que servira para sempre como exemplo de que muito pode ser feito sem recursos financeiros, mas com o apoio de voluntarios engajados e empoderados.
 
Hoje mesmo escrevi, em ingles e em portugues, para as duas principais listas de discussao da Wikimedia que "na minha opiniao, podemos acordar um periodo de dois meses (para o debate sobre um novo estatuto) e determinar um objetivo de ao menos o mesmo numero de pessoas querendo encaminhar uma nova versao que de pessoas existentes na primeira versao ja aprovada."
 
Aproveito para enfatizar, uma vez mais, a minha opiniao: Quem quiser discutir um novo estatuto, por favor, fique a vontade. Pessoalmente nao julgo relevante o novo conteudo proposto para justificar a alteracao do primeiro texto que foi alinhado internamente, avaliado por advogado,  traduzido para uma outra lingua, analisado pelo comite de capitulos e aprovado pelo conselho da Fundacao Wikimedia.
 
Beria e Porantim, caso considerem relevante passar novamente por todo o processo, por favor, parem de tentar achar obstaculos que nao existem e facam o que deve ser feito, isto eh: levantem um numero consideravel de pessoas a favor da mudanca, contem com o apoio de um advogado, realizem a traducao do texto e encaminhem para o comite de capitulos. Ninguem os empede de realizar nenhuma dessas atividades.
 
Thomas
 
 
 
Porantim,
 


 
2008/11/24 Porantim <porantim@gmail.com>
Oi, Pietro,

Concordo plenamente contigo.

Na verdade, esses três pontos foram levantados pelo Lugusto e por mim (ambas as mensagens foram postadas aqui também).

A grande questão (e centro do problema) é: Thomas e Argentou estão ou não dispostos a discutir.

O pessoal do Chapter Comitee da WF já sinalizou que não absolutamente nenhum entrave em alterar o Estatuto, que isso é problema nosso.

[]'s

-- Porantim



2008/11/24 Pietro Roveri <pietro@usp.br>

Thomas,

Não sei se isso ocorreu por parte dos outros - creio que não - mas sua idoniedade não foi colocada em dúvida.

Pessoal,

Os pontos que o Thomas elencou - em A, B e C - são bons caminhos para buscarmos um entendimento. Tomando por base que qualquer alteração no conceito deve refletir no estatuto, proponho um trabalho para unir o melhor das duas propostas existentes.

Particularmente, vejo com bons olhos uma mescla entre wikipedistas, ativistas e acadêmicos. Sendo que isso precisa ser contemplado nos objetivos do instituto e, acima de tudo, obter a confiança da comunidade. Sem a confiança comunitária não adianta criar uma natureza jurídica, pois ela não será reconhecida.

Já em relação ao risco ilícito, creio que sempre existirá e a única maneira de mitigá-lo é por meio da transparência financeira e política. Neste momento, para combater o problema só podemos construir um estatuto claro e, novamente, com a confiança da comunidade.

Esse é o meu ponto de vista, no mais fica a pré-disposição para ajudar.

Abraços,

Pietro


De: Thomas de Souza Buckup <thomasdesouzabuckup@gmail.com>
Para: Mailing list do Capítulo brasileiro da Wikimedia. <wikimediabr-l@lists.wikimedia.org>
Enviadas: Segunda-feira, 24 de Novembro de 2008 15:33:19
Assunto: Re: [Wikimedia Brasil] Discussão levada à foundation-l

Pessoal,
 
Compartilho com voces o que escrevi na Foundation-List em complemento aa mensagem de Luiz Augusto e, mais abaixo, a mensagem escrita por Jimmy Wales sobre o assunto na mesma lista. Peco desculpas em escrever sem nenhum acento, mas nao estou usando o meu computador no momento.
 
