Respondendo ao Porantim:

Aqui não há golpe algum. O golpe aqui na verdade é o "ponto morto" no qual está este grupo, que facilitaria sim aventureiros ficarem a gritar por "novas Wikimedias" por aí.  A maioria aqui é usuário das wikis, por mais que se diga que não temos confiança uns nos outros, o grupo não vai variar muito do que existe por aqui, exceto uma ou outra pessoa que não são das wikis. Então é melhor organizar e fechar com o que se tem, já criando os grupos de trabalhos e permitindo ao menos se ter uma base para um fundamento sólido, do que deixar este marasmo que não serve para nada. São apenas "intelectualóides" a ficarem debatendo e discutindo, fumando charuto e bebendo cerveja, quando poderiam estar fazendo algo real. De boas intenções o inferno está cheio.

Mas o problema aqui não é a proposta: o problema aqui é q o Porantim, a Béria e outros não se dão com o Argenton e o Thomas, e tem medo que estes dois "dominem" a Wikimedia. Na realidade, a proposta só não saiu do papel simplesmente por afetações pessoais. Justamente estou querendo fazer uma ponte que permita que os dois lados possam se conciliar. Neste sentido que acho que pessoas como o Raul, o Gustavo e outros são de extrema importância.

Outro ponto importante, é a invasão de não-wikiusuários. Se não se orientar a Wikimedia agora, esta invasão vai ser maior, e se regras (como disse ao Porantim, precisamos estabelecer regras claras e simples como todas as wikis sobre como organizar, direitos a votos etcetc) não forem estabelecidas, vcs mesmos arcarão as consequências no futuro. Melhor então fazermos algo em que todos agora já estejam inseridos, do que ter de cortar a cabeça da Hidra no futuro.

Atenciosamente,

Rodrigo


2009/2/2 Porantim <porantim@gmail.com>
Caralho! Dois dias fora e essa lista virou zona?

Não li a thread inteira, de fato, mas vou começar a falar.

Ozy, não entendi essa tua tentativa de golpe. Votação aqui não vai servir pra nada, só pra alimentar mais ainda a discórdia. No final disso vamos ter um grupelho sectário que vai ter o nome da Wikimédia e que vai ficar brigando com o resto dos editores em todos os projetos. Esse é teu objetivo?

Eu creio de fato que esse seja o objetivo de alguns aqui. Querem aparecer na TV se dizendo irmãozinho do Jimbo e tal. Ego inflado, comedor, playboy. Mas, de fato, não o imaginava entre estes. Sinal de como nos conhecemos pouco por aqui.

Entendo sua vontade de ver as coisas andando, mas, de fato, mesmo quando as coisas andam, ainda aparecem os egos fazendo merda pra se sentirem mais fodões.

De fato, temos que sair desse marasmo e começar a caminhar pra frente. Mas, também de fato, estamos patinando nesses mesmos egos (e não me excluo dessa responsabilidade).

Propor pra votar vai fazer as coisas andarem, claro, mas será que vão pra direção certa ou será que só nos afundará mais no buraco?

-- Porantim




2009/2/2 Rodrigo Pissardini <rodrigopissardini@gmail.com>
Grato pela "tradução".

2009/2/2 Béria Lima <berialima@gmail.com>

Eu acho que o que incomodou o Jo (e a mim) foi que o consenso chegado na última reunião não era pela formalização e sim pelo amadurecimento (aqui concordo com o Rodrigo, mas que estabilidade precisamos de amadurecimento), mas isso como movimento, se esse movimento amadurecer suficientemente, aí sim poderia ser um Chapter. Acontece que quem lê rapidamente o e-mail do Rodrigo presupõe que ele quer a formalização já, daí a alavance de critícas.

Att,

Béria



2009/2/2 Rodrigo Pissardini <rodrigopissardini@gmail.com>
Só para evitar manipulações necessárias, sobre o "concorda ou cai fora", funciona no mesmo príncipio da Wikipédia: se algo for estabelecido em votação e a outra pessoa não concorda, ou ela discute ou cai fora. Funciona assim em qq projeto wiki, não tem pq um entravar algo, se a maioria em consenso decidiu em contrário (isto se aplica a mim tb). O Jô q é administrador deve entender estas coisas burocraticas bem melhor do q eu.


