Show! Que bom que o stress inicial rendeu alguma coisa.

"A iniciativa denominada Wikimedia Brasil compartilha da visão da Wikimedia internacional".


Acho muito difícil, já que nada de claro há no que se denomina "visão da Wikimedia Brasil".

Esse é o ponto, aliás.

"Temos uma lista de projetos bastante interessante e grupos de interessados em torno de cada proposta."


Que projetos? Que grupos?

O problema, Thomas, é que, se isto que chamamos "Wimedia Brasil" se chamasse "Batatinha Brasil", nenhuma diferença faria. Isso por um simples motivo: a "WMB" tem muito pouco de "Wiki", mas muito de "Media".

Finalmente, quero declarar minha concordância com vários que já falaram aqui sobre a necessidade de que as pessoas aqui participem em algum projeto Wiki. Como se dará isso, não tenho claro. Se um ano, se 500 edições, é uma discussão a ser feita.

Saludos.

-- Porantim



2008/11/12 Thomas de Souza Buckup <thomasdesouzabuckup@gmail.com>
Ótimo Porantim, vamos aproveitar esta lista para inciar algumas discussões e podemos aproveitar o meta para darmos andamente a cada iniciativa, posteriormente.
Aproveitarei as suas perguntas para determinar os primeiros tópicos dessas discussões:
 
==Rumo==
A iniciativa denominada Wikimedia Brasil compartilha da visão da Wikimedia internacional e já conta com uma lista significativa de pessoas interessadas em colaborar voluntariamente, seja online ou offline.
Em função da existência de sugestões para uma nova versão do Estatuto, considero que seria ainda prematura a constituição jurídica de uma organização para dar suporte a esta iniciativa, mas devemos refletir sobre qual deveria ser a perspectiva para que isto venha a ocorrer.
No momento, fica evidente que muito já pode ser feito sem recursos financeiros, sem estrutura jurídica e com representação compartilhada entre todos. Que bom, pois deixa claro que a criatividade e a força de vontade superam restrições que para muitos são intransponíveis. Este foi, inclusive, o caminho trilhado pela própria Wikipedia e, posteriormente, Wikimedia Foundation.
 
==Projetos==
Temos uma lista de projetos bastante interessante e grupos de interessados em torno de cada proposta. Acredito que ainda exista a possibilidade de muitas novas idéias surgirem, mas já temos um excelente ponto de partida.
Mais do que priorizar algumas iniciativas, acredito que naturalmente aquelas que contarem com o empenho e dedicação de muitos colaboradores, acabarão por se tornar realidade. Não precisamos de estruturas rígidas, pois cada núcleo poderá internamente determinar o seu funcionamento.
Vale destacar que não devemos, e nem podemos, usar os nomes e logomarcas dos projetos da Wikimedia Foundation enquanto não existir uma estrutura jurídica com estatuto aprovado pelo Conselho da Wikimedia Foundation.
O evento WikiBrasil - Mutirão de Conhecimentos Livres pode nos ajudar a pensar em como podemos fazer coisas acontecerem, respeitando-se todos os parâmetros acima.
Acredito que coletivamente podemos sempre decidir se alguma iniciativa em particular está desalinhada com a visão e a missão da Wikimedia. Neste caso, este será um argumento suficientemente forte para repensarmos a proposta.
 
==Fair use==
Acredito na necessidade de discussão deste tema entre os colaboradores da Wikimedia Brasil juntamente com os demais capítulos e com a Wikimedia Foundation, mas vale destacar que serão exclusivamente as comunidades de cada projeto que poderão tomar decisões sobre seu funcionamento.

Bom, acho que Montanhas e Maomés podem agora avançar um pouco mais nessa longa caminhada.
 
Abraços,
Thomas

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l