Castelo o ponto que você não entendeu.

O problema não é que a comunidade é assim, a gente se estranha, mas não fica trocando insultos, a exceção só se faz a uma pessoa, e não é somente aqui. Logo a culpa não é da lista, e sim da pessoa. Ta-dã!

Ei não é só você que está se afogando nesse barco, mas estamos remando juntos, lembra? A gente chega na praia antes de virar comida de peixe. Só achei estranha essa frase, nada de mais, pode ser reflexo do sua putidão com nóis, e mesmo você estando puto :P, a gente te ama tá?

Claro que pode falar, ué, não acabei de falar que encorajo isso? Mas assuntos que é de interesse da comunidade e não é uma visão pessoal e sim um parecer, deve ser aberto. Não é a visão do x, u , ou z, é a visão do ChapCom quanto a WMBr.

E nem sei porque tomou as dores, o ponto principal aqui foi uma pessoa que não tem os valores do Movimento responder pelo Movimento utilizando visões pessoais que não correspondem a realidade do grupo e com agravantes: a conversa foi fechada, não avisada, com o ChapCom que temos certos, digamos, problemas e foi o primeiro contato que fizemos declarando vontade real e mostrando que a comunidade tinha chegado a um consenso. Não era novidade para nós, para eles é um soco. "O Brasil que lutou tanto quanto a promover atividades sem uma estrutura legal está querendo formar uma Associação, ganhamos" e ali nem está os motivos pelos quais chegamos a isso, e uma pessoa que nem ao menos participou ativamente do processo atual, somente aumentou a distância entre os dois grupos, se pôs a frente da comunidade e falou como se pertencesse ou nos representasse.

Já parou para pensar se tivesse chegado com a seguinte proposta "Bom, temos um problema real, o Brasil é prioridade para a WMF, eles querem muito fazer arrecadações aqui e atividades, mas sem uma estrutura legal será complicado, podem forçar essa criação e perdemos legitimidade, podemos fazer uma estrutura legal mínima apenas para arrecadar recursos e seguímos fazendo atividades como sempre fizemos, com a possibilidade de autofinanciarmos as atividades, caso necessário." Mas o que foi feito "Vocês não são a Wikimedia Brasil, nós somos, vamos fazer o capítulo, com uma estrutura legal, burocrática e hierárquica, se quiserem participem,  com a nossa visão. Mas as atividades que vocês vão propor e já fizeram são desse grupo que são os Mutirões pelo conhecimento livre, que nem sei o que é, mas não estou participando então não é WMBr, não serão considerados como atividades da WMBr, o espaço do Meta é nosso e o da br também, então a gente vai excluir e renomear tudo o que fizeram, se fizeram algo! A propósito, eu já falei com ChapCom e com pessoas da WMF e da Wikipedia-pt para deixar claro que agora a WBr será fundada, estamos começando o capítulo e denigrindo vocês para que não achem que somos o mesmo grupo, tanto que vou fazer uma nova lista e sumir com a lista de vocês." Essa é o postura que chegou para o ChapCom, ué, quem fez tudo isso? Fui eu? Somos mais observados do que pensam, então se a pessoa que tomou toda essa postura foi a pessoa que enviou o email para o ChapCom, sem dizer quem estava fazendo e porque, temos que a segunda visão é a que foi aceita.

Se fosse alguém que confiamos, tal como você Castelo, e fosse com seções ou pessoas da WMF que mantemos um bom e aberto relacionamento não teria problema algum. Eu ainda falaria que é melhor abrir antes, mas eu duvido que teríamos reclamado. E na época que o email apareceu estávamos fazendo muitas coisas ao mesmo tempo e passou meio batido. Perguntas são bem diferentes de anúncios da comunidade para o ChapCom.

Outro ponto que levantou seria o Meta, eu acho que está mais do que na hora de reverter. Não são só aquelas páginas que a WMF vê, mas são páginas que mostra um grupo dividido que soterrou suas atividades passadas e um grupo subpujou o outro anterior.

Não adianta ficar puto todas as vezes que surgir esse tipo de discussão, esse tipo de perda de tempo e ainda culpar outros. Vocês alimentam isso, não sei qual a política por trás, eu realmente não consigo enxergar, talvez eu seja ingenuo. Me parece um político corrupto com base aliada forte, sabe, pode pintar e bordar e nada ocorre e esse era o último sentimento que eu queria nesse grupo. O mais impressionante eu tenho a resposta do porque ela faz o que quer em outros lugares, mas a resposta para lá não pode ser aplicada aqui, então qual a desculpa de vocês? O que vocês ganham com essas agressividades? Eu só consigo ver perdas.

E Pietro, e demais que me acusam de fazer com as pessoas saiam da lista. Provem que eu faço isso e eu me puno, já que me acusam e a única coisa que fazem são "comentários" pessoais e eu estou pedindo a correção de outros, sejamos justos. Porque eu posso provar tudo o que eu disse e não acho que alguém possa refutar todas as alegações.

Por essas semanas eu vou me ausentar daqui, por n motivos, se precisarem de alguma coisa, bom, vocês têm voluntários melhores, não?

--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884