2009/2/2 Rodrigo Pissardini <rodrigopissardini@gmail.com>
Discutir o futuro olhando para o passado, sem depender do passado ;)

2009/2/2 nevio carlos de alarcão <nevinhoalarcao@gmail.com>

Jo Lorib, Argenton, Pissardini, Abdo. Joaquim, Gustavo e Pietro,
 
Sem retrovisores, vamos discutir nossa Visão de Futuro?
 
Abraços, Névio

2009/2/2 Pietro Roveri <pietro@usp.br>
"Sobre o "concorda ou cai fora", que não foi dito pelo Argenton, mas por mim, é exatamente isto que penso sim."
Rodrigo, você quem propôs a saída do João e de quem mais discordasse da forma como estão agindo.

Já manifestei minha opinião anteriormente, reforço agora, nada contra atitudes no sentido de construir a Wikimedia Brasil. Porém, ouçam quem se opõe à forma e tragam as pessoas para junto do projeto. No momento me oponho à forma como estão agindo e desrespeitando as idéias contrárias.

Abraços,

Pietro


De: Rodrigo Pissardini <rodrigopissardini@gmail.com>

Para: Mailing list do Capítulo brasileiro da Wikimedia. <wikimediabr-l@lists.wikimedia.org>
Enviadas: Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2009 7:50:55

Assunto: Re: [Wikimedia Brasil] Chapter

Exatamente isto. Vc marcou sua posição, defendeu seu ponto de vista. Não quis cair fora. Agora a discussão é: permaneceremos com esta visão determinada no CCV, ou já avançaremos algumas coisas ? O Gustavo p.ex. levantou pontos importantes que devemos cuidar no próximo encontro presencial/virtual. O importante é que somos "movimento", mas que não devemos perder de vista que um dia devemos "nos maturar" (se notar não disse quando). Você tem direito de marcar sua opiniao e incentivar outros a isto (como eu tb o tenho). Mas agir como o garoto que diz : "Se não for do meu jeito, não jogo" não colabora de nenhuma forma.

Sem mais,

Rodrigo

2009/2/2 João <jolorib@gmail.com>
Você pode tentar forçar a barra e eu não ?  Fui num encontro no CCV e combinamos algumas coisas, vocês estão forçando acelerar, criando fichas de inscrição, pautas, cronogramas, tudo que eu sou contra e acho que é contra o espírito wiki e eu sou obrigado a concordar? Me parece que existem outras intenções aqui que não a colaboração e o conhecimento, por isso sou contra e aconselho quem tem bom senso a ser contra também, o que mais você quer de mim?

Jo Lorib

2009/2/2 Rodrigo Pissardini <rodrigopissardini@gmail.com>
João:

Não sou o "dono" da Wikimedia Brasil e da sua proposta, porém também não vou ficar adulando ninguém a ficar. Você sabe que é bem quisto por todos aqui, e vc é uma excelente pessoa a fazer parte do quadro e dar suas opiniões, "mesmo caindo fora". Porém "cair fora" e "aconselhar a quem tem bom senso também", nada mais funciona do que uma tentativa de forçar a barra, ao invés de propor e discutir. Vc tem idade e competência suficiente para ser neutro nas discussões de panelinhas, e ser uma voz sempre sensata. Porém, se "cair fora" e não discutir e criticar sensatamente sem se deixar levar por afetos particulares, você só está dando razão a quem diz que nesta lista a maioria só "critica" e não "faz nada".

Sem mais,

Rodrigo

2009/2/2 João <jolorib@gmail.com>

Se é assim, estou caindo fora, e aconselho quem tem bom senso a ir também.
Sorte na vida, vocês vão precisar.

