Matthew me perguntou ontem o que seria a forma melhor de agradecer às pessoas que doaram seu dinheiro para a Wikipedia.

Vou abrir a minha resposta

Acho que a melhor forma de demonstrar o agradecimento a todos que doaram seu tempo e seu dinheiro é você ver que esse conhecimento foi levado a uma família a uma criança que graças a esse conhecimento conseguiu uma vida melhor, uma vida, que ela conseguiu com o conhecimento que nós levamos melhorar sua condição social. Acho que isso é a melhor forma de agradecimento, mostrar que valeu a pena.


voltando

Imagine um mundo em que cada ser humano compartilhe livremente todo o conhecimento, esse é objetivo da Wikimedia Foundation.

Esse é o mote da WMF e esse é o nosso mote.

Como você espera que alcancemos isso se ficarmos dando suporte apenas as pessoas com acesso à internet? Como iremos agregar e o conhecimento de alguém que não tem acesso à rede? Ou abrir o acesso a ele ao conhecimento já retido?

Eu estou pouco me lixando se a pessoa soletra uiquiverçidadi, mas se ela tiver acesso a um curso profissionalizante criado ali e ela puder melhorar de vida e compartilhar o conhecimento dela com o mundo, ai eu vou me importar.

Não estou falando para nós mudarmos o mundo e sim ser uma plataforma que disponibiliza o mundo e permite que quem quiser ajudar a criar esse mundo possa usufruir dessa fonte. Há inúmeras organização, governamentais ou não, sérias que levam educação, cultura, conhecimento para pessoas, no entanto não têm uma referência livre para esse conteúdo que levam, tem uma lacuna. Hoje eles trabalham de duas formas, ou retiram uma parte do dinheiro para pagar o material, ou perdem um pedaço do tempo deles para criar um novo material. Nesse caso você nem necessita sair do mundinho online, eles fazem a parte offline.

Sabe porque esse parágrafo acima é um modelo Wiki, porque muitos esquecem, principalmente wikipedistas novos, uma das coisas mais importantes, Wiki é livre, mas é uma forma de construção colaborativa. Não é um trouxa que tem que fazer tudo, e sim um grupo.

A gente não tem a obrigação de mudar o mundo, mas podemos ser uma inspiração, uma parte dessa mudança, ou o agregador de conhecimento dessa mudança.

Na realidade a pergunta que, Mateus, você deve se fazer é:

Daqui 10 ou 5 anos o que será a Wikipedia?

nessa sua visão, seria apenas mais um site, e se for isso é melhor vender a marca para uma empresa que ira melhor gerir que um grupo de voluntários.

A meu ver o que ela deve ser é apenas uma das muitas plataformas de um Movimento forte  que se mobilizam para articular, incentivar, implantar, promover, fomentar, desenvolver e difundir atividades que visam a produção colaborativa e a disseminação inclusiva de conhecimento livre.

Além disso tudo, só para quebrar mesmo toda a sua construção, qualquer ONG no Brasil seus voluntários tem acesso a internet, são das classes mais favorecidas, se não são das classes mais altas, tem no mínimo um suporte familiar e educação descente, por um fator muito simples, quem dedica trabalho sem receber dinheiro em troca, não está passando reais necessidades.

Fim, tenho mais coisas, mas to com preguiça, beijos


--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884