Salve!
 
"Mesmo depois de constituída, por alguns anos a Wikimedia Foundation não contou com nenhum profissional contratado e quase sem orçamento"
 
Peso ter entendido, durante entrevista do Jymmy Walles no Roda Viva, que ele investiu $USD 500.000 inicialmente.
 
HUGS
2009/10/15 Thomas de Souza Buckup <thomasdesouzabuckup@gmail.com>
Barbara,

A Wikipedia foi criada em 2001, mas apenas em 2003 foi constituída a Wikimedia Foundation. Durante os primeiros anos tudo existiu apenas como um verdadeiro "mutirão" internacional,  de maneira bastante descentralizada e com  crescimento exponencial do número de editores voluntários.

Mesmo depois de constituída, por alguns anos a Wikimedia Foundation não contou com nenhum profissional contratado e quase sem orçamento. Apesar desta suposta falta de estrutura, a Wikipedia tornou-se já naquela época um dos sites mais visitados do mundo - o primeiro entre as organizações sem finalidade lucrativa.

Desde a sua criação a Wikimedia Foundation detém as marcas e domínios relacionados à Wikipedia e demais projetos. A partir de 2007 passou a contar com uma crescente equipe de profissionais (~30 remunerados) e um orçamento anual de aproximadamente U$6 milhões - deste valor, grande parte é captado entre doadores individuais (mais de 100 mil doadores no último ano).

De 2005 a 2009 foram criadas em mais de 20 países estruturas jurídicas semelhantes a da Fundação Wikimedia para atuarem como "local chapters". Os capítulos locais não detém marcas e domínios, mas possuem uma licensa para utilizar as marcas dos projetos Wikimedia e assim promover a produção colaborativa de conhecimento livre localmente. Alguns capítulos, como a Alemanha, destacam-se pela forte atuação e conquista de muitas parcerias relevantes. Muitos outros capítulos, no entanto, encontram-se atolados com a burocracia de suas estruturas e não conseguem atuar com agilidade.

No Brasil, voluntários dos projetos Wikimedia optaram por promover colaboração e conhecimento livre por meio de um capítulo local em formato de movimento, "mutirões pelo conhecimento livre", sem estrutura jurídica, mas com toda a agilidade de uma comunidade de voluntários autônomos.

Paralelemante a tudo isso, desde 2007 constata-se um ligeiro declínio no número de editores ativos das principais versões da Wikipedia. No entanto, o número de visitantes mensais continua a crescer. Atualmente a Wikimedia é a quinta mais visitada "web property" da Internet, com mais de 300 milhões de visitantes únicos por mês, atrás somente dos sites administrados pela Google, Yahoo!, Microsoft e Facebook.

Por fim, a visão de "um mundo onde qualquer pessoa terá livre acesso a soma do conhecimento humano" continua a inspirar e motivar toda a comunidade. Nesse sentido, as atividades relacionadas ao planejamento estratégico, inclusive as desconferências de Novembro, buscam discutir oportunidades para aumentar o alcance e a participação nos projetos Wikimedia.

Algumas perguntas para debate:

Como o conteúdo livre da Wikipedia e demais projetos Wikimedia poderia alcançar mais do que 5% população mundial, os atuais 300 milhões de internautas por mês?

Como a comuniade de editores poderia acolher mais de 100 mil editores ativos por mês? A taxa de conversão atual é de menos de 0,05% dos visitantes tornando-se editores ativos!

Essas são algumas das "perguntas que não querem calar", mas que podemos discutir todos juntos  no Sesc.

abraços,
Thomas

--
Thomas de Souza Buckup
thomasdesouzabuckup@gmail.com
+55 11 3477-2834
+55 11 9213-3931

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
{+}Nevinho
Venha para o Movimento Colaborativo http:sextapoetica.com.br !!