Acho que o vestibular e afins teria um aproveitamento na Wikiversidade no sentido de se criarem disciplinas (ou lições) focadas neste tipo de aprendizagem. Mas em tese sou contra, porque dividiria o conteúdo que deveria estar em Formação Básica e Formação Intermediária. Assim, a melhor política acredito que seja consolidar os conteúdos destas formações, e no final de cada módulo desenvolvermos resumos e questionários com enfoque nos vestibulares. Então unificariamos estes resumos e questionários através de uma página chamada "Preparação para Vestibular", ao mesmo tempo que criariamos livros específicos para o Wikilivros.

2009/10/16 Helder Geovane Gomes de Lima <heldergeovane@gmail.com>
2009/10/16 Rodrigo Pissardini <rodrigopissardini@gmail.com>

O problema Danilo (que já foi levantando no Wikilivros e na Wikiversidade) são os direitos que proventura regem as provas de vestibular e suas respectivas soluções.

De fato!
 
O que talvez seja mais interessante é fazer "resumões" básicos de cada disciplina com o intuito de atender aos vestibulandos. Para isto, acredito que o Wikilivros seja mais recomendado.
 
Outra alternativa é focar na criação de "simulados", usando a extensão Quiz:
http://en.wikiversity.org/wiki/Help:Quiz

Mas neste caso, para que estivesse no Wikilivros um simulado provavelmente ficaria fragmentado entre os livros existentes (que por sinal não dão conta do conteúdo de todas as áreas que são cobradas no vestibular).

Algo um pouco mais adequado seria haver um livro focado na "preparação para o vestibular", só que aí faltaria encontrar os voluntários para elaborar o conteúdo e os questionários de cada área. E além disso, a criação de um livro é uma tarefa de *longo prazo*, pois exige mais do que algumas contribuições esporádicas. Uma estimativa: se for elaborada e escrita uma ou mais páginas do livro por semana, e suas ideias forem devidamente encadeadas, em *um ano* haverá *um livro com quase 100 páginas*...
Então, com sorte para o vestibular do ano que vem (=/) poderíamos ter um bom livro focado no conteúdo do vestibular cobrindo razoavelmente bem todas as áreas...

Uma tarefa um pouco mais imediata seria a elaboração (e não cópia, por causa dos direitos autorais) apenas de exercícios de todas as áreas, par se fazer um simulado geral para o vestibular, mas isso também só tem como ser feito por quem conheça (ou tenha tempo para pesquisar sobre) o conteúdo de cada disciplina.

Só que para onde iria um "amontoado de exercícios das diversas áreas"?

Pissardini, de alguma forma um "simulado para o vestibular" seria algo adequado para a Wikiversidade?

Alguém teria outras ideias de como aproveitar o período do vestibular para produzir algo em uma das wikis, ou captar vestibulandos para a colaboração nos projetos?

Helder


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo de Sousa Pissardini