Estava eu vendo esse vídeo, falando do "ser poeta" e lembrei dessa discussão do "ser artista": http://www.youtube.com/watch?v=XTHS1y2kibk&feature=related
Penso que somos herdeiros dos poetas que levaram até o fim e podemos fazer jus a isso, a questão é: como? Se a criação artística pertence a todos (e tenho acordo com isso), fica ainda uma pergunta difícil, como mantém-se (comida, roupa, casa) o artista nesse nosso muno capitalista?

Em 22 de maio de 2010 13:12, bvh <vh1066@terra.com.br> escreveu:
Participei mto dessa discussão, em diversos grupos, ao vivo e por e-mail. Fui diretora da UBE-União Brasileira dos Escritores por 10 anos (saí em março deste ano), e em 2008-2009 o assunto ocupou candentemente os autores -- principalmente os teatrais e de cinema, mas tb os de livros e de artes visuais.

Pra mim é bem difícil debater isso, pq minha "crença" é completamente diferente da dos autores de um modo geral. E, se digo o q penso, estou de certa forma "traindo a classe". Agora, fora da diretoria, fico mais livre para dizer qq coisa...

Acho q autoria TEM de ser respeitada, crédito deve ser dado a quem inventou o q quer q seja no campo das artes-- uma sinfonia, um poema, whatever -- MAS não considero justo q alguém ganhe dinheiro por um dom com o qual nasceu e pelas obras q faria de qq jeito -- se não fizer, morre sufocado. E q os "artistas" q não sufocam se não produzirem sua arte queimem  num inferno, se inferno existe.

Não estendo este conceito a software, por exemplo, pq é bem diferente. Desenvolver um software é "trabalho". Depende de conhecimento adquirido. Arte não deveria ser trabalho. Se 'escrevo' desde antes de saber escrever (ditava para quem soubesse), devo receber pagamento por algo q é um "dom"? Se recebi um dom q não foi dado a todos, devo ser recompensada por isso com grana? O dom em si já não é privilégio q chegue? Estou soando pretensiosa?

Todo dom pode sr usado tb para trabalho. Se faço "coaching" para um romancista, se escrevo textos para um gde empresa, isso é trabalho q tem de ser remunerado. Um compositor não deveria ser pago pelas canções q criou, mas somente pelos shows, q são trabalhosos. A criação artística? Essa pertence a todos. Ou deveria pertencer.

Enfim: o mundo precisa dos saltimbancos, os artistas pagos. Mas quem cria as obras q os saltimbancos encenam e publicam merece só o crédito. Q toda obra de arte seja de domínio público, mas com crédito sempre corretamente atribuído.

abraço!

Betty

Everton Zanella Alvarenga wrote:
---------- Forwarded message ----------
From: Carolina Rossini <>
Date: Fri, 21 May 2010 15:32:58 -0700
Subject: [sociedade-civil] "financiamento semente"
To: rea-lista@googlegroups.com, Lista da sociedade civil para discutir
a reforma da lei de direitos autorais
<sociedade-civil@lists.gpopai.org>, Lista LDA
<sociedade-civil@gpopai.org>

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l
  

No virus found in this incoming message. Checked by AVG - www.avg.com Version: 9.0.819 / Virus Database: 271.1.1/2889 - Release Date: 05/22/10 03:26:00

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Haydée Svab
http://blog.hsvab.eng.br/