Jo Lorib




2009/2/2 Rodrigo Pissardini <rodrigopissardini@gmail.com>

Respondendo a todos os críticos (sim, agora sou o bulldog do Argenton):

Há um entendimento de quem que não serão constituídos como pessoa jurídica e afins ? Há diversas boas intenções por aqui da parte de todos, mas infelizmente vocês estão considerando a Wikimedia Brasil um quintal da Wikipédia. A Wikimedia Brasil deve existir e ela não representa nenhum projeto wiki, é uma organização que deve existir para auxiliar a divulgação dos projetos wikis. No entanto, talvez por falta de regras ou por sabotagem pura e simples, as discussões aqui estão se perpetuando e levando a uma situação do rídiculo, com meios de comunicação falando de Wikimedia Brasil e não existindo algo do tipo. Estamos no Brasil, e aqui movimentos e afins não valem praticamente nada. Se vcs da crítica e da maturação darwiniana (q acham q talvez daqui um milhão de anos evolua alguma coisa) não se movimentarem, nem que seja para criar o "tal" movimento, vão surgir outros grupos que simplesmente vão tomar a frente: pode ser melhor e pode ser pior, então façamos o negócio direito inicialmente e coloquemos as bases para criar algo decente, quer seja comunista, capitalista ou o que quer que seja.

Agora falando um a um:

Jo:

Como vcs podem participar de algum projeto se não são nada ? Não foi até esta a reclamação que levantaram contra o WikiBR, que não representava nada ? Afinal de contas, se é um movimento, qualquer um pode fazer uma palestra ou uma oficina sobre wikis em qualquer lugar e falar barbaridades, pois não existe um organismo "oficial" que sirva de referência. Sobre o "concorda ou cai fora", que não foi dito pelo Argenton, mas por mim, é exatamente isto que penso sim. Até a Wikipédia "colaborativa", funciona desta forma: se não atender as regras básicas e do que foi acordado em votação vc é bloqueado. Até a Wikipédia colaborativa estabelece prazos para votações e estabelecimento de políticas. Só aqui deve ser uma anarquia, onde a participação no CP foi quase por água abaixo pq alguém ficou de anotar nomes e documentos e na última hora desapareceu ? Se fosse uma organização, este projeto já estaria pronto há um ou dois meses atrás, organizado e sem os problemas que teve.

Abdo:

Qual a velocidade que se deve operar ? Quantos membros temos aqui para as discussões serem tão prolongadas ? E estas prolongações estão beneficiando as discussões ?

Joaquim:

Vocês tiveram o entendimento. Quantas pessoas ? Quando ? Posso reunir agora mais 30 que vão fechar por uma Wikimedia Brasil e vcs vão ser minoria. E não adianta mandarem lá para os EUA reclamando de não representividade, pq como o Jimmy e os outros membros de lá já falaram, se a organização se alinhar com as propostas deles, já era. O que quero dizer com isto é : parem de achar que a Wikimedia é um sindicato comunista de esquina, com intelectualóides a se reunirem em torno de cerveja e conversa, e comecem a ver a instituição como algo sério, que deve ser instituida como algo real e palpável. Senão  aventureiros vão aparecer. E maturidade se conquista com algo que se tem, nas tentativas e erros das pessoas de ação, e não na "utopia" de pensadores.

E depois de tudo isto ninguém falou que não se pode discutir, alterar e sugerir. Mas agora as flechas persas vão vir carregadas de críticas e sem nenhuma ação real. Vamos ver.



>  Já sou bem grandinho, obrigado.
> Combinamos esperar antes de registrar uma associação oficial,
> combinamos participar em alguns projetos, como o Campus Party,
> combinamos conversar mais, olho no olho se necessário. E eu sou muito
> contrário a formalizar agora, acho que nos traria muitos problemas.
> Acho que a carta de princípios ainda não está pronta,
> Acho também que você, Rodrigo Tetsuo Argenton, não gosta de trabalhar
> em grupo, a menos que o grupo faça tudo que você quiser. Acho que você
> é muito agressivo, fala muito palavrão sem necessidade e está querendo
> precipitar as coisas. Estou começando a duvidar de suas reais
> motivações. Trabalho colaborativo é voluntário, não se obriga ninguém
> a isso nem se usa o argumento de ou concorda ou sai fora, isso não é
> uma possibilidade aqui.~~~~ Jo


