Betty, descullpe mas não li a mensagem palavra por palavra, mas penso ter captado o essencial. Quase posso afirmar que não, ninguém quer se transformar nesse emaranhado de questões que você tão competentemente alinhavou. Essa discussão foi ultrapassada pelos fatos e a acurada avaliação feita pelo Lechatjeune não podia prever o que aconteceu depois dela. A WMF lançou o Global South e alterou -  para melhor, creio - as condições objetivas para nossa mobilização. Por sermos abertos, ainda bem que somos, ficamos expostos a interveniencias diversas. E a reação destemperada a isso causa a má impressão de não estarmos em condicões de prosseguir a trajetória de descobrir por nós mesmos o caminho. Não apressemos o rio, ele corre sozinho. Não seremos puxados nem empurados pelas circunstâncias. Não sei se respondi sua questão, mas foi o me veio ao coração te responder. Beijo
Nevinho
Http://sextapoetica.com.br

No dia Mar 16, 2011, às 20:06, Betty Vidigal <vh1066@terra.com.br> escreveu:

(Minha experiência com Chapter de uma organização internacional é do CISV Brasil. Os 10 Chapters brasileiros do CISV International estão em grandes cidades. Nem todas são capitais estaduais. Fiz parte da diretoria do CISV São Paulo durante alguns anos. Não sei se a experiência do CISV pode ser aplicada à WMF.)

Reunindo coisas:

1)
Copio aqui trecho do e-mail enviado por Pietro em 19/2, reenviando "Notícias de Berlim, mensagem do Lechat na Esplanada da Wikipédia", de 19/04 (suponho q de 2010) e assinalo os pontos mais concretos da info contida: 
"A posicao do chapcom é clara e sólida. Enquanto nos negarmos a criar uma pessoa jurídica, nao somos um capítulo e nem nunca seremos. Conversei com diversos membros do chapcom e eles estao essencialmrnte irredutiveis. O conceito dominante é que os capítulos devam poder usar o nome da wmf para fazer levantamento de fundos, a tendencia está mais para a profissionalizacao do que para a mobilizacao. Eles também transmitiram a sensacao de que nosso grupo apresenta outros problemas, de forma que eles nao tem vontade de nos tratar como especiais. Nao ficou muito claro para mim o que seriam esses tiny problemas, mas uma coisa que eles nao gostaram é que o nosso capítulo trm poucos usuários comprometidos com wiki projetos, outra coisa é que eles tem considerado a nossa posicao teimosa, ``obstinate´´. No entanto, algumas pessoas da WMF entendem o que queremos e estao dispostos a ajudar, o Eugene Kim é um deles. Tenho certeza que conseguiremos chegar a um acordo. Conversei com o Sue Gardner e a Moka sobre nosso capítulo e nossas comunidades em wiki projetos, elas disseram que há grande interesse por parte da wmf em nos ajudar. A Sue disse que compreende nossas razoes e gostaria que indicassemos um escritorio de consultoria no Brasil que a WMF pudesse contratar e que indicasse um caminho pelo qual o fundacam pudesse se formalizar no Brasil seja como um local chapter ou nao. Independente do destino que tiver o wikimedia Brasil, fico com a clara impressao de que a wmf vai insistir em nos organizarmos mais formalmente, pelo menos de forma eventual e em torno de projetos específicos, como a digitalizacao de documentos históricos em museus e bibliotecas com financiamento da wmf e patrocínio de empresas locais. Segundo a Moka, em entre 9 a 12 meses, a wmf já terá algum projeto mais concreto para o brasil. lechat"
Exceto qto à existência desse "projeto mais concreto", q aparentemente ainda não se apresentou (mas o prazo de 12 meses irá até 18/4) , todos os trechos assinalados indicam um caminho q deve ser seguido para concretizar a existência de um Chapter.

2a) Em http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_chapters , encontra-se o seguinte gráfico:



<540px-Wikimedia_chapters.svg.png>
Existing chapters, both founded (dark blue) and approved (dark turquoise), planned chapters (green), and chapters in discussion (light blue) as of 12 February 2011.

(obss.: i) Ampliei o mapa em "full resolution" ( http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c1/Wikimedia_chapters.svg ) pra procurar o q é q tem nele em "dark turquoise". Só dois cantinhos na Europa? ii) Não sei o q é aquele circulozinho nos EUA -- exceto por ele, os EUA estão tão Chapterizados qto a maior parte da África. . )

O Brasil, na pg acima, está numa tabela de "planned chapters"

2b) Por outro lado, aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cap%C3%ADtulos_locais_da_Wikimedia_Foundation

o Brasil aparece na lista de capítulos. E os EUA tb. MAS não estão assinalados em azul no mapa de Chapters, na mesma pg.


2c) Béria escreveu q "
Os Estados Unidos tem uma situação diferente porque o "chapter nacional" deles é a WMF. Então eles normalmente criam capítulos sub-nacionais, dos quais o WMNY é o primeiro."

Mas, na tabela da pg indicada em 2a), está assim:


"In North America

o q dá a impressão de q NÃO HÁ, não, capítulos "subnacionais". 


3) Em http://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_S%C3%A3o_Paulo  (
Wikimedia São Paulo), lê-se (grifo meu):

"
A Wikimedia Brasil é um capítulo com modelo diferenciado, não sendo uma instituição legal e já trabalhando em sistema de mutirões, por favor veja br.wikimedia.org para ver possíveis atividades."

Se isso não corresponde à verdade, seria bom q alguém alterasse. Não editei pq não sou expert no assunto "chapter/não chapter".

4) Aqui tem um "Step by step chapter creation guide". Pq não seguir isso? Se a intenção é vir a ter um capítulo... pareceria razoável. Por outro lado, Rodrigo Argenton escreveu q:

"a Wikimedia Brasil começou basicamente em uma reunião entre eu o
Thomas e a Béria, depois que o Thomas foi atrás de toda a documentação
e abriu tudo que era necessário para o chapter legalmente formado
( acho que um processo de dois meses), inclusive essa lista"

esse "abriu tudo o que era necessário" inclui uma organização legalmente registrada? Se sim, está tudo pronto pra começar, não? 


6) ----------------- Uma pergunta

 Ale escreveu: "Quase a metade do tempo dos chapters' meetings são gastos discutindo

> como abocanhar para os capítulos mais direito sobre a marca e mais

> proeminência na campanha de angariação de fundos." 


Digo eu: tb já participei de ONGs com reuniões semanais em q isso acontecia e provavelmente continua acontecendo (mas saí delas)... (e não me refiro ao CISV!)

Pergunto: é nisso q "o mutirão" brasileiro gostaria se transformar? 

abraço!

Betty 



















_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l