Postei o anuncio na wikipedia, mas vai pra cá tb.

Aos interessados no Editor Trends, saiu o resultado da pesquisa (http://strategy.wikimedia.org/wiki/Editor_Trends_Study/Results)  (em ingles). Ver também March 2011 Update (http://strategy.wikimedia.org/wiki/March_2011_Update) (em ingles tb, alguém quer traduzir?)

A conclusão é ... basicamente o que todos nós já sabíamos mas agora apoiada por gráficos. A retenção está baixa, precisamos melhorar a recepção de novatos e retenção dos usuários, etc, essas coisas de sempre.

A novidade pra mim é que as coisas mudaram mesmo de 2005 para 2007. De 2008 pra cá está estabilizado (estabilização em um ruim baixo, mas estabilizado). Ou seja, se tem algo errado, estamos fazendo algo errado já a muito tempo.

A retenção de veteranos é de 80%. Todo mês ''perdemos'' 20% (20% não editam naquele mes, mas podem estar apenas de wikiferias). Então a saída / férias de veteranos é um processo bem mais natural que eu pensava, e as pessoas faziam tanto estardalhaço quando isso acontecia, não sei porque.

Outra análise que achei interessante é a velocidade para fazer a 10ª edição. Mantém 30% dos novatos fazendo 10 edições no dia de registro, mas passado o primeiro dia está demorando cada vez mais para fazer a décima. Com o tempo ficou mais difícil de achar onde fazer a edição? Impacto inicial na recepção, perde o animo, e depois tenta de novo? As pessoas estão se cadastrando só para fazerem pequenas correções em artigos ao invés de editar largamente? Há estimulo para "cadastre-se e corrija o erro"?

Claudio Barbosa