São dois assuntos que se entrelaçaram, os games para ajudar a entender a Wikipédia e a elaboração de uma versão offline da enciclopédia para colocar em PCs novos de um determinado fabricante.. Eu me referia à versão offline.


Jo Lorib
pt.wikipedia.org




Em 5 de agosto de 2011 18:13, Betty Vidigal <vh1066@terra.com.br> escreveu:
não me lembro de ter usado a Encarta, lembro q outros usavam. Eu usava a Grolier e uns outros trecos, como o Atlas do Estadão, uns babados assim.

Sim, a ideia é boa.

Mas a intençao, parece, era a de formar mini-editores. Pelo menos foi isso o q deu a entender a msg original, da Carolina, q indicava este link:
BVH

Em 5/8/2011 17:39, João escreveu:
Eu entendo que a Carol está indicando para que selecionemos artigos ou grupos de artigos, uma '' seleta''  modesta de uns vinte mil artigos,  com temas mais acadêmicos e escolares, numa versão revisada, pelo menos sem vandalismos aparentes, sem artigos sobre telenovelas, narutos, pornografia e bandas, que o garotinho recebe com seu computador Positivo (e que estará disponível para qualquer outro fabricante que quiser, a Positivo parece que foi a única que se interessou).

Podemos colocar todos os destaques da Wikipédia, imagens do Commons, algum material do Source e do Livros, umas citações do ...como é que chama mesmo?

Dai o garoto vai ler, o pai e a mãe dele vão ler e quando tiverem conexão banda larga já vão estar acostumados com o mundo wiki.

Não precisa de nenhum programa que não já exista em outro idioma, não precisa atualizar o dump nem nada, é uma Wiki-encarta, como aquela que vinha em todo PC antes da Internet. Quem tem mais de 15 anos e não leu a Encarta?

Eu acho uma idéia muito boa.

Algum voluntário para ajudar.


Jo Lorib
pt.wikipedia.org





Em 5 de agosto de 2011 17:20, Carolina Rossini <crossini@wikimedia.org> escreveu:
Pessoal....se vcs olharem as paginas do Brazil Catalyst, todas as reuniões com a Positivo estão ( e sempre estiveram) nas agendas e na parte de 'possiveis parcerias" :-)...então la esta a transparencia.
 
http://meta.wikimedia.org/wiki/Global/Brazil/Partnerships (essa pagina existe desde o ano passado e eu pedi contribuicoes e sugestoes algumas vezes aqui na lista)

http://meta.wikimedia.org/wiki/Brazil_Catalyst_Project/Agenda_January_2011

http://meta.wikimedia.org/wiki/Brazil_Catalyst_Project/Agenda_June_2011

:-)

A ideia eh pensar e desenvolver parcerias que ajude a levar a Wikipedia a toda população, mas tbem a população que não tem acesso a Internet. o Ale Abdo explicou bem o pq isso eh importante. :-)

Isso tbem esta por traz das possíveis parcerias com cias de celulares...para a versao mobile.

Mas como ainda esta tudo em fase muito inicial e exploratoria - os encontros com a Positivo foram para entender como o mercado de computadores funciona e se existe um interesse geral em relação a Wikipedia offline....não existe comunicação oficial sobre tudo isso. Mas o fatos da WMF ter conversado com a Positivo esta transparente, pois "anotado" la no BCP.

Em outros países, por exemplo, a Fundação desenvolve parcerias com o pessoal do One Lap Top Per Child (OLPC) - que vcs sabem não pegou muito no Brasil. Mas tbem conversamos com eles e creio que a ideia eh conversar com todos os possíveis parceiros. Mas como ainda não existe produto offline em português, não da muito para avançar. e ai entra o trabalho imprescindivel dos voluntários. 

Vocês sabem do peso da positivo no mercado nacional, principalmente para os programas do governo (ate ha pouco tempo a Positivo tinha quase um "monopólio" de contratos de fornecimento de computadores para o governo federal. Isso hoje ja mudou e a Positivo expandiu para o mercado privado com parcerias com revendedores e lojas de departamento.)

A WMF não ganha nenhum "valor" com isso. O valor advem do fato de mais pessoas acessarem uma versão offline que passou por uma curadoria. Isso, alem de acesso ao conhecimento, apresenta a pessoas possibilidades futuras de engajar-se com projetos como Wikipedia. (Essa eh a crença)..ou seja, próximo ao 1, 2 e 3 que o Abdo listou abaixo. Mas não existe nenhum objetivo ou esperança em relação ao "N" que eu saiba.

A Jessie eh quem cuida do offline...mas o ideal eh quem quiser, participar das discussões de forma transparente nas paginas do projeto.
 
abs

Carol




2011/8/5 Alexandre Hannud Abdo <abdo@member.fsf.org>
On 08/05/2011 04:11 PM, Leandro Martinez wrote:
> Desculpem a pergunta, mas qual a vantagem disso para a Wikipedia e
> demais projetos?

Sou contra desculpar perguntas.
A coitada da pergunta não tem culpa nenhuma!

> Agrega-se valor aos produtos da positivo e, na hora da compra, os
> voluntários não recebem nem 1 centavo de desconto... :)

Eu já manifestei mais de uma vez - aqui, no blog deles e para seus
funcionários - que acho que a fundação deveria ser mais transparente e
consultiva à comunidade com relação a esses acordos.

Mas, dá pra imaginar as "vantagens disso"...

1) Estimula o uso da Wikipédia, de acordo com a missão da WMF

2) Torna a WP acessível para quem não tem Internet, d.a.c.a.m.d. WMF

3) Dá visibilidade à marca WP, o que pode promover doações individuais

N) talvez a Positivo faça uma doação para WMF ou contribua funcionários
desenvolvendo softwares para Wikipédia Offline

Isso aí.

abs,
l
e
Ni!

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



--
Carolina Rossini
Brazil Catalyst Project
Wikimedia Foundation


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________ WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l