Acho que se for para esperarmos a comunidade mudar o modo como trata novatos é melhor pedirmos um grant para comprarmos cadeiras confortáveis, não vai acontecer.
Sempre vai ter a paulada seca como a que a menina do Zero levou, coitada.  E não foi de um bronco truculento como o MC ou o Jo Lorib, foi do Zé, que é um dos caras mais gentis e sensatos. Simplesmente estava estressado ou chateado com a WMF, quem vai saber.
É um paradoxo, tem pouca gente e muito trabalho, isso deixa os poucos ativos exaustos e expulsa editores, o que aumenta o trabalho de quem fica. A solução óbvia é ter muita gente trabalhando, mas como conseguir isso?

E concordo contigo, Vini, que encontro e projetos como GLAM e WLE e WLM são interessantes e produtivos em termos de melhorar o ambiente e clarificar as relações.

Jo




Em 13 de junho de 2014 00:21, Vinicius Siqueira <vini_175@hotmail.com> escreveu:
Oi,

Partindo da assertiva do Jo de que o objetivo primordial de uma organização do Movimento Wikimedia seria “trazer mais colaboradores para os projetos”, despertam-me alguns questionamentos que me parecem cruciais na eleição do modelo de trabalho que devemos adotar para cumprir a missão estabelecida:

Por que o movimento que se organizou nos últimos anos tem sido pouco eficiente em trazer novos voluntários? Como a adição do Catalisador nesse cenário aumenta ou diminui a capacidade desse Movimento de seguir buscando essa meta?

Ensaiando algumas hipóteses, é imperativo reconhecer que antes dos problemas da organização do Movimento (grupo, capítulo, nada...) há o aparente conforto da comunidade da pt.wikipedia (o maior projeto) com a situação dela: poucos colaboradores e crescimento pífio. Permanecem as sérias dificuldades de relacionamento e trabalho colaborativo na comunidade, que apresenta, até então, incorrigíveis problemas para recepcionar novos voluntários. E temos visto essa mesma situação há muitos anos. E toda tentativa de se alterar esse modelo é rapidamente desprezada por alguns dos atuais colaboradores.

O Catalisador realmente não foi capaz de produzir esse resultado, especificamente, assim como as pessoas que vieram antes e aquelas que chegaram depois. E, em minha opinião, isso se deu muito mais pela refratariedade da comunidade a receber novos usuários (e nós tivemos a oportunidade de vivenciar isso na prática durante as oficinas de edições ou no Wikipédia na Universidade, por exemplo). Acabaram minando as nossas energias para realizar esse tipo de atividade com a frequência necessária para impactar os números do projeto. Dessa forma, acredito que não se justifica esperar que simplesmente buscando uma maior inserção na mídia ou criando um blog conseguiríamos cumprir a meta de trazer mais usuários.

Nesse meio tempo, acredito que ainda existe extensa lista de atividades que poderiam ser desenvolvidas evitando “chatear” os editores com novas companhias. Também continuo a acreditar no potencial dos encontros pessoais para promover uma “higienização” do ambiente virtual; vamos convidar os editores para conhecerem as pessoas com quem convivem na Wiki. As atividades GLAM, por outro lado, são fascinantes e coisas muito bacanas poderiam ser desenvolvidas no Brasil. Identificar os voluntários que tenham boas ideias e ajudá-los a desenvolvê-las: seja na criação de uma ferramenta, no contato com alguma instituição, na organização de uma apresentação sobre a Wiki no seu local de trabalho/estudo, etc. Para mim, é aí que se localiza a utilidade de uma organização como o Grupo de Usuários ou o Catalisador.

Por fim, essa discussão tem sido muito boa (aqui e no Meta) e acredito que servirá bastante para voltarmos a conversar com mais frequência sobre coisas que nos interessam. Faço um apelo para que evitem pessoalizar as coisas.

Abraços,
Vini

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l