Everton,  

Sim eu tenho muitas ideias e aos poucos estou tentando teorizar todas por meio desse blog

Mas o primeiro passo, na minha opinião, é perder o chamego com os nossos projetos de origem, enxergar as coisas como uma só. Eu mesmo confesso que tinha visão somente para o Wikilivros e me fechava para os problemas dos outros projetos. 
Essa minha experiencia de ir procurar erros me provou que não é tão simples corrigi-los, mas tô na luta.

A outra possível solução é adotar a Wikiversidade como plataforma padrão.  Se formos comparar os projetos aos seus respectivos equivaleres no mundo real veremos que todos são livros, alguns de leitura aleatória (como a enciclopédia e dicionário) e outros de leitura linear (como os livros do Books e do Source). A unica exceção são as notícias(leitura cronológica) e as aulas da Wikiversidade. Considerando que a Wikiversidade possa ser considerada um escola. Então ela pode também abranger bibliotecas, ou seja, pode abranger todos os outros projetos. Mas além de ter bibliotecas qual seria o diferencial de uma escola em relação a livros? Na minha opinião o diferencial é sua propriedade audiovisual e a outra é a capacidade de fazer perguntas em tempo real e exercícios. 
Mas esse é o assunto da minha próxima postagem no blog...

Sei que temos muitas barreiras técnicas para quebrar e estou conversando com um estudante participante do GSoC  pra tentar esse ano melhorar a experiencia de leitura linear e edição de livros para o books e o source e futuramente outras coisas. Mas o primeiro passo é o pensamento abrangente. 

Atenciosamente.

Em 5 de março de 2012 12:41, Raylton P. Sousa <raylton.sousa@gmail.com> escreveu:
Devo confessar que desde o começo fico surpreso com esse projeto, não pela posição do movimento Wikimedia, mas pela própria Wikimedia Foundation.
Enquanto eu supunha que a palavra de ordem era a integração. Percebo  que a Wikipédia  é visivelmente privilegiada em detrimento dos outros projetos Wikimedia em geral.
Falo isso não por causa do nome, mas pelo fato do projeto não ser abrangente a outros projetos e dispensar outras possibilidades bem interessantes. 
E depois vejo dizer que os outros projetos não caíram no gosto popular. Como poderiam?  

Atenciosamente,