FIquei interessado no da "Rede de Cultura Digital Indígena" (sexta) e no "Informação, Comunicação e Territórios Indígenas: aportes para o debate" (sábado). Tudo a ver com a parceria com o Museu do Índio. Vou pesquisar mais sobre eles.

CB

Em 13 de junho de 2012 19:50, Oona Castro <ocastro@wikimedia.org> escreveu:
Acho que é do interesse de alguns de vocês (principalmente as atividades de quarta-feira, junto às quais faria todo sentido fazer uma da Wikimedia tb).

Rodrigo e Vinicius, se interessar propor uma nesse dia ou em parceria com alguma outra, posso tentar.

Abraços
Oona


---------- Forwarded message ----------
From: Claudia verde <claudiaverde@yahoo.com.br>
Date: 2012/6/12
Subject: (RioPróConferência) Laboratório de Comunicação Compartilhada na CP
To: "rioproconferencia@googlegroups.com" <rioproconferencia@googlegroups.com>
Cc: "comunicativistas@yahoogrupos.com.br" <comunicativistas@yahoogrupos.com.br>, "conferencia_comunicacao_niteroi@yahoogrupos.com.br" <conferencia_comunicacao_niteroi@yahoogrupos.com.br>


Programação do Laboratório de Comunicação Compartilhada
Esta programação está sujeita a alterações antes e durante a Cúpula dos Povos. Confira sempre aqui a última versão ou através do calendário disponível no Google Agenda.

15 até 22/06
18h: Liturgia Sustentável Difusa
Proponente: APAVERDE/ Caravana Carbono Neutro
Descrição:
Festa móvel em um ônibus adaptado, de acesso gratuito a todos os participantes, que circulará por pontos verdes do Rio promovendo a interação entre os participantes por meio da música eletrônica amazônica, como o carimbó, tecnobrega e guitarradas. No interior, serão exibidos em monitores LCD filmes e documentários dos povos de floresta, que provocarão emoções difusas e multi-sensoriais, guiando os participantes por entre os sabores e odores da floresta. Também haverá sessões de discotagem colaborativa e micro-oficinas de discotecagem e DJ, enquanto o ônibus segue até a praia da Macumba. Às margens do Oceano Atlântico serão realizados rituais xamânicos por artistas midia-livristas amazônidas e distribuição livre de sementes de açaí para plantio. Com capacidade para 100 pessoas por dia,  a viagem dura cerca de 3 (três) horas e os participantes serão deixados posteriormente novamente no Centro da cidade.

15/06, sexta-feira
10h – 13h: Roda de Prosa – Rede de Cultura Digital Indígena
Proponente: Rede de Cultura Digital Indígena
Descrição:
A Roda de Prosa da Rede Cultura Digital Indígena debaterá experiências no uso da tecnologia para fins etnomidiáticos, mostrando como as ferramentas digitais auxiliam as comunidades e trazendo propostas para a Cúpula dos Povos. A roda de prosa contará com a presença de convidados do Brasil e de outros lugares do mundo. O bate-papo busca narrar pelo olhar indígena o uso das tecnologias da comunicação e informação para hackear culturas. A Rede Cultura Digital Indígena propõem o respeito à diversidade de olhares e o dialogo intercultural on-line e off-line em uma mostra cultural coletiva.
***
12h30 – 13h30: REDD em Terras  Indígenas
Proponente: Juventude Universitária pelas causas indígenas ( JUCI )
Descrição:
Distribuição de revista em quadrinhos para a população indígena presente no evento, com o tema: “Carbono é de Quem? Entenda como funciona o REDD”. O intuito da ação é explicar para os indígenas participantes do evento como funciona o mecanismo do REDD em terras indígenas, através da teatralização do tema.
***
14h – 16h: Oficina de Comunicação Comunitária
Proponente: Rede Latino-americana de Teatro em Comunidade / Plataforma Puente
Descrição:
O objetivo da atividade é discutir e desenvolver capacitações para a comunicação popular, contribuindo para o projeto de formação em cultura digital e trazer elementos para os processos de mudança social, como a defesa dos direitos humanos, a proteção ambiental e a luta contra a injustiça social e a pobreza. Serão utilizadas diferentes linguagens para abordar essas temáticas, tais como fotografia, TV e vídeo na internet, fanzines e jornalismo.
***
16h – 18h: Afroáudios – Ancestralidades e Gerações
Proponente: Cooperativa Rizoma
Descrição:
Oficinas de áudio com softwares livres e gravações de histórias afro-ameríndias dos mestres griôs. A partir da pesquisa de campo serão realizados grupos de estudos para, através do reconhecimentos dos mestres contadores de historias, captar materiais em áudio para que sejam posteriormente editados no Laboratório. Também serão criados conteúdos educacionais, propondo conteúdos diferenciados e alternativas de inclusão da lei 10.639.