2009/2/1 nevio carlos de alarcão <nevinhoalarcao@gmail.com>

Acredito que a formulação de um cronograma não significa mais do que se propor a algo.
No cronograma proposto está prevista somente a consolidação da Carta de princípios, cuja necessidade  é consenso, um encontro presencial que também está de acordo com a maioria dos signatários e o campusparty, que acontece em novembro. Nada foi escrito que permita ilações sobre CGC e que tais. Editei o cronograma dilatando o período de maturação. Para uma coisa já bastante conhecida e debatida, creio que um mês é suficiente. O encontro também protelei por 15 dias na esperança que eu possa ir. Abraços, Névio

2009/2/1 Joaquim Mariano da Costa Neto <joaquimmariano@yahoo.com.br>


Compartilho da surpresa do Abdo e do Lorib. Penso que há um certo entendimento de que, por ora, não formalizaremos a Wikimedia Brasil como pessoa jurídica.

Eu particularmente (posição minha, muito minha) acho que a formalização deveria ser evitada ao máximo e deveria ser a última opção, a ser utilizada apenas em caso de emergência e cataclismo mundial. O entendimento que conheço nesta lista, no entanto, prevê que, em princípio, a não formalização é temporária e dependerá da evolução do movimento.

Acho que esse entendimento ocorreu em dezembro e agora, pouco mais de um mês depois, imagino que ainda não tenha havido o amadurecimento coletivo.

Eu não ia falar nada sobre isso, mas então me lembrei daquela famosa estrofe de No Caminho com Maiakovski, escrito por Eduardo Alves da Costa. Nunca é demais marcar posição e deixar as coisas claras e reforçadas.

Abraços,

Joaquim




De: Alexandre Hannud Abdo <abdo@usp.br>
Para: Mailing list do Capítulo brasileiro da Wikimedia. <wikimediabr-l@lists.wikimedia.org>
Enviadas: Domingo, 1 de Fevereiro de 2009 1:35:28
Assunto: Re: [Wikimedia Brasil] Chapter

Ni!

Faço minhas as palavras do Jo com respeito ao que foi combinado.

Rodrigos e névio, evolui-se no ritmo necessário para o desenvolvimento
da maturidade do coletivo.

Ademais, gostaria que esse desentendimento não desviasse a atenção de um
e-mail que mandei com o título "wikibrasil página", cujo conteúdo
considero de grande importância para dar continuidade ao nosso trabalho
e alinhar nosso entendimento:

http://lists.wikimedia.org/pipermail/wikimediabr-l/2009-January/001518.html

Abs,

ale
~~

On Sun, 2009-02-01 at 00:00 -0200, João wrote:
>  Já sou bem grandinho, obrigado.
> Combinamos esperar antes de registrar uma associação oficial,
> combinamos participar em alguns projetos, como o Campus Party,
> combinamos conversar mais, olho no olho se necessário. E eu sou muito
> contrário a formalizar agora, acho que nos traria muitos problemas.
> Acho que a carta de princípios ainda não está pronta,
> Acho também que você, Rodrigo Tetsuo Argenton, não gosta de trabalhar
> em grupo, a menos que o grupo faça tudo que você quiser. Acho que você
> é muito agressivo, fala muito palavrão sem necessidade e está querendo
> precipitar as coisas. Estou começando a duvidar de suas reais
> motivações. Trabalho colaborativo é voluntário, não se obriga ninguém
> a isso nem se usa o argumento de ou concorda ou sai fora, isso não é
> uma possibilidade aqui.~~~~ Jo
>
> 2009/1/31 Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com>
>        ??
>       
>        É wiki é editável, do que você está falando?
>        Não quer agilidade no processo?
>        Não quer ir para frente?
>        Não quer que cresçamos?
>       
>        ?????
>       
>        E o que combinamos ?????????????
>       
>        --
>       
>        Rodrigo Tetsuo Argenton
>        rodrigo.argenton@gmail.com
>        +55 11 7971-8884
>       
>        _______________________________________________
>        WikimediaBR-l mailing list
>        WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
>        https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
>       
>
>
>
> --
> JL
> _______________________________________________
> WikimediaBR-l mailing list
> WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
> https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo de Sousa Pissardini

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
JL

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo de Sousa Pissardini

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
JL

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo de Sousa Pissardini


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo de Sousa Pissardini



--
Rodrigo de Sousa Pissardini

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo de Sousa Pissardini

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo de Sousa Pissardini