On 12/20/2010 05:43 PM, Carolina Rossini wrote:
Alguem sabe algo sobre o abaixo? Wikipedias pedindo doacao ao Eike batsita?
Obrigada,
Carol
Oi Carol!
Bom, como os demais eu não sabia de nada.
Mas, acho muito legal e adequado o pedido.
Vamos às razões.
Supomos o pior cenário: os quatro iniciaram isso porque acreditaram que teria uma boa chance de pegar e, com isso, lançariam seus nome ao estrelato dos "vendedores de mídia social", alavancando suas respectivas carreiras.
Quais as consequências para cada parte?
As partes são: WMF, Eikepedia, Eike, Wikipedistas
WMF = O que eles estão fazendo não viola nenhum direito da Fundação, nem mesmo ofende seus princípios. Contudo, ela corre o "risco" de ver ampliadas suas metas de fundraising.
Eikipedia = Se der certo, eles serão reconhecidos por conseguir tirar alguns milhões de um bilionário através do twitter. Provavelmente a boa fama vai render-lhes merecidos contratos, pois propaganda em mídias sociais é fundamentalmente isso aí que eles tão fazendo mesmo, explorar oportunidades latentes. Se der errado, seguem com suas vidas.
Eike = Foi-lhe dada a escolha entre poupar uns trocados ou tornar-se mais mundialmente famoso ainda como benfeitor da Wikipédia. Não deve estar se queixando e, se o ego dele perceber um volume considerável de olhos, pode mesmo doar - várias revistas impressas de grande circulação parecem estar repercutindo a idéia, pode até ser que ele já tenha se decidido por doar e esteja mexendo pauzinhos pra coisa expandir e provocar uma apoteose no final.
Wikipedistas = Não precisam se envolver na campanha. Caso se envolvam, não correm o risco de desmoralizar-se. Não estarão fazendo nada que a própria fundação já não faz publicamente com todos os leitores e em particular com vários multimilionários por aí.
Por fim, há uma possibilidade de conflito entre a doação milionária e doações pequenas. Mas isso é um problema bem entendido em fundraising que a equipe da WMF sabe bem como lidar, visto o número de doações milionárias que já recebeu no passado.
Bom, explicada minha posição, eu acho que seria positivo a Carol, como WMF, contactar esses sujeitos para que, caso a campanha vingue, eles saibam como proceder o contato com a fundação.
Não acho que o movimento precise se envolver diretamente. Nosso foco é a campanha usual, os milhares de pequenos doadores que dão sustentabilidade de longo prazo aos projetos. Mas não há razão alguma para não apoiarmos em paralelo iniciativas como esta.
Acho super válido discutir, por exemplo, se uma campanha do tipo "para cada real vindo do brasil, o Eike doará outro real!" é melhor do que um simples pedido de doação. Esse tipo de idéia poderia ser passada para os quatro moços da eikepedia, que por sua vez poderiam enriquecer a "petição" caso achem interessante.
Enfim, é isso aí! :)
Abraços,
ale ´ ´