16/06, sábado
10h – 13h30: Informação, Comunicação e Territórios Indígena: aportes para o debate
Proponente: Fundación Ridcharí Indígena
Descrição:
Propomos uma oficina baseada em grupos de reflexão que construam aportes para a discussão sobre comunicação, relacionado-os com os territórios indígenas. O acesso, uso e gestão das tecnologias de informação alicerçam atualmente novos cenários nesses territórios. Serão discutidas as fortalezas e oportunidades dessas tecnologias, assim como suas debilidades e ameaças, decorrentes da visão mercantilista que fundamenta seu desenvolvimento.
***
15h – 17h: Laboratórios enredados: América Latina
Proponente: Mutirão da Gambiarra (MutGamb.org)
Descrição: A partir de uma desconferência entre participantes do Laboratório na Cúpula dos Povos, do LabSurLab 2012 (Quito – Equador) e do CIGAC (Conferência Internacional de Gestão Ambiental Colaborativa – Sousa, Paraíba), serão discutidos pontos de vista acerca de laboratórios de mídia, arte e ciência que façam uso de tecnologias livres na América Latina, assim como suas possibilidades de interação e de produção em rede. O LabSurLab é um espaço de experimentação tecnosocial onde se abordam modelos de organização aberta, educação e criação coletiva, além de metodologias transdisciplinares e experiências de inovação social urbana. Já o CIGAC promove um diálogo dinâmico entre as ciências da gestão ambiental, as redes colaborativas e a inovação social, explorando o papel das tecnologias da informação em rede e de metodologias colaborativas para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para questões ambientais e sociais.

17/06, domingo
13h – 18h: Curta e Compartilhe
Proponente: GEPAT – Grupo de Estudos e pesquisa Arte e Tecnologia – (UFF/Cnpqa)
Descrição:
É difícil imaginar o futuro e não cair no senso comum, imaginando destruição e devastação. No início do século XXI, os discursos sobre “fim do mundo” emergem, mas por que não pensarmos diferente? O ponto de partida para este trabalho são tecnologias digitais disponíveis e de fácil acesso: celulares, software livres e bluetooth. Facilitando a circulação de vídeos, sem a necessidade de conexão a internet, realizaremos uma oficina voltada para jovens e realizaremos uma mostra de microfilmes para celulares na Cúpula dos Povos, criando uma rede offline, que disponibilizará vídeos digitais em um raio de 300 metros do Laboratório.

18/06, segunda-feira
10h – 12h: Áudio em Ação – Macambirando o Digital
Descrição:
Apresentação da metodologia, objetivos e atividades do LabMacambira, um grupo distribuído de desenvolvimento avançado em software livre, iniciado por compositores, arquitetos, pesquisadores universitários e ex-funcionários do Google, atuante principalmente nas áreas de audiovisual e web. Será realizada ainda uma breve oficina prática de áudio digital, utilizando a linguagem de programação Python.
***
14h – 16h: Feira de sementes crioulas & Tecnologias livres no campo
Proponente: Escola da Mata Atlântica
Descrição:
A proposta da atividade é realizar uma feira livre de troca de sementes crioulas, acompanhada de uma conversa aberta sobre como a produção de sementes dialoga hoje com questões ligadas às tecnologias livres, como os programas de código-aberto. Discutiremos a importância da formação de bancos de sementes comunitários e trocaremos experiências práticas sobre o uso de tecnologias livres no campo. Leve suas sementes para trocar!
***
16h – 18h: Arte, Documento e Imagem
Proponente: Rioartmosfera
Descrição:
Laboratório livre de arte e criação em foto e vídeo, que incentivará reflexões sobre imagens variadas de acervos ou mesmo produzidas durante a Rio+20. A partir da interação e intercâmbios entre os participantes, serão formados grupos de ação e trabalho. Com os materiais colhidos durante os eventos da Rio+20 serão montados em trabalhos audiovisuais, a serem exibidos ao final do processo.

