Pessoal, vamos tocar o Wikimedia Brasil Educação? Há boas razões para isso, entre elas o fato de que já começamos a nos estruturar melhor, temos três cursos em andamento (mais um na Unirio!) e acho importante lutarmos por nossa autonomia de trabalho e objetivos, antes que a WMF entre de sola e configure tudo de uma forma que pouco tem a ver com as necessidades e a realidade educacional e da comunidade WP no Brasil. Se já montarmos esse projeto, a ideia é que eles acabem tendo que se adaptar de certa forma.
Estou então levantando pontos objetivos de trabalho. A ideia aqui não é ter um modelo pronto e acabado, mas sim fazer de fato algo para conquistarmos esse espaço em primeiro lugar. Nada impede que alterações e adequações sejam feitas com o desenvolvimento do projeto.
Abrindo um portal Wikimedia Brasil Educação, podemos partir a princípio do layout do portal indiano, que os programas americano e canadense copiaram. Copiar o layout tem a vantagem de não alienar totalmente a WMF, mas o conteúdo e as abas seria um espaço de liberdade maior nossa. Fica essa lista como ponto de partida. Assim, tarefas:
- Um logo e userboxes para os categorias de participantes
- Programa Embaixadores: vamos manter o título? Se mudarmos, mudamos também as características? Que tal "embaixadores" para um trabalho posterior com escolas de ensino básico, etc? Com uma observação empírica: o trabalho do embaixador de campus tem se mostrado absolutamente fundamental, ainda que a metodologia não esteja sistematizada (até que ponto é para estar, também?...)
- Das abas dos portais existentes:
-- seção de ajuda para docentes, alunos (talvez embaixadores aqui tb, sendo a outra aba só para listar quem são)
Outras abas poderão incorporar novos projetos, não necessariamente relacionados apenas com os cursos universitários. O que vocês imaginam que poderia ser colocado aqui?
Precisamos também de um texto apresentando objetivos claros na home do portal.
(Quero agradecer ainda o grande trabalho pioneiro do Jaider com a montagem do material já existente!!!)
Abs,
Juliana.
PS: Não vou me candidatar à vaga do Global Education Program, ok? Nem se eu quisesse... sou professora concursada em regime de dedicação exclusiva.