Pessoal, acho melhor, quanto ao quarto princípio: "A vontade de ouvir precede o ato de falar". Pode parecer trocar 6 por meia dúzia, mas tem uma sutileza fundamental. É inclusive meu princípio básico nessa lista. O diãlogo enriquece a aprendizagem, mas se não ouço e busco compreender não posso criticar. AbraçosNevinho2008/12/8 Thomas de Souza Buckup <thomasdesouzabuckup@gmail.com>Pessoal,Concordo com a necessidade de uma Carta de Princípios, pois ela nos ajudará a atuarmos com base em nossos valores comuns, o que certamente já temos, basta alinharmos todos esses princípios e valores em um texto suficientemente objetivo e claro.Com base nas discussões desta lista, nos comentários do Meta e em algumas referências de Carta de Princípios que encontrei na Internet (copiadas ao final do texto), proponho abaixo um primeiro rascunho para a Carta de Princípios da Wikimedia Brasil. Podemos começar a discutir o texto aqui na lista e, assim que possível, produzirmos colaborativamente o texto final no Meta.CARTA DE PRINCÍPIOS
WIKIMEDIA BRASIL
mutirões de conhecimentos livres
A visão de um mundo onde qualquer indivíduo passará a ter livre acesso à soma dos conhecimentos da humanidade inspirou a criação da Wikimedia Brasil.
A Wikimedia Brasil é um espaço aberto para debate, desenho de propostas, articulação de ações e troca de experiências entre voluntários interessados em realizar de maneira descentralizada e auto-organizada iniciativas que promovam produções colaborativas de conhecimentos livres a serviço do desenvolvimento harmonioso da humanidade.
A Wikimedia Brasil articula com independência e autonomia iniciativas que podem contar com a colaboração de organizações públicas, privadas e da sociedade civil, mas, sem representá-las, ou por elas ser representada, em qualquer esfera.
Os voluntários da Wikimedia Brasil compartilham os seguintes princípios:
1. O sonho de unir precede a iniciativa de afastar;
2. O desejo de construir precede o impulso de disputar;
3. A liberdade de criar precede a possibilidade de controlar;
4. O ato de ouvir precede a vontade de falar;
5. O desafio de compreender precede a oportunidade de criticar.
Os seguintes valores devem são respeitados na Wikimedia Brasil e projetos articulados por seus grupos de voluntários:
· Liberdade
Assegurando que todos os indivíduos tenham total liberdade para usar e usufruir dos benefícios da utilização de conhecimentos criados colaborativamente, liberdade para fazer e redistribuir cópias, completas ou parciais, de informações ou expressões, e liberdade para alterar, fazer melhorias e distribuir conteúdos derivados.
· Acessibilidade e qualidade
Garantindo que conhecimentos criados colaborativamente tenham alto padrão de qualidade e que possam ser constantemente atualizados e acessados, tanto em formato digital, quanto físico, por qualquer indivíduo no Brasil.
· Abertura e diversidade
Respeitando, valorizando e acolhendo sem discriminação religiosa, econômica, sexual, racial ou de qualquer tipo, todos os interessado em fazer parte da Wikimedia Brasil de forma a privilegiar sempre o diálogo e o respeito mútuo.
· Independência
Atuando de forma autônoma em relação ao Estado, empresas privadas, credos religiosos, partidos políticos e demais organizações da sociedade civil.
· Transparência
Comunicando e respondendo às legítimas solicitações das várias partes interessadas de maneira equânime, transparente e sem subterfúgios, garantindo-lhes veracidade e objetividade nas informações.
· Comunidade
Engajando e empoderando continuamente a comunidade de voluntários da Wikimedia Brasil na condução de projetos que promovam produções colaborativas de conhecimentos livres no Brasil.
A Wikimedia Brasil estará sempre aberta para a pluralidade e diversidade de iniciativas e ações de voluntários que atuam respeitosa e civilizadamente, mas, sobretudo, que acreditam na boa-fé dos demais, pois esta é uma postura fundamental em qualquer ambiente colaborativo.
A observância aos compromissos assumidos e a sinceridade em assumir apenas aqueles compromissos com capacidade de cumpri-los são condições que sempre podem ser cobradas dos voluntários e demais partes nos projetos da Wikimedia Brasil. Os próprios voluntários devem identificar, discutir e agir em situações, atuais ou potenciais, que ponham em risco a coerência e a consistência dos princípios e valores desta carta.
A Wikimedia Brasil é plural, diversa, não-confessional, não-governamental e não-partidária que articula de forma descentralizada ações concretas para construir um mundo onde qualquer indivíduo terá livre acesso à soma dos conhecimentos da humanidade
Por fim, a adesão a esta Carta de Princípios é condição para a participação como voluntário na Wikimedia Brasil.
http://www.participacaopopular.org.br/downloads/CARTA%20DE%20PRINCIPIOS%20DO%20FNPP%202006.pdf
http://reinehr.org/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=183
http://www.intervozes.org.br/o-intervozes/carta-de-principios
http://www.sedes.org.br/Instituto/cartade.htm
http://www.esplar.org.br/quem/carta.htm
http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3356&Alias=Ethos&Lang=pt-BR
http://multimedia.olympic.org/pdf/en_report_122.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Cinco_pilares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Normas_de_conduta
abraços,Thomas_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l