O Commons aceita a FAL, mas  não a CC-NC-SA (a não ser que eles licenciem em conjuto com outra licenca que possa ir ao commons.)
_____
Béria Lima
(351) 925 171 484

Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.


2011/10/20 Mateus Nobre <mateus.nobre@live.co.uk>
O Commons aceita licenças NC.

Tem algumas exceções, a FAL por exemplo.


_____________________
M
ateusNobre
MetalBrasil on Wikimedia projects
(+55) 85 88393509
              30440865



Date: Wed, 19 Oct 2011 17:27:40 -0700
From: pietro@usp.br
To: wikimediabr-l@lists.wikimedia.org
Subject: [Wikimedia Brasil] USP coloca 11 mil fotos de seres marinhos para consulta on-line



A licença  BY-NC-SA.

"O projeto foi criado pelos pesquisadores Álvaro Esteves Migotto e Bruno Vellutini, e o processo de montagem do site durou cerca de dois anos, entre o início das programações e as fases de teste em sistema fechado. Hoje o site ainda está em estágio beta, mas praticamente “90% finalizado”, segundo Migotto. Os criadores estão atentos para sugestões e críticas de usuários para aprimorar conteúdo e performance.

Todo o conteúdo apresenta referências bibliográficas uma ficha técnica do organismo contendo seu tamanho, local de origem e nome científico, por exemplo. A estrutura de buscas se dá através de diversos marcadores ou  da classificação taxonômica, ou seja, divisão por reino, filo, classe, até chegar a espécie desejada – lembrando que a principal proposta do site é que se possa compartilhar informações científicas e divulgar a biodiversidade marinha através de imagens.

Outro objetivo é tornar-se uma referência de qualidade na internet, onde apesar da quantidade de informação disponível, a procedência e confiabilidade são duvidosas. Neste sentido, “o site tem recebido um retorno bastante positivo”, afirma Migotto.

O conteúdo do banco está, integralmente, sob a licença de uso Creative Commons, que permite a divulgação do conteúdo desde que dados os devidos créditos do trabalho e que seja utilizado para fins não comerciais, sem necessidade de pedir autorização para isso. Desta forma, a ciência pode ter um fôlego maior de divulgação sem que o trabalho seja vulgarizado pela pirataria. Segundo Migotto, o modelo “é o ideal porque permite flexibilidade para uso não comercial”.

O Cifonauta, como está explícito no site, não é quem gerencia os direitos das imagens caso alguma empresa ou editora deseje utilizá-las, mas coloca-as em contato com o autor, que é quem negocia o possível uso comercial." Disponível em: http://www4.usp.br/index.php/ciencias/22562-cifonauta-exibe-extenso-banco-de-imagens-sobre-biologia-marinha

Abraços,

Pietro

_______________________________________________ WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l