Apenas respondendo a parte que me cabe, creio que me interpretou mal Teles.

Eu não disse que o catalisador foi um suuuuuucesso, inclusive sempre achei o modelo pouco sustentável e arriscado, mesmo fazendo parte dele em tempo parcial(isso mesmo, boa parte do tempo que gastei aqui tb era voluntário como o de vocês).

O que eu disse foi que é achei interessante notar que boa parte das atividades colocadas no relatório vieram de apoio e articulação do catalisador ou contatos repassados/apresentados pela Oona em seu papel de diretora do Programa Catalisador Brasileiro, ou seja, com suas limitações e problemas, o catalisador realmente catalisou. Talvez o custo/benefício não tenha valído a pena(essa é uma outra discussão), mas que o programa catalisou... sim, catalisou :-)

Creio que podemos tentar ser um pouco mais cordiais uns com os outros daqui pra frente. Por mais que aparentemente somente 5 ou 6 discutam o tema aqui, há um numero grande de interessados no movimento, que acabam sendo repelidos pelo tom das acusações e ofensas.

Ja recebi pelo menos uns 5 emails em privado de pessoas que entraram aqui a meu convite e estão ficando espantados com o tom das acusações e brigas.

Essa lista é aberta e possui um público variado, que vai de jovens entusiastas a jornalistas, professores, pesquisadores, coordenadores de projetos e pessoas de deptos do governo que ao longo dos anos convidamos ou se juntaram a nós por interesse em contribuir.

So, keep calm and keep editing!!!

"Não existe trabalho ruim o ruim é ter que trabalhar"
- Seu Madruga


 Atenciosamente

Rodrigo Padula

Em 25 de fevereiro de 2015 23:21, Lucas Teles <teleswiki@gmail.com> escreveu:
Existe grande diferença entre discordância e insulto. A primeira requer respeito. Chamar de "gentalha" e "puxa-saco" é insulto - parece necessário dizer.

O report talvez sirva mais para quem disse que 'nada' foi feito. Comparar com o catalisador não é justo pelo que o Vini já citou. O trabalho listado foi o único voluntário entre os dois. Inclusive, dizer que os voluntários são os que querem tirar algum proveito vindo de quem apenas fez trabalho pago (ou de quem não fez nada) é um tiro no pé. A diferença evidente é que os voluntários não foram pagos. Todo respeito a quem foi pago e honestamente tentou cumprir seu papel; também não acuso estes de terem tirado proveito. Também não concordo com a ideia de que aparecem apenas em eventos de viagens. Alguns dos eventos foram criados pelos próprios voluntários, ás vezes em suas próprias cidades, tirando dinheiro do próprio bolso para locomoção, alimentação, etc e sem nem pensar em pedir reembolso. O próprio Raylton que comentou aqui faz isso muito bem e eu como membro do grupo procuro ajudar um pouco quando posso, algo que sei que outros fariam se estivessem próximos.

Padula, não apenas eu discordo de você com relação a fazer parecer que o catalisador foi esse sucesso todo. Acho que a ideia do catalisador foi boa no início e apenas não mudaram os rumos quando viram que as coisas não iam bem. Não foi o grupo que limou o catalisador; foi a falta de resultados esperados para o investimento que houve. Isso foi percebido pela fundação antes mesmo que falássemos a nossa opinião. O próprio Asav deixou bem claro que viu pontos positivos no catalisador (eu vi também) e que respeita o trabalho que foi feito, mas que a falta de resultado está óbvia nos números e continuaria óbvia, mesmo que o grupo falasse bem dele.

Se tem voz no grupo, não precisa espernear, perder o controle, levar a bola pra casa e dizer que não vai mais jogar o jogo pra ser ouvido e recorrer à ofensa para chamar atenção... a ofensa demonstra fragilidade na comunicação do emissor apenas. É demonstrar maturidade dizer sua opinião, sem insulto, visando melhorar. Se tem respeito, será ouvido.

O grupo é novo e tem perdido tempo com brigas internas. Ninguém nunca disse que o grupo é perfeito e que está isento de melhoria. Ninguém mais sabe dos defeitos do grupo que os próprios membros. Estamos aqui pra ouvir críticas construtivas e ser melhores, mas muitas vezes discussões infantis geram mais quórum do que qualquer outra. Aliás, quem insulta hoje já criticou insultos de outro no passado e já insultou atuais aliados. Perde-se o sentido e até mesmo a raiva que às vezes é necessária e banalizada. Que venham os insultos se é esta sua melhor forma de contribuição. Estamos acostumados com eles desde a infância.

"Quando perceber que o adversário é superior e a partida está perdida, seja ultrajante e ofensivo. Uma só grosseria supera qualquer argumento."

A. Schopenhauer.

Em 25 de fevereiro de 2015 22:31, Raylton P. Sousa <raylton.sousa@gmail.com> escreveu:

Luiz... Eu acho isso bom cara (sendo briga ou não) fiquei feliz de ver um bate papo longo novamente na lista. Só não respondi pq faltava tempo mesmo! E eu tenho um filtro que coloca emails muito longos em uma etiqueta meio abandonada. Pra ler depois (gestão de tempo).

--------------------------------------------
Q: Why is this email five sentences or less?
A: http://five.sentenc.es


Em 25 de fevereiro de 2015 22:22, Luiz Augusto <lugusto@gmail.com> escreveu:

2015-02-25 22:12 GMT-03:00 Raylton P. Sousa <raylton.sousa@gmail.com>:
Não li a outra thread da gringa pq não tinha tempo (parecia briga e tinha emails longos demais). [...] Só que é difícil mesmo trabalhar coletivamente, não só na wiki. 

Basicamente é esse o problema. Quando questionamentos são encarados como briga a ponto de acabarem virando briga de verdade =/

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--

Lucas Teles
Steward at Wikimedia Foundation.

Administrator
at Portuguese Wikipedia.
https://meta.wikimedia.org/wiki/User:Teles
Contact me:
Skype < lucastelesr >
Mobile: < 55 71 9374 2725 >
I am a Wikimedia volunteer.
Wikimedia Foundation can not be held responsible for my actions.


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l