Mensagem de Thomas Buckup aa Foundation-list:
 

"Ola a todos,

Bom ouvir as opinioes de voces. Vou compartilhar como eu vejo o que esta acontecendo e como podemos solucionar os problemas mencionados nas mensagens anteriores. Primeiramente, deixe-me resumir abaixo o historico do capitulo brasileiro para aqueles que ainda nao o conhecem:

1.      De abril a agosto de 2008 o estatuto foi abertamente discutido e colaborativamente traduzido em ingles por um grupo de 13 pessoas. Todos os passos foram constantemente comunicados ao grupo restante com aproximadamente 35 pessoas interessadas em ajudar o capitulo local.

 

2.     Em setembro e outubro o comite de capitulos e o conselho da Fundacao aprovaram o estatuto.

 

3.     Em outubro um grupo com menos de 5 pessoas (inclusive Ber Lima, Porantim and Luis Augusto) decidiram fazer novas sugestoes para o texto que ja tinha sido aprovado. A discussao sobre esse conteudo alternativo foi aberta no meta, mas pouquissimas pessoas participaram ate o momento (menos de 10 pessoas, incluindo alguns da mailing-list) e as opinioes estao ainda divididas entre eles.

 

4.     Em novembro, Jimmy Wales veio ao Brasil e a imprensa publicou a existencia de um capitulo local, formado por voluntarios e aberto a qualquer interessado para fazer parte. A lista de potenciais voluntarios pulou para mais de 120 pessoas depois disso.

 

5.     Ate o presente momento, nenhuma pessoa juridica foi criada e nao existe um grupo de representantes da Wikimedia. Existem, por outro lado, muitos voluntarios dedicados trabalhando juntos em diferentes projetos. Por exemplo, o evento/debate com a presenca de Jimmy Wales foi organizado por alguns desses voluntarios e nao usou as marcas registradas da Wikimedia.

 

Pelo que entendi, existem 3 questoes principais sendo discutidas. Compartilharei abaixo minha opiniao sobre cada assunto: 

A.     Mudancas no Estatuto

A discussao ainda esta aberta, mas pouquissimas pessoas participaram e as opinioes estao divididas. Minha opiniao foi de que deva existir uma data limite, quando devera existir pessoas suficientes querendo mudar o estatuto, ou a versao aprovada podera ser usada para criar uma pessoa juridical como capitulo local. Na minha opiniao, podemos acordar um periodo de dois meses e um objetivo de ao menos o mesmo numero de pessoas querendo encaminhar uma nova versao que de pessoas existentes na primeira versao ja aprovada.

 

B.     Participacao de nao-wikimedians e comportamente hostil

Nenhum comportamente hostil ou obstaculo aa participacao de nao-wikimedians deve ser aceito em nenhum momento pela comunidade Wikimedia. Todos devem poder fazer parte e educadamente contribuir com a promocao da missao e da visao da Wikimedia. E a comunidade de voluntarios no Brasil podera escolher seus representantes legais somente quando houver uma Assembleia Geral do futuro capitulo local. Enquanto tal assembleia nao ocorrer, a comunidade sera formada por voluntaries unicamente.

 

C.     Risco potencial de atividade ilicitas

Em virtude das preocupacoes ja levantadas e do contexto locar para ONGs, concordo que uma empresa de auditoria independente seja contratada para avaliar a documentacao financeira que sera apresentada pelo capitulo local. Apesar de poder ser caro, a comunidade local poderia concordar com uma iniciativa como essa para evitar qualquer risco. Existe tambem a possibilidade de estabelecer um relacao pro-bono (gratuita) local com a KMPG, a empresa de auditoria da Fundacao Wikimedia.

Por favor, sintam-se convidados a integrar a mailing-list do capitulo brasileiro (ao menos temporariamente, se preferirem) e visitar as paginas do Meta, onde tudo tem sido abertamente discutido. Todas as minhas informacoes pessoais e contatos sempre estiveram no Meta, mas compartilharei uma vez mais caso alguem prefira dicutir em detalhes de forma privada (skype thomasbuckupbrasil, fone 5511 9213 3931).