19/06, terça-feira
10h – 18h: Hiperorgânico II
Proponente: NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos – EBA/UFRJ
Descrição:
Trata-se de um encontro aberto para trocas entre práticas artísticas e experimentações com base no uso de gambiarras, ferramentas livres (Arduino, Processing e Pure Data) e reaproveitamento de instrumentos sonoros (circuit bending) para a criação de uma orquestra híbrida, composta de máquinas e plantas. O Núcleo Laboratorial NANO demonstrará como construir uma interface eletrônica (shield) para o hardware livre Arduino, para que plantas tornem-se sensores orgânicos capazes de se comunicar com computadores. Na oficina, o Núcleo trabalhará em conjunto com o público para criar conectividade entre os diferentes aparelhos e plantas, locais e em rede com outras partes do planeta, para desenvolver uma uma experiência sonora-visual a partir das experimentações coletivas. Tragam seus brinquedos sonoros, circuitos e ferramentas para criar suas biomáquinas!

20/06, quarta-feira
10h – 11h: Webdesign Aberto – Libertando as novas mídias
Proponente: Ação Social Projeto FE
Descrição:
Como substituir o Flash em produções para web? Com objetivo de mostrar as vantagens do uso de software livre para o planeta, a palestra mostra experiências práticas de seu uso no desenvolvimento web. A idéia é discutir as alternativas livres aos programas proprietários, apresentando opções que profissionais de comunicação e desenvolvedores possuem para evitar a apropriação da internet por grandes empresas, que restringem conteúdos e monopolizam o desenvolvimento de sistemas.
***
11h30 – 12h30: Conheça o Drupal
Proponente: Instituto Socioambiental
Descrição:
Apresentação das principais características do CMS (Content Management System) de código aberto Drupal, uma ferramenta de comunicação on-line para instituições dos mais diversos tamanhos e nas mais diversas áreas de atuação.
***
13h30 – 15h30: Conheça o Joomla!
Proponente: Grupo Pinheiro e Sperle Desenvolvimento Web
Descrição:
Palestra sobre o que é e como ter o melhor com o Joomla!, um CMS (Content Management System) ou “Sistema Gerenciador de Conteúdo” que auxilia na construção de sites para aqueles que não tem conhecimento técnico, tempo ou dinheiro para produzir o seu e contratar terceiros para fazê-lo. O Joomla é um dos melhores CMS que existem no mercado, e isso se dá por três razões: fácil utilização e aprendizado, não exige conhecimento em linguagens de programação e tem inúmeros recursos, além de ser gratuito.
***
16h – 17h30: Conheça o WordPress
Proponente: NucleoDeCulturaDigital.org
Descrição:
Oficina introdutória ao sistema de publicação online WordPress, largamente utilizado por diferentes blogs e sites no mundo todo. Serão abordadas as principais características deste publicador, bem como suas potencialidades e possíveis aplicações. Os participantes poderão instalar localmente o WordPress para ter noções básicas de configuração e publicação neste sistema.

