Como estão receptivos a opiniões de gente nova, me sinto na liberdade de espressar minhas impressões, opiniões e espectativas:
Minha primeira impressão ao ver a página do Wikimedia Brasil no meta foi a de estar num projeto abandonado, pois ao olhar o histórico das páginas vê-se que as edições são raras e as útimas edições de cada página têm geralmente alguns meses. No entanto, ao olhar os arquivos de discussões de 2008 e a lista de interessados nota-se que no ínicio muitos editores se interessavam na criação do capítulo, mas com o passar do tempo algo fez com que o interesse diminuisse, penso que em parte tenha sido devido à dificuldade de reunir pessoas de lugares tão distantes do país em uma sede, mas provavelmente não foi apenas por isso, pois o Wikimedia São Paulo, que não teria esse problema, parece estar muito mais abandonado.
Concordo que temos ainda poucos participantes ativos para se formar um capítulo, mas pelo que reparei nas páginas de mutirões do meta e do ning a situação não é muito diferente nos mutirões, tomara que eu esteja errado, mas os mutirões parecem não estarem gerando grandes resultados, o que me leva a crer que seja interessante considerarmos uma solução alternativa.
Considero a formalização do capítulo tão importante quanto os mutirões, pois eles se completam. Os mutirões precisam de uma instituição que os coordenem e dê apoio e o capítulo precisa da acessibilidade dos mutirões para conseguir mais colaboradores. Um capítulo com uma sede fixa seria também fundamental para mantermos relações com universidades, associações, centros de cultura, entre outros parceiros, pois entidades civis terão resistência em manter relações com grupos de voluntários sem compromisso formal. Outra vantagem do capítulo e os mutirões coexistirem seria na hora de arrecadar doações, pois o capítulo brasileiro não dependeria de muitos recursos para coordenar os mutirões, e com isso poderiamos apresentar muito mais resultados ao pedir doações. Penso que as empresas brasileiras ultimamente estão mais dispostas a patrocinar atividades socioculturais, não é raro vermos propagandas em que elas demonstram isso, nós já temos na visão da Wikimedia de propiciar "que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todo o conhecimento", que é um grande e louvável objetivo, se demonstrarmos um comprometimento sério com esse objetivo, que só seria possível com a formalização do capítulo, creio que não teremos dificuldades em conseguir doações.
Minha principal espectativa nesse projeto é inserir os projetos Wikimedia no dia-a-dia do meio acadêmico, vejo essa como a principal utilidade e também a potencialidade mais subutilizada dos projetos Wikimedia. Desde o ensino fundamental até o esino superior os professores costumam utilizar projetos escolares como uma ferramenta de complementação e consolidação do ensino, e é justamente aí que os projetos Wikimedia entram. A liberdade de edição e a imensa variedade de assuntos permite inúmeras possibilidades da utilização dos projetos Wikimedia nas escolas e universidades, só precisamos criar uma ferramenta que ajude o professor a escolher a melhor forma de inserir a Wikimedia dentro de seu curso.
Penso que o mais importante por hora seria definir como serão os trabalhos do Wikimedia Brasil daqui para frente, no meta as páginas que deveriam definir isso (2009 e agenda) não tem nada de concreto sobre o capítulo ou os mutirões, sem um planejamento fica difícil atingir os objetivos.
É muito bom ter gente nova, que chegue aqui com as impressões de quem está de fora. Um dos problemas de trabalhar e participar de um determinado projeto durante muito tempo é que acabamos perdendo o referencial leigo. Por isso pesquisas com o público são extremamente importantes e feedbacks de pessoas não envolvidas são essenciais. O problema é que depois de começar a se envolver, deixa-se de estar de fora e perde-se esse referencial leigo...
Nas páginas sobre FAQ e capítulo, acho que o viés está meio desbalanceado, porque atualmente a WikiBrasil está mais para mutirão do que para capítulo e não há nenhuma perspectiva de transformá-la em capítulo. Isso não significa que futuramente ela não se torne um capítulo. O que ocorre é que, salvo engano, a formalização não está no nosso horizonte.
Pelas discussões que houve durante os últimos meses foi possível perceber dois aspectos importantes para a estruturação da WikiBrasil:
- ainda não temos massa crítica coesa para formalizar um capítulo (quando tivermos, um capítulo torna-se viável), e
- um mutirão pode ser a melhor forma de trabalhar projetos relacionados à Wikimedia e ao conhecimento livre (assim, mesmo com massa crítica coesa para formalizar um capítulo, tal formalização pode não ser interessante).
Na seara dos capítulos, é muito interessante o relato do Abdo e do Thomas (que foram à Alemanha e participaram do encontro de capítulos). Discutimos esse encontro numa reunião via IRC, em 2009.mai.06.
Na prática, a Carta de Princípios já substituiu as propostas de estatutos e tem inclusive uma versão em inglês (Statement of Principles). Aliás, alguém sabe ou lembra a atual situação da Carta de Princípios e do nosso status de mutirão perante a Wikimedia Foundation (WMF)?
Aproveitando a deixa, na página da WMF sobre capítulos ainda aparecemos como Instituto Wikimedia Brasil. Isso obviamente pode induzir muita gente a erro. Não seria melhor buscarmos todas as referências incorretas sobre a WikiBrasil e tentar mudá-las? Assim, vamos limpado e homogeneizando as diversas referências à WikiBrasil nos sites dos projetos da Wikimedia.
Abraços,
Joaquim