Bom trabalho, Juliana! Esses bons resultados são motivadores e indicam que esse tipo de trabalho produz coisa muito útil e enriquecedora.

Assim que tiver o planejamento exato do próximo semestre, pode contar comigo. Eu, Otavio e Claudio nos dispusemos, no último encontro, a colaborar no seu projeto da melhor maneira possível.

Abraços!

Vinicius


Date: Tue, 20 Dec 2011 22:44:26 -0200
From: domusaurea@gmail.com
To: wikimediabr-l@lists.wikimedia.org
Subject: Re: [Wikimedia Brasil] Artigos finais do curso de história romana da UNIRIO

Demorou, mas consegui fechar todos os artigos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wikimedia_Brasil_Educa%C3%A7%C3%A3o/Cursos/A_Hist%C3%B3ria_Romana_na_Wikip%C3%A9dia_(Juliana_Bastos_Marques)#Artigos_dos_alunos

Deu um imenso trabalho, até porque eu mesma me envolvi bastante - não só como professora, mas também como wikipedista. Entretanto, posso dizer que avalio o resultado final como um grande sucesso. Artigos como o de Fronteiras do Império Romano e Religião na Roma Antiga se transformaram da água para o vinho! 

Ainda preciso sistematizar muitas coisas e melhorar a metodologia, mas quero continuar essa experiência no próximo semestre. Darei uma disciplina chamada "Cultura Histórica e Documento" para o curso de Arquivologia. Não estou pensando em colocar o trabalho na Wikipédia como objetivo principal, até porque essa é uma disciplina introdutória de 1o. período, mas acredito que esse trabalho pode motivar os alunos, já que o perfil aqui é mais voltado para atividades práticas. Minha principal dúvida é se teremos um laboratório disponível, já que essa aula será de noite e as aulas do curso de Sistemas de Informação também são do noturno.

Talvez aqui o caso será testar outro modelo de curso, exatamente pelo outro perfil: disciplina obrigatória, provavelmente sem edição em sala. Penso em apresentar umas duas ou três aulas como workshop lá pela metade do semestre, e cobrar participação nas atividades de edição em casa.

Imensos e eternos agradecimentos aos meus heróis: Otavio, Béria, Névio, Leandro e a todos os que ajudaram com contribuições aqui na lista, em particular ou na própria wiki.

Já aproveito para desejar boas festas a todos!

Abs,
Juliana.


2011/12/7 Claudio Barbosa <rjclaudio@gmail.com>
Depois precisamos atualizar  Wikimedia Brasil Educação/Embaixadores/2011 colocando como terminou as duas turmas. Pra turma da Unesp não sei como terminou, se a professora gostou, se terá outro. Pra essa turma, podemos esperar janeiro q terá o relatório completo, ou já colocamos um resumi ali?

A notícia para a mídia estamos criando onde? Já vamos direto pro Wikinotícias, ou faz o esboço na WMBR? Eu colocaria em Wikimedia Brasil Educação/Embaixadores/2011/Notícia de conclusão [2] . E vamos  também ter uma notícia de abertura para 2012? Wikimedia Brasil Educação/Embaixadores/2012/Notícia de abertura [3].

Falando nisso, quais os planos para 2012? Quais turmas teremos? Quais professores interessados? Juliana, vai repetir o projeto? Vi na nossa página do FestivalCultural q tem um professor interessado, isso mesmo? Vamos fazendo a página de 2012. [4]


[2] 



Claudio Barbosa

Em 7 de dezembro de 2011 15:19, Juliana Bastos <domusaurea@gmail.com> escreveu:

Quando menciono "por atacado", estou pensando no projeto ambicioso da Wikimedia Foundation, não no trabalho entre professores, monitores e alunos em si. Mesmo assim, este trabalho precisa ser pensado com muito cuidado, pois é uma metodologia de ensino nova e que requer o envolvimento de profissionais de educação e de voluntários com outras formações.

Há várias resistências - de professores, de alunos e de editores. Para cada uma delas, diferentes estratégias.

Abs,
Juliana.



2011/12/7 Vinicius Siqueira <vini_175@hotmail.com>
Não entendi por que você diz "por atacado". Eu, inclusive, penso que esse sistema dá um tratamento muito mais individual aos alunos e somente os interessados se candidatam a participar. Os alunos têm uma abertura muito maior ao contato com o professor quando estão envolvidos na monitoria, o que é necessário para o professor poder direcioná-los melhor e obter os resultados que ele pretende. Se o caso é não haver um meio de seleção, que, invegavelmente, apresenta inúmeras falhas, acredito que o responsável por decidir isso é o professor, que faz o que julga mais adequado à realidade do seu curso.