21/06, quinta-feira
10h – 12h30: Comunicación medioambiental, universidades y crisis socio-ecológicas / Comunicação ambiental, universidades e crises socioecológicas
Proponente: Centro de Estudios de Medio Ambiente y Desarrollo, Centro para el Desarrollo Sustentable, (Universidad de Uppsala – Suecia)
Descrição:
Los principales objetivos de este workshop son discutir y analizar el potencial, las limitaciones y los problemas de la comunicación medioambiental en la actualidad y el rol de las universidades en tiempos de crisis socio-ecológicas y en relación a la comunicación medioambiental en este contexto.La actividad contará con la participación de un grupo de investigadores del Centro de Estudios de Medio Ambiente y Desarrollo y el Centro para el Desarrollo Sustentable de la Universidad de Uppsala en Suecia. Este centro se caracteriza por ser un lugar en el cual estudiantes tienen la posibilidad de organizar, planificar y ejecutar cursos orientados a temas ambientales y de desarrollo. Las experiencias de los últimos años en el centro muestran que existe un creciente interés por entender mejor y analizar lo que se denomina comunicación medioambiental. Preguntas que surgen en este contexto y que pueden ser discutidas en el workshop son ¿cuales son las perspectivas en torno a la comunicación medioambiental en otros contextos y lugares? Y ¿cual es el rol de las universidades en relación a procesos de comunicación medioambiental en tiempos de crisis socio-ecológicas? El workshop se iniciará con una breve presentación introductoria y continuará con una discusión abierta en el cual los participantes podrán también proponer puntos para la discusión y que estén relacionados con los temas propuestos para el workshop.
O workshop irá discutir e analisar o potencial, limitações e problemas da comunicação ambiental na atualidade e o papel das universidades em tempos de crises socioecológicas. A atividade contará com a participação de um grupo de pesquisadores do Centro de Estudos de Meio Ambiente e Desenvolvimetno e do Centro para o Desenvolvimento Ssutentável da Universidade de Uppsala, na Suécia. Neste local, estudantes têm a possibilidade de organizar, planificar e executar cursos sobre temas ambientais e de desenvolvimento. As experiências dos últimos anos mostram um crescente interesse por entender e analisar o que se denomina comunicação ambiental.  Algumas questões surgem deste contexto e podem ser discutidas no workshop: Quais as perspectivas em torno da comunicação ambiental em outros contextos e lugares? Qual o papel das universidade em relação a processos de comunicação ambiental em tempos de crises socioecológicas? A atividade será realizada em espanhol com tradução simultânea para inglês
***
12h30 – 13h: Comunicação: O cinema como recurso pedagógico na educação ambiental
Proponente: Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará
Descrição:
Exposição do projeto de pesquisa-ação em educação ambiental denominado Cinema e Meio Ambiente na Escola, realizado nos municípios de Colares e Vigia, zona rural do Estado do Pará. O objetivo do projeto é formar as COM-VIDAs (Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida e Agenda 21 na Escola), em 07 comunidades escolares, utlilizando o cinema como agente mobilizador para o protagonismo juvenil, numa região dominada pela cultura do fogo e por madeireiros.O relato traz as COM-VIDA como estratégia contribuitva para a mobilização da juventude e o cinema como ferramenta pedagógica para a Educação Ambiental.
***
13h – 14h: Comunicação científica: funcionamento, divulgação, disseminação
Proponente: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/FIOCRUZ
Descrição:
Palestra sobre o funcionamento dos mecanismos da comunicação científica, revisão por pares e divulgação de pesquisas científicas. Serão discutidas as complicações deste caminho de informação científica para a sociedade e como isto pode contribuir para a manutenção de desigualdades sociais e ambientais hoje.
***
14h30 – 17h30: Produção gráfica com software livre
Proponente: GNUGRAF
Descrição:
O objetivo da ação é mostrar de maneira prática ao público que é possível produzir qualquer tipo de peça gráfica utilizando somente programas livre e de código-aberto durante todo o processo. A palestra contará com uma introdução ao software livre e demonstração das principais ferramentas gráficas disponíveis, como o Inkscape (para desenho vetorial, equivalente ao Corel Draw ou Illustrator); Gimp (para edição de fotos, equivalente ao Photoshop) e Scribus (para diagramação editorial, equivalente ao Indesign e QuarXPress). Além de serem gratuitos e de código-aberto, todos eles possuem ainda versão tanto para sistemas Linux quanto para Windows. A oficina envolverá ainda a produção de um cartaz, desde seu rascunho inicial, passando pela manipulação das imagens, inserção dos elementos gráficos e texto e, por fim, finalizando com o fechamento do arquivo e a impressão.

22/06, sexta-feira
12h – 12h30h Filhas da Esperança
Proponente: Peace Reporter
Descrição:
Apresentação sobre a situação das mulheres palestinas que vivem há décadas em um campo de refugiados no Líbano, o Campo de Chatila. A jornalista Lucia Helena Issa esteve por quatro vezes neste campo de refugiados, onde diversas pessoas sobrevivem sem nenhum direito civil, pois não são considerados libaneses no Libano, nem palestinos em Israel. Atualmente, são mais de 400 mil refugiados no Líbano e o Campo de Chatila é considerado pela própria ONU uma das áreas mais vulneráveis. Esperando há decadas a decisão da ONU de criação do Estado palestino, um grupo de mulheres em Chatila lidera agora uma luta pela paz no Líbano, lado a lado com judias.
Trata-se de um encontro aberto para trocas entre práticas artísticas e experimentações com base no uso de gambiarras, ferramentas livres (Arduino, Processing e Pure Data) e reaproveitamento de instrumentos sonoros (circuit bending) para a criação de uma orquestra híbrida, composta de máquinas e plantas. O Núcleo Laboratorial NANO demonstrará como construir uma interface eletrônica (shield) para o hardware livre Arduino, paraque plantas tornem-se sensores orgânicos capazes de se comunicar com computadores. Na oficina, o Núcleo trabalhará em conjunto com o público para criar conectividade entre os diferentes aparelhos e plantas, locais e em rede com outras partes do planeta, para desenvolver uma uma experiência sonora-visual a partir das experimentações coletivas. Tragam seus brinquedos sonoros, circuitos e ferramentas para criar suas biomáquinas!
 

--
---------------------------------------------------------------------------------------------
O movimento pela democratização da comunicação do Rio de Janeiro se unificou na Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação (Fale Rio) e criou uma lista unificada: https://groups.google.com/group/falerio
 
Confira o histórico de mensagens desta lista: http://groups.google.com/group/rioproconferencia


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l