Duas coisas

Acho que o canal está errado, isso poderia ser discutido aqui: http://pt.wikibooks.org/wiki/Conhecendo_o_Movimento_Wikimedia, pois ali são manuais de como contribuir com os projetos, e se não for ali, tem que ser em um domínio bem mais amplo dentro da Wikipédia. Ou ainda, no lugar que é para fazer contato com o público brasileiro: br.wikimedia.org! Isso é uma das funções de chapter!

Outra coisa, esses vídeos não são baratos, vídeos de 30 segundos com narrador, 2 mil reais pra cima. Ou seja, precisaríamos de voluntários aptos a narrar, a editar, a gravar os vídeos e fazer a pós-produção.




A única justificativa que eu vejo para fazer sobre a asa do programa Wikipédia na Universidade, é usar as universidades! Se quiserem fazer algo envolvendo os cursos de comunicação dentro das universidades, eu, primeiro vejo motivo, segundo vejo que pode ter uma relação com o programa.

Sem esse adendo, acho que o vídeo é muito custoso, para pouca reverberação, isso é coisa para gringo ver. Com a mesma energia, dá para montar várias apresentações em vários instituições de ensino ou cultura e ter um resultado melhor. Coisa que não o fazemos.

Gosto sim da ideia de criar vídeos tutoriais, os que são totalmente funcionais, didáticos, sem frescuras. É só uma questão de prioridades e de otimização do uso de energia, pois eu sei o trabalho que dá.

Quanto aos vídeos institucionais, tal como o argentino, eu só o faria se eu tivesse um apoio de uma universidade para bancar tudo, ou uma grande empresa de mídia. Sem retirar um centavo de dinheiro de doação. Com o risco enorme de se queimar por isso...
No caso da argentina fica claro como é para gringo ver, cadê o vídeo aqui: http://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Portada?
Se é um vídeo institucional, que facilite a vida do leitor, qual o motivo dele não estar na capa? Eu sei o motivo, WMAR não é WP-es, e não houve uma negociação producente para deixar isso na capa, e esse é o meu maior medo. Faz-se algo bom, para que a comunidade que mais se beneficiaria não usar por besteiras, e ai o parceiro que gastou uma grana e uma energia no projeto, não tem retorno, por isso a queima...


A propósito, o video da Índia tem VDA... se ele sair do ar, já sabem o motivo.

--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 97 97 18 884