Pessoal, penso que está claro e genérico na medida certa. Vejamos tentando responder à pergunta colocada pelo Porantim:
1) Desenvolvimento (em geral) - é um processo dinámico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço. *
2) A harmonia é um conceito clássico que se relaciona às idéias de beleza, proporção e ordem. *
3) Ao conjunto dos seres humanos como um todo dá-se o nome de Humanidade, Homem ou espécie humana.*
 
(*) - da Wikipedia lusófona.
 
Princípios não se explicam, devem implicar uma postura diante dos outros homens.
Abraços,

 
2008/12/8 nevio carlos de alarcão <nevinhoalarcao@gmail.com>
Pessoal, acho melhor, quanto ao quarto princípio: "A vontade de ouvir precede o ato de falar". Pode parecer trocar 6 por meia dúzia, mas tem uma sutileza fundamental. É inclusive meu princípio básico nessa lista. O diãlogo enriquece a aprendizagem, mas se não ouço e busco compreender não posso criticar. Abraços
Nevinho

2008/12/8 Thomas de Souza Buckup <thomasdesouzabuckup@gmail.com>
Pessoal,
 
Concordo com a necessidade de uma Carta de Princípios, pois ela nos ajudará a atuarmos com base em nossos valores comuns, o que certamente já temos, basta alinharmos todos esses princípios e valores em um texto suficientemente objetivo e claro.
 
Com base nas discussões desta lista, nos comentários do Meta e em algumas referências de Carta de Princípios que encontrei na Internet (copiadas ao final do texto), proponho abaixo um primeiro rascunho para a Carta de Princípios da Wikimedia Brasil. Podemos começar a discutir o texto aqui na lista e, assim que possível, produzirmos colaborativamente o texto final no Meta.
 
 
 

CARTA DE PRINCÍPIOS

 

WIKIMEDIA BRASIL

mutirões de conhecimentos livres

 

A visão de um mundo onde qualquer indivíduo passará a ter livre acesso à soma dos conhecimentos da humanidade inspirou a criação da Wikimedia Brasil.

 

A Wikimedia Brasil é um espaço aberto para debate, desenho de propostas, articulação de ações e troca de experiências entre voluntários interessados em realizar de maneira descentralizada e auto-organizada iniciativas que promovam produções colaborativas de conhecimentos livres a serviço do desenvolvimento harmonioso da humanidade.

 

A Wikimedia Brasil articula com independência e autonomia iniciativas que podem contar com a colaboração de organizações públicas, privadas e da sociedade civil, mas, sem representá-las, ou por elas ser representada, em qualquer esfera.

 

Os voluntários da Wikimedia Brasil compartilham os seguintes princípios:

 

1.    O sonho de unir precede a iniciativa de afastar;

2.    O desejo de construir precede o impulso de disputar;

3.    A liberdade de criar precede a possibilidade de controlar;

4.    O ato de ouvir precede a vontade de falar;

5.    O desafio de compreender precede a oportunidade de criticar.

 

Os seguintes valores devem são respeitados na Wikimedia Brasil e projetos articulados por seus grupos de voluntários:

 

·         Liberdade

Assegurando que todos os indivíduos tenham total liberdade para usar e usufruir dos benefícios da utilização de conhecimentos criados colaborativamente, liberdade para fazer e redistribuir cópias, completas ou parciais, de informações ou expressões, e liberdade para alterar, fazer melhorias e distribuir conteúdos derivados.

·         Acessibilidade e qualidade

Garantindo que conhecimentos criados colaborativamente tenham alto padrão de qualidade e que possam ser constantemente atualizados e acessados, tanto em formato digital, quanto físico, por qualquer indivíduo no Brasil.

·         Abertura e diversidade

Respeitando, valorizando e acolhendo sem discriminação religiosa, econômica, sexual, racial ou de qualquer tipo, todos os interessado em fazer parte da Wikimedia Brasil de forma a privilegiar sempre o diálogo e o respeito mútuo.

·         Independência

Atuando de forma autônoma em relação ao Estado, empresas privadas, credos religiosos, partidos políticos e demais organizações da sociedade civil.

·         Transparência

Comunicando e respondendo às legítimas solicitações das várias partes interessadas de maneira equânime, transparente e sem subterfúgios, garantindo-lhes veracidade e objetividade nas informações.

·         Comunidade

Engajando e empoderando continuamente a comunidade de voluntários da Wikimedia Brasil na condução de projetos que promovam produções colaborativas de conhecimentos livres no Brasil.

 

A Wikimedia Brasil estará sempre aberta para a pluralidade e diversidade de iniciativas e ações de voluntários que atuam respeitosa e civilizadamente, mas, sobretudo, que acreditam na boa-fé dos demais, pois esta é uma postura fundamental em qualquer ambiente colaborativo.

 

A observância aos compromissos assumidos e a sinceridade em assumir apenas aqueles compromissos com capacidade de cumpri-los são condições que sempre podem ser cobradas dos voluntários e demais partes nos projetos da Wikimedia Brasil. Os próprios voluntários devem identificar, discutir e agir em situações, atuais ou potenciais, que ponham em risco a coerência e a consistência dos princípios e valores desta carta.

 

A Wikimedia Brasil é plural, diversa, não-confessional, não-governamental e não-partidária que articula de forma descentralizada ações concretas para construir um mundo onde qualquer indivíduo terá livre acesso à soma dos conhecimentos da humanidade

 

 

Por fim, a adesão a esta Carta de Princípios é condição para a participação como voluntário na Wikimedia Brasil.

 

 

http://www.participacaopopular.org.br/downloads/CARTA%20DE%20PRINCIPIOS%20DO%20FNPP%202006.pdf

 

http://reinehr.org/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=183

 

http://www.intervozes.org.br/o-intervozes/carta-de-principios

 

http://www.sedes.org.br/Instituto/cartade.htm

 

http://www.esplar.org.br/quem/carta.htm

 

http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3356&Alias=Ethos&Lang=pt-BR

 

http://multimedia.olympic.org/pdf/en_report_122.pdf

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Cinco_pilares

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Normas_de_conduta

 

 
abraços,
 
Thomas

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l