Sim, Ewout, esse é um bom exercício. E também um bom ponto. Era outro argumento importante, acho que a Yaso foi quem mais bateu nele (era relacionado ao ponto de a Wikipédia ser uma entre tantas outras fontes de informação).

A linha de argumentação do Demi é semelhante à da WMF. Nos EUA, quem vi se posicionar mais fortemente contra foi a Access (https://www.accessnow.org/blog/2014/08/08/wikipedia-zero-and-net-neutrality-wikimedia-turns-its-back-on-the-open e https://www.accessnow.org/blog/2015/04/22/facebook-en-la-oea-y-zero-rating-neutralidad-en-peligro-en-latinoamerica).

Embora concorde racionalmente com vários dos argumentos, tenho apreço pela ideia de mais pessoas terem acesso à Wikipédia. Mas concordo que não vai resolver o problema de acesso ao conhecimento e tampouco que a Wikipédia é a única fonte de conhecimento na internet. E que, pensando em governança da internet, esses projetos vão na contramão do que defendo (inclusive, Intervozes, organização na qual sou voluntária desde a fundação, acredita que projetos de zero-rating violam a neutralidade da rede) .

Abs!

Em 7 de maio de 2015 16:57, Ewout ter Haar <ewoutterhaar@gmail.com> escreveu:
É um assunto interessante para deixar a gente pensar: argumentar contra internet.org e um acesso ao internet regulado pelo facebook é fácil (e o Sérgio Amadeus faz isso muito bem). Ninguém gosta de Facebook e os danos a privacidade são óbivos.  Mas é mais legal, intelectualmente, testar seus princípios de NR e internet aberto quando entra em conflito com os interesses de uma organização como Wikipedia, que todos nós gostam e cujas intenções indiscutivelmente são boas.

Pois bem, acredito que o WP-zero só é justificável se você achar que não pode ou deve haver "outro" ou "próximo" wikipedia. O argumento contra WP-zero faz sentido se conseguir imaginar um projeto melhor que Wikipédia, mas que seria inviabilizado por causo do zero-rating do WP. Por isso sou contra WP-zero: certamente há outras formas de criar e disponibilizar conteúdo livre, alguns melhores ou diferentes que WP. Mas como um projeto novo vai competir com WP disponível gratuitamente?

É como os abusos de direitos autorais: nada faz sentido se você aceitar o frame das corporações de conteúdo que direito autoral seria um equilíbrio entre os interesses do público e os criadores. Abusos como as extensões do prazo (50, 70 100 após a morte do autor) e os privilégios na Lei para a industria de conteúdo somente fazem sentido se você reconhecer que há um terceiro ator em jogo: os intermediários entre público e criadores, as corporações e conglomerados de mídia que defendem seus interesses e a própria existência.

De forma análoga, nada no debate de zero-rating faz sentido se você aceitar o frame que estamos falando de somente 2 atores: pessoas e informação e que a rede é um mero duto entre os dois. Neste frame (adotado pelo Demi Getschko [1], na minha opinião), faz sentido não se preocupar muito sobre "modelos de negócio" e ter uma abordagem de NR somente "técnica". Mas na verdade há um terceiro tipo de ator, os novos intermediários entre as pessoas e a informação: Google, Facebook e, sim, Wikipedia.

São estes novos intermediários entre a gente e a informação que estão a favor do zero-rating, defendendo os seus interesses e a própria existência.

Ewout


[1] http://www.omci.org.br/jurisprudencia/34/telefonia-celular-e-neutralidade-de-rede/

2015-05-07 15:36 GMT-03:00 Oona Castro <oonacastro@gmail.com>:

Daniel,
Ano passado fiz uma sondagem sobre isso com organização da sociedade Civil bem ativas na disputa em torno do Marco Civil.
Meu entendimento pessoal era de que tecnicamente o WP0 violava a neutralidade, mas por N razões ele era um bom projeto. Sem fins lucrativos, sem obtenção de dados pessoais, sem necessidade de cadastro, sem violação de privacidade, sem vender o usuário pra um anunciante, sem exclusividade de contrato com alguma operadora etc..
Na sondagem que fiz, todos que se manifestaram em relação ao assunto afirmaram que WP0 violava NR.
E listaram alguns tipos de questões não técnicas. Entre as questões políticas estariam esse tipo de projeto legitimar outros que incorrem em problemas de concorrência / concentração econômica;  Outra questão levantada foi o fato de a Wikipédia ser uma entre tantas fontes de informação. Outra seria a não resolução do problema do alto preço cobrado do consumidor pela conexão e a oferta de um serviço que, se o usuário clicar num só link pra fora do site ele já paga e muito. Tem outros, mas estou escrevendo do metrô e não me lembro de todos agora.
Os que mais me pegam são o argumento técnico (se a definição é técnica, então o são os critérios) e o de se criar uma internet "paralela", murada, de alguns sites, pra uma parte da população que sofre privação econômica, desigualdade de renda e classe.
É melhor com Wikipédia do que sem nada? Certamente. Mas não sei se essa pergunta é correta.
Outra questão delicada é: a wmf não requer dados, mas ao figurar no internet.org, permite q o FB requeira?
A wmf defende que não há violação porque não cria fast lanes. Tem um texto do Erik Moeller sobre isso. Só buscar net neutrality erik wmf Wikipédia zero.
Ele publicou qdo Chile e Brasil discutiram isso (lá já discutindo projeto em si e aqui, Marco Civil).
Também foi debatido na wikimedia-l, lista do movimento global da wikimedia. Vale dar uma olhada.
Abs!