Abracos,
Thomas"
 
Mensagem de Jimmy Wales aa Foundation-list (traducao livre):

 

"Eu gostaria de dizer rapidamente que nao fui de nenhuma forma mal-orientado/enganado. E baseado na minha experiencias pessoais conversando com pessoas no Brasil, acredito que esse problema podera ser resolvido sem nenhuma dificuldade.

Eu acho que eh um erro ter um capitulo sem uma forte participacao e apoio da comunidade de editors, mas eu tambem acho que eh um erro supor que as principais pessoas organizando devam ser da comunidade de editores, ou que precisem de um determinada "quantidade de edicoes" para serem capazes de realizar um otimo trabalho.

O que eu recomendo fortemente eh uma serie de encontros locais – em breve! Essa sexta-feira, por exemplo, por que as pessoas nao se juntam pessoalmente em Sao Paulo ou talvez no Rio, ou onde quer que a maioria das pessoas possam estar, para encontrar e conversar sobre isso.

O Thomas, que organizou a maioria dos compromissos da minha visita, falou sobre a dificuldade do envolvimento da comunidade e foi bastante claro comigo que ele nao eh um wikipedista muito ativo, mas ao mesmo tempo, ele foi simpatico, aberto, profissional, e motivado a expandir nossas atividades no Brasil. Parece-me desnecessario que exista qualquer conflito.

Caso alguem esteja imaginando, quando eu perguntei ao Thomas sobre quem seria o cabeca do capitulo da Wikimedia no Brasil, ele foi bastante claro que nao achava que deveria ser ele. Qualquer um que imagine se tratar de algum jogo de poder nao conhece o Thomas - Eu encorajo voces a conhece-lo.

Jimmy Wales"

 

 

 

2008/11/24 Rodrigo Pissardini <rodrigopissardini@gmail.com>
Gente,
 
Esta discussão já passou dos limites wikis para partir para o campo pessoal. Peço que todos os lados deêm uma esfriada na cabeça, vão tomar uma ducha fria e dormir cedo, e parem de ataques pessoais. Lembrando que discussões sobre projetos wikis podem ser efetuadas sem problema, mas ataques pessoais é uma linha tênue que além da perda de uma amizade, pode levar a um processo criminal. Wikis devem ser projetos de "unidade", não unidade de pensamento, mas unidade de respeito e de mútua cooperação. Pode ser uma utopia, mas se não se mantiver este pensamento em mente o própositos dos projetos da Wikimédia perdem seu sentido. Ou será que devo dar valia que tudo o que os brasileiros tocam vira um lixo ?
 
Cada um no seu quadrado. O Lugusto e o Porantim têm todo o direito da crítica e de participar deste mailing e de reportar quem quiserem, e o Argenton, TSB e afins,  também. Aprendam tb a resolver suas pendências entre si, a buscar um consenso e entender que o outro lado não quer prejudicar ninguém. São pontos de vista diferentes e não pessoas diferentes.

2008/11/23 Luiz Augusto <lugusto@gmail.com>

Eu e o Porantim temos postos nos projetos Wikimedia que confirmam que temos experiência de anos, além da confiança das comunidades locais por ter tais postos. Acha mesmo que somos desinformados e/ou caluniadores ou está meramente tentando denegrir quem discorda de seus posicionamentos?

2008/11/23 Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com>
:D, é não tem nada nas páginas do Meta, nem uma maling list com acesso a todos, não fomos na Wikipedia nem nas páginas pessoas divulgar o que estava havendo.


Essa página -> http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Brasil/Not%C3%ADcias
Tem o que mesmo?
É não está claro?

Quem está inscrito na maling por favor relevar os comentários desse usuário, só traz calunias e inverdades.

--
R.T.Argenton

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo de Sousa Pissardini

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Thomas de Souza Buckup
thomasdesouzabuckup@gmail.com
+55 11 3477-2834
+55 11 9213-3931


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Thomas de Souza Buckup
thomasdesouzabuckup@gmail.com
 +5...
 +5...


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes