Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês um resumo de minha participação no RioInfo esse ano.

Para quem não conhece, esse é um evento da indústria de software nacional que acontece todo ano aqui no Rio, e desde a década passada sou chamado para participar de alguma forma. Esse ano fui convidado para um debate sobre "formação na area de TI", com o objetivo de falar sobre como a participação em comunidades livres pode auxiliar na formação de profissionais.

Durante o debate falei de projetos livres como um todo mas dei obviamente mais ênfase aos projetos wikimedia, explicando que não só voluntários podem se engajar nos projetos de forma autônoma como professores também podem estimular seus alunos a fazerem isso. Ao final do debate, alguns professores que estavam na platéia me procuraram interessados em saber mais sobre como podem estimular seus estudantes a contribuirem de forma técnica com as wikis. Eu não comentei com eles sobre nossa conjuntura interna e apenas relatei que vários voluntários, online e em algumas cidades presencialmente, auxiliam professores de diversas formas e deixei meu e-mail como contato. Eu sei que o email do programa de educação estava sendo migrado e houveram problemas no caminho, então pergunto: quando eles entrarem em contato comigo, para onde devo encaminhá-los?

Após o debate uma repórter me entrevistou e após duas perguntas no assunto do debate ela resolveu falar sobre "o problema de qualquer um poder mudar o conteudo e escrever coisas pejorativas". Respondi evitando citar qualquer caso específico explicando que edições de má fé ficam pouco tempo no ar e são revertidas por outros usuários. Aproveitei para explicar que temos filtros e voluntários trabalhando para melhorá-los. A repórter também queria saber sobre a relação desses casos de edições anônimas com o Marco Civil, mas eu pedi para que nenhuma fala minha sobre o Marco fosse publicada nesse contexto, pois não existe acúmulo de debates e nem posição do movimento wikimedia sobre o assunto.

A matéria foi publicada em http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=37859&sid=75#.VB-9wnJKY9d . Pra variar, a manchete não reflete o tema central do texto, o vínculo ficou confuso (sou chamado de consultor, pesquisador e colaborador, mas pedi para ser apresentado como voluntário) e as aspas foram inventadas. Porém, acho que de modo geral os erros não comprometem muita coisa.

Abraços,



Henrique Andrade