​Queridos Amigos, Colegas, Todos

Tudo bom?

Escrevo para lhes apresentar um projeto que coordeno desde meados de 2011 na Universidade Federal Fluminense, pelo Departamento de Estudos Culturais e Mídia, e que, agora, entra em nova fase. Trata-se de uma ação que conjuga pesquisa, extensão e inovação tecnológica, que atende sob a alcunha de #MUSEUdeMEMES <http://www.museudememes.com.br>. Nossa ambição é tornar esta plataforma referência na pesquisa científica brasileira sobre memes e produção colaborativa na internet.

O "museu" em questão consiste de uma experiência de encontros presenciais e exposições trimestrais, abertos ao público (intercalados com encontros quinzenais para leituras e discussões em grupo), e, agora, um website, em que hospedamos os conteúdos que temos produzido até aqui, alunos e professores da graduação em Estudos de Mídia/UFF. Meu foco específico de pesquisa é a interface entre memes, culturas políticas e comportamento eleitoral, mas o projeto congrega diferentes interesses e uma série de outras pesquisas, concluídas e em andamento.

A expectativa é produzirmos e circularmos não apenas conteúdos sobre os memes em si, mas especialmente artigos e ensaios com uma reflexão de fôlego sobre a pesquisa e os desafios impostos pelo campo em que nos inserimos. Assim, o #MUSEUdeMEMES, traz basicamente quatro tipos de conteúdo: (1) um pequeno acervo de posts informais sobre memes brasileiros, que constituem nosso acervo; (2) os materiais que apresentamos nos encontros presenciais, como slides, fotos, vídeos etc.; (3) um conjunto de posts mais longos sobre pesquisa com memes, que debatem aspectos teórico-epistêmicos e metodológicos; e, ainda e principalmente, (4) uma extensa base de dados sobre pesquisas acadêmicas relacionados ao universo dos memes e comunidades virtuais. O site é voltado sobretudo para pesquisadores da Comunicação, das Ciências Sociais, Educação, Artes, Filosofia e áreas afins, mas pode também servir como fonte de referência e consulta a quaisquer interessados.

Convido todos, então, a acessarem o website do projeto <http://www.museudememes.com.br>, e peço a ajuda dos amigos na divulgação aos contatos mais próximos. Aqueles que tiverem interesse em conhecer um pouco mais da iniciativa, e/ou a colaborar com o projeto de alguma maneira, fiquem à vontade para me contatarem por este email.

Agradeço se puderem passar esta mensagem adiante, no melhor espírito "viral". ;)

Abraços.
_