♪♫ O tempo passa, o tempo voa, e ... ♪♫ parece que as coisas pararam
Para que não tem Facebook é um pouco mais difícil de saber, mas o Kul e o Jimmy estiveram no Brasil, e avisaram com até que bastante antecedência que o faria, antes que me xinguem, eu vi os encontros, mas o que foi discutido? O que se extraiu de bom?

A mesma coisa vale para tudo o que foi feito, ou tudo que não foi feito, cade as coisas que fariam com os Sescs? Cade os vínculos com o:

Organizações e contatos internacionais:

  1. Global Lives com David Harris
  2. iCommons com Heather Ford
  3. Meraka Institute com Kim Tucker
  4. UNICEF com Merrick Scaefer
  5. W3C com Stephan Boyera
  6. Wikimedia Argentina com Patricio Lorente
  7. Wikimedia Austrália com Brianna Laugher
  8. Wikimedia Foundation com Jimmy Wales, Florence Devouard, Delphine Menard, Jay Walsh e Kul Wadhwa
  9. Wikimedia França com Pierre Beaudouin e Julien Fayolle
  10. Wikimedia Suíça com Michael Bimmler


Organizações e contatos nacionais:

  1. Campus Party com Sergio Amadeu
  2. Cidade do Conhecimento da USP com Gilson Schwartz
  3. Crie Futuros com Lala Deheinzelin
  4. Eletrocooperativa com Reinaldo Pamponet e Andre Stangl
  5. Creative Commons com Ronaldo Lemos, Bruno Magrani e Paula Martini
  6. Folha de S.Paulo com Carlos Eduardo Lins da Silva
  7. Instituto Socioambiental com Beto Ricardo, Alex Diaz, Rogério Duarte, Inês Zanchetta, Fany Panteleoni, Marussia Whately
  8. IPSO com Carlos Seabra
  9. Museu da Pessoa com Karen Worcman
  10. Peabirus com Oswaldo Golveia e Rodrigo Lara Mesquita
  11. Pontos de Cultura do MinC com Cláudio Prado
  12. Rede Stoa com Ewourt ter Haar, Everton Zanella Alvarenga e Alexandre Hannud Abdo (esses dois tão aqui ainda :D)
  13. RITS com Graciela Selaimen
  14. União dos Escoteiros do Brasil com Paulo Nhemetz
  15. W3C Brasil com Vagner Diniz
  16. Weblab com Hernani Dimantas
  17. ABCID com Mário Brandão e Rafael Maurício
E tem mais gente da Teia MG, Tv Cultura, CCSP, Superinteressante... e vai embora

sabe que parece? Castelo de areia, alguém deixa lindo, vem alguém e pisa, ou o mar devora e não sobra nada além de poeira, mas quem construiu cresceu com o desenvolvimento.

Sei lá, a meu ver está quase igual ao ponto de partida, senão pior, antes havia entusiasmo. Primeiro evento 300 pessoas em uma segunda-feira, ultimo evento, ~15

Eu não to fazendo nada mesmo, e não estou metendo pau não, mas vocês perderam oportunidades pra diabo (perceberam? 3ª pessoa do plural), eu sou muito cético para acreditar nesse "grupo" (foi essa a palavra utilizada?), inconscientemente demonstraram  que há voluntários inaptos à evoluir, e que este "grupo" está longe de ser um movimento, e milhares de quilômetros de ser um mutirão. Se não sabem o que são é porque não são, assim que a dúvida fosse lançada, todos deveriam ter a consciência e dizer: "somos um movimento pelos saberes livres, mais do que isso, um mutirão para que todos conhecimentos gerados tornem-se livres e acessíveis, e também representamos a Wikimedia Foundation, como um local chapter no Brasil"
Muita ideologia, pouca ação (desculpas aos carregadores de piano que tentam levar todos os projetos pra frente), faz com que patinem e não evoluam..

Um dos voluntários disse me uma vez " acho que agora estamos bem melhores que no começo e não depende de um ou dois, e isso é superlegal, tem gente pra tocar o barco se nós precisarmos sair" infelizmente acho que ele estava errado, um exemplo idiota, porque eu realmente eu estou alheio, não sei se daria, mas da penúltima vez que o Jimbo veio ao Brasil, a gente abusou dele ( 1ª pessoa do plural), explorou até os milissegundos, e hoje o que fora feito? Se escrever "Jimmy Wales no Brasil", sabe o que aparece??? " Me adicionem no Orkut´, pede Jimmy Wales" ou matérias de 2008, ruim neh? Poderia ser pior, poderia ter acontecido dele ir atrás dos voluntários para conversar... opa.

Eu não quero ninguém bravinho, amarrem uma cordinha no controle, para não o perder. Mas é a primeira vez que eu estou do lado estranho da coisa, levantando erros sem soluções e sem fazer nada para mudar o quadro. Mas eu estou de mãos atadas, acabou o meus gás, eu não vou jogar mais um suor até que o movimento se estabeleça. Para quem não trabalha, saiba que é um inferno tentar trabalhar aqui, qualquer ideia é apedrejada, você tem pouco ou nenhum apoio para levar o projeto adiante e se você faz um progresso tem 3 4 que fazem seu projeto regredir. E se tiver alguém pensando que é o estatuto (quem é novo, desculpe, é coisa de véio), mas nem é isso, são coisas até menores, a página principal é um exemplo, a Wikimedia Brasil não é projeto irmão da Wikipedia, é um projeto de suporte, o tio pobre, mas que dá o tempo e o suor para que o sobrinho cresça, ele é projeto irmão do Strategic Plannig, do Meta, dos outros local chapters..., outra coisa isso -> Policies tinha um link na página, que é bem importante, para quem não conhece, está ai o "regimento" da Foundation, que um representante dela deveria conhecer, se você fala por alguém, você deve no mínimo saber o que ela pensa e segue. Fim do exemplo. Entenderam? É isso que acontece, você pergunta "e ai como deve ser" ninguém responde, você faz e alguém fala que está errado e desfaz muito coisa, deixa um teco, você faz mais coisas, tiram 90% e depois de dois anos você sai andando e larga lá ao relento.

Entendam isso como um pensamento alto e compartilhado, quem se sentir aviltado, lembrem-se que eu sou idiota, chato,.. sorriam e ignorem, mas quem entender que a Wikimedia Brasil é praticamente uma ex ( ta minhas exs, que não tenha nenhuma aqui, eram lindas e 70%  delas ocas, mas é o mesmo sentimento), e que eu quero todo o bem para ela, mas não vou mais me dedicar o tanto que eu me dediquei primeiro para a nossa relação dar certo, segundo para que ela cresça como movimento e evolua, vai entender que eu quero que isso de certo e sim, ela merece alguém melhor do que eu

Peço desculpas pelas figuras de linguagens utilizadas como simplificação dos meus pensamentos, também pelo tempo perdido pelos administradores da lista em ler o endereço do email e excluírem-no :D (e se isso for para a lista, será milagre, ai eu terei que pedir desculpas as pessoas por lerem e talvez fazerem-nas pensar e em desacreditar quem os ads leriam e permitiriam que o email chegasse ao público)

Email pequeno, já enviei maiores com mais pensamentos e sem lista, beijos para quem fica, menos para a Béria, pois senão vão falar que eu quero me casar com ela... saibam que eu prefiro loiras, se sobrar a Geyse e a Béria ... eu fico com o Pissardini.
 
--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884