Eu nunca tive que fazer isso, mas devido a mudança do perfil dos usuários que se reuniram em torno do UserGroup eu tive que bloquear uma página da br.wiki.


Nunca vi isso, voluntários retirando criticas sobre proposta, sendo que é algo comum e que fazemos em várias propostas (as que eu lembro de cabeça):
https://br.wikimedia.org/wiki/Encontro_Wikimedia_Ibero-Americano/2012/FOFA
https://br.wikimedia.org/wiki/Wiki_na_universidade#Atua.C3.A7.C3.A3o
https://br.wikimedia.org/w/index.php?title=Wikimedia_Brasil_nas_escolas&oldid=30923
[...]

Fico assustado como isso começou, para chegarmos a decisão de faremos um capítulo discutimos por meses, para começarmos a "divulgar" da criação. Inclusive foi discutida a possibilidade de UserGruop, e foi negada essa possibilidade, pelos motivos que eu tentei expor, para que as pessoas entendam o que está rolando, a coisa que mais me perguntaram foi: "Qual a diferença entre capítulo e usergroup", quando eu gastei um puta tempo fazendo isso, vão e retiram?

Outro ponto, não é uma votação, e não é para ver quem tem mais gente, sair fazendo uma lista de pessoas que gostam da ideia não muda em nada, até porquê teriam que chegar a marca de 208 pessoas para "derrubar" a proposta de capítulo... e que também faz tanto sentido, quanto essa proposta sem discussão.

Uma coisa é colocaram "olha tenho uma ideia para ser UserGroup, podemos rediscutir", outra coisa totalmente diferente é "[...] empenhados na criação desse grupo e vamos fazê-la.".

O pior que eu vejo, é a falta de respeito com as pessoas que se dedicaram a realização do capítulo e aos valores escritos, a falta de diálogo prévio, e a censura sobre opiniões contrárias. E tem agravantes, pessoas da WMF, AffCom e Iberocoop praticamente tocando a criação disso...

Nenhum daquela lista passou pelos processos de formação do capítulo, um daquela lista viu a comunidade dividida em duas, e agora está quebrando a comunidade de novo em dois pedaços no mínimo? Para que? E qual o interesse da WMF em catalisar esse processo? Dividir para conquistar? Só pode ser. (alias, queria ver qual a justificativa para gastar verba de doação para a ida do gestor do programa de educação no Brasil para um encontro do Iberocoop..., mas isso fica pra outro momento.)

Se vão começar assim, desculpe, mas é melhor nem começar.



--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 979 718 884