Gostaria que você detalhasse melhor esse ponto de vista.

Quanto ao trabalho da Annie Lin, ainda não conheço. Mas certamente é uma boa informação e vou procurar saber.

Obrigado,
Vinicius


Date: Wed, 7 Dec 2011 14:43:33 -0200
From: domusaurea@gmail.com
To: wikimediabr-l@lists.wikimedia.org
Subject: Re: [Wikimedia Brasil] Artigos finais do curso de história romana da UNIRIO


É esse o trabalho da Annie Lin, na Wikimedia Foundation, Vinicius. Talvez seria o caso de entrar em contato com ela para traduzir o material do curso deles.

Mesmo assim, tudo isso não pode ser feito por atacado. Editar requer paciência e experiência.

Abs,
Juliana.


2011/12/7 Vinicius Siqueira <vini_175@hotmail.com>
Eu imagino um programa de monitoria, que é muito comum nas universidades (e, inclusive, no ensino médio). Alunos que já tivessem cursado a disciplina (pré-requisito para ser monitor) poderiam se candidatar, posteriormente, a uma seleção de monitores, promovida pelo próprio professor responsável pela disciplina. Uma vez selecionados, os melhores colocados passariam por uma capacitação mais aprofundada, na qual, além das instruções do professor responsável, deveria haver a participação da WMBR através dos editores mais experientes da Wikipédia no local, que ajudariam a promover esse curso de capacitação de monitores, fornecendo-lhes informações mais específicas quanta à edição de artigos. Existem programas de monitoria em que esse curso de capacitação ocorre antes da prova de seleção. O aproveitamento do curso, adicionado ao que se aprendeu na disciplina, anteriormente, nesse caso, mostraria o desempenho do aluno e seria o parâmetro de seleção, através de uma prova escrita ou como o coordenador preferir. Em outros, o curso só é fornecido aos aprovados na seleção.

Existem monitores voluntários e bolsistas. Diversos programas concedem a bolsa para o(s) melhor(es) colocado(s), ficando os outros que também atingiram uma nota de corte determinada como monitores voluntários, tendo como recompensa um certificado de participação ao final do semestre. A possibilidade de ganhar a bolsa motiva mais estudantes a participar da seleção. No meu curso, no qual os programas de monitoria são muito comuns, a grande maioria dos monitores é voluntária. Conversando com eles, sempre dizem que é uma boa maneira de revisar e fixar a matéria, além de ser algo que conta para o currículo do estudante.

Sobre o curso de capacitação, penso em algo rápido, num horário possível para os estudantes e para os convidados (wikipedistas). Uma parte seria utilizada pelo próprio professor, na qual ele fornece os conhecimentos específicos adicionais da disciplina que um potencial monitor deve ter. A outra caberá à participação dos wikipedistas, com os conhecimentos técnicos relacionados à edição de artigos na Wikipédia.

Obviamente, esta é uma sugestão para disciplinas que já começaram (como no caso da professora Juliana). Não é possível capacitar monitores que ainda não têm nenhum conhecimento da matéria. No caso de uma disciplina a ser iniciada, o papel do monitor deveria ser mesmo desempenhado por um editore experiente no campus, além dos embaixadores on-line, como ocorreu este semestre na Unirio.

Acredito que um programa semelhante a este redireciona a participação dos embaixadores no campus, adequando-a, convenientemente, aos compromissos e atividades pessoais que costumam impedir um acompanhamento diário das aulas. Para os alunos da universidade, que já estão diariamente no local, é muito mais fácil participar e isso traz um benefício para o aproveitamento dos outros estudantes que estão cursando a disciplina, pois eles poderão ser acompanhados e instruídos por alguém muito mais próximo e acessível, que compartilha com a realidade deles.

Suponho que podemos discutir essa possibilidade e, juntos, montarmos o módulo específico da edição de artigos desse curso de capacitação, produzindo algum material didático a ser utilizado. Espero que os outros tenham algo a acrescentar, de modo a enriquecer a ideia e tornar mais viável e interessante para os professores incluírem a Wikipédia nas suas disciplinas e mais proveitoso e estimulante para os alunos.


Vinicius

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________ WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________ WikimediaBR-l mailing list WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l