Em 07/05/2015 13:51, "Daniel Neis" <danielneis@gmail.com> escreveu:
ah!

se vale um apêndice

eu gostei bastante de uma parte do texto da mozilla
que defende que embora essa prática de oferecer partes
da internet não seja a melhor prática,
ir no caminho de proibir não é interessante, por diversos motivos
equiparáveis a várias coisas proibidas que vemos por aí,
e que o mercado acaba dando jeito de burlar.
regularmentar e discutir é sempre melhor do que virar as costas e proibit =)

abraço!

2015-05-07 13:48 GMT-03:00 Daniel Neis <danielneis@gmail.com>:
Olá, Ewout

comecei a assistir a palestra mas não fui até o final,
vou te dizer que tenho uma preferência pela leitura, hehe

semana passada surgiu uma discussão interessante sobre o assunto
na lista netpolicy@mozilla.org
e também no https://discourse.mozilla-advocacy.org/
iniciada por um pessoal da india

pessoal da mozilla se posicionou também através dos blogs
depois da discussão.
a mitchell baker já tinha se posicionado na lista, mas essas
são posições "mais oficiais" digamos assim
https://blog.mozilla.org/netpolicy/2015/05/05/mozilla-view-on-zero-rating/
https://blog.lizardwrangler.com/2015/05/06/zero-rating-and-the-open-internet/

nesses links tem também o link para a carta que a mozilla mandou para o governo indiano

depois de tudo isso e refletindo um pouco

não acredito que o wikipedia zero seja mal, e também não é mau,
pois no fim a instenções da fundação são até boas, eu acredito,
mas certamente não é o melhor caminho para promover
a inclusão, visto que é também fornecer um pedaço da internet,
quando talvez o melhor seria fornecer a internet inteira, como faz
a mozilla em bangladesh e outros lugares citados nessas discussões

enfim, tudo isso muito produtivo, interessante e importante

amanhã vai ter uma discussão sobre isso com sérgio amadeu,
flávia lefevre e  galera do coletivo digital
segue em anexo a divulgação
vai ter streaming ao vivo =)




2015-01-18 23:03 GMT-02:00 Ewout ter Haar <ewoutterhaar@gmail.com>:

Oi Daniel,

Se gostaria ser questionado nas suas suposições, recomendo assistir esta apresentação (feito 3 semanas atrás no 31c13):
  https://www.youtube.com/watch?v=piP_OW8da0Y&list=PLOcrXzpA0W83uyr5LX-U47F3V5IfAZ-UP&index=56
especialmente a partir do aprox. minuto 39.

Quando fiquei sabendo do WP0 li um pouco e cheguei na conclusão que já que é WP, sem fins lucrativos e não tem dinheiro mudando de mãos, tudo bem.

Mas esta palestra me fez mudar de ideia e agora penso que WP0 é mal.

Ewout

2015-01-18 22:11 GMT-02:00 Daniel Neis <danielneis@gmail.com>:
Olá, Pessoal

tudo bem?
Eu sou novo na lista, porém um antigo usuário (e sempre que posso, contribuidor) da wikipedia e outros projetos da wikimedia =)

Ano passado "descobri" o Wikipedia Zero:

"Volunteer Wikipedians around the world work hard to compile the sum of all human knowledge, to make it freely available to every single person on the planet. For many readers in the Global South, the primary (and often only) access to the internet is via mobile. However, mobile data costs are a significant barrier to internet usage. We created Wikipedia Zero so that everyone can access all the free knowledge on Wikipedia, even if they can't afford the mobile data charges. "
https://wikimediafoundation.org/wiki/Wikipedia_Zero

Eu achei esse projeto realmente fantátisco e é um ponto importante atualmente quando está se falando sobre neutralidade na rede, questões do a serem discutidas agora que o brasil tem o "marco civil da internet".

Ultimamente vemos só a dominação de facebook/whatsapp (mesma empresa) com as telecoms oferecendo "pacotes de dados gratuitos para estas ferramentas" e logo pensamos em proibir este tipo de comportamento.

Mas a proibição, assim como boa parte das coisas, muitas vezes acaba trazendo prejuízos, como nesse caso proibir este tipo de "gratuidade" para as redes sociais poderia "minar" ou até "penalizar" projetos como este da Wikipedia Zero.

Diante do exposto, gostaria de "ouvir" (ou ler) de vocês como podemos colaborar para que tenhamos uma regulamentação que permita esse tipo de projeto e também que façamos propaganda e demandemos a implantação do Wikipedia Zero no Brasil.

Grande abraço!

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l