Doce ilusão... Infelizmente não vivemos no País das Maravilhas.

Os principais interessados nessa lei são exatamente os bancos.






2009/4/3 Ademar Varela <ademar.varela@me.com>
Sim, é isto que vc entendeu, e tem meu apoio, porque nem todos sabem fazer isto que vc sabe, se conectar na Russia, muitos pedofilos não sabem fazer isso, e isto me deixa bastante feliz, tirar da sociedade indivíduos como estes é fundamental. Concordo que quem sabe cometer crimes ciberneticos, sabe fazer o que vc comentou, mas estes os bancos podem continuar se virando, já crianças não tem o mesmo poder de fogo.


Ademar Varela
iPhone Developer - mindbike
019-9366.2247


On Apr 3, 2009, at 3:59 PM, Porantim <porantim@gmail.com> wrote:

Como?

Desculpa Rodrigo, acho que entendi mal. Você acha que a obrigatoriedade de se identificar em TODOS OS LUGARES em que você tiver acesso não altera em nada?

Isso quer dizer que, se você quiser usar o Wifi do Pão de Açúcar, do CCSP, da padaria, você vai ter que levar até lá RG, CPF, comprovante de residência, etc.

A lei prevê que o Pão de Açúcar, o CCSP e a padaria guardem seus dados (e sua navegação) por três anos.

É o mesmo que ser obrigado a se registrar cada vez que entra no ônibus, cada rua que vc passa, cada loja que você entra. A privacidade do homem de bem, que cumpre a lei, vai pro lixo.

Pior: NÃO AFETA EM NADA QUEM COMETE CRIME!. Sério. Você entende o que é uma rede IP, Rodrigo, sabe que basta eu alugar um servidor virtual na Rússia por USD 8,90 / mês e montar um proxy privado que ninguém sabe quem eu sou.

A lei tenta estabelecer um Estado policialesco que não terá absolutamente nenhuma vantagem prática pra ninguém (a não ser pros provedores, que vão vender seus dados).

Sou totalmente contra esse projeto de lei. Totalmente.

-- Porantim



2009/4/3 Rodrigo Pissardini <rodrigopissardini@gmail.com>

Joaquim:

Ninguém diz aqui que é totalmente à favor ou contra a lei. Porém qualquer posicionamento oferecido deve ser 'neutro' no sentido de descrever os prós e contras em um documento , sem fazer um juízo de valor, pois individualmente somos todos a favor do conhecimento livre, mas mesmo com a lei, este conhecimento continuará sendo livre. Por acaso fechará algum projeto ? Não. Pelo contrário, as licenças livres continuarão, então no fim das contas não há alteração prática, exceto para aqueles que praticam pirataria ou delito eletrônico de alguma forma, o que creio, todos aqui reprovamos.
 
Atenciosamente,

2009/4/3 Ademar Varela <ademar.varela@me.com>

Para mim não temos que ter posição alguma, para mim devemos debater os pontos do projeto de lei e darmos a nossa opinião. Qualquer posicionamento em termos de grupo é complicado, pois poderá refletir uma opinião que não é unânime de todos.


Ademar Varela
iPhone Developer - mindbike
019-9366.2247


On Apr 3, 2009, at 3:35 PM, Joaquim Mariano da Costa Neto <joaquimmariano@yahoo.com.br> wrote:


Para o bem ou para o mal, até prova em contrário da existência de outro grupo paralelo e até então desconhecido, nós aqui reunidos na lista da Wikimedia Brasil somos o que existe de brasileiros envolvidos na Wikimedia. A Wikimedia Foundation é bem clara ao ressaltar que não há vínculo organizacional entre ela e o nosso grupo. Por outro lado, o grupo se formou e atua em torno dos valores e das idéias da Wikimedia Foundation e existem algumas condições para o uso de marcas registradas (nomes, logotipos, etc.). Acho que o maior problema, portanto, é saber em que medida podemos vincular e comprometer a Wikimedia Foundation com nossos posicionamentos e em que medida temos autonomia e independência para nos posicionarmos à revelia da Wikimedia Foundation.

Considerando a clara desvinculação organizacional que a própria Wikimedia Foundation requer dos capítulos locais (condição que sequer assumimos), considerando que, além da desvinculação organizacional, não temos até agora nenhum acordo ou contrato com a Wikimedia Foundation, considerando que a Wikimedia Foundation não acompanha detalhada e assiduamente o que ocorre no Brasil, considerando que nós compartilhamos com a Wikimedia Foundation os seus objetivos e, ao mesmo tempo, conhecemos melhor a realidade brasileira do que o pessoal na Califórnia, acho absolutamente válido nos posicionarmos claramente a favor ou contra um determinado assunto, se assim entendermos correto.

Entendo ser um imobilismo excessivo ficar aguardado a posição da Wikimedia Foundation para assuntos domésticos ou ficar conjecturando qual seria o entendimento do Board of Trustees a respeito de uma determinada questão tupiniquim. Não somos filial da Wikimedia Foundation, temos cérebro, conhecemos e, de maneira geral, nos pautamos pelos princípios da Wikimedia, compartilhamos objetivos comuns com a Wikimedia Foundation, e, por causa disso, acho que podemos muito bem trabalhar como grupo em benefício de algo que entendemos ser melhor. Não acho que seja necessário omitir a posição da WikiBrasil e apresentar apenas posições individuais de seus membros. Se nunca houver posicionamento institucional da WikiBrasil, para que serve o grupo então?

A Wikimedia Foundation pode ficar descontente com alguma posição defendida pela WikiBrasil? Sim, pode. E isso acontece até mesmo em filiais de empresas transnacionais, que organizacionalmente estão vinculadas à matriz. Caso o pessoal da Califórnia fique descontente com algum assunto, discute-se a questão. Basta diálogo para explicar a nossa situação doméstica e a razão das nossas posições. E eles então explicam as razões da Wikimedia Foundation. E dialoga-se. Simples assim.

E não podemos esquecer que não é possível ser "neutro": a neutralidade foi embora no momento em que nos colocamos em defesa do conhecimento livre.

Por tudo isso, acho bastante cabível e pertinente que a WikiBrasil posicione-se e manifeste-se contra o substitutivo do Azeredo: esses projetos de leis estrangulam o livre conhecimento e a WikiBrasil, por trabalhar em favor do livre conhecimento, condena essa alteração legislativa.

E então a gente afia o inglês para explicar as dúvidas que vierem da Califórnia. :-)

Abraços,

Joaquim





Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
_______________________________________________

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo de Sousa Pissardini

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l