Em teoria a própria Wikimedia Foundation exige que os participantes de um local chapter sejam majoritariamente wikimedianos. Isso está escrito em locais como http://meta.wikimedia.org/wiki/Local_chapters_FAQ#Who_can_start_a_new_chapter.3F

O que está acontecendo é que, basicamente por falta de wikimedianos interessados e disponíveis em levar um projeto dessa proporção adiante, pessoas que jamais se sentaram em frente a uma wiki da Wikimedia estão tomando a frente do projeto. Algo que deveria ser constiuído por está se tornando mero órgão representativo que usa/usará a marca registrada da Foundation.

Me ocorreu apenas nesta semana que provavelmente a própria Wikimedia Foundation não saiba dessa singularidade do caso brasileiro, já que em todos os países os local chapters são constituídos por wikimedianos. Irei ainda nestes dias colocar esse assunto em discussão na foundation-l (lista principal de discussões da Wikimedia) para que editores comuns e pessoas mais graduadas na Wikimedia deem o seu parecer.

Imagino que as pessoas externas aos projetos Wikimedia mas que lidam com assuntos paralelos/similares deveriam fazer parcerias com o local chapter, e não constituir o local chapter em si. Se não há pessoas dos projetos o suficiente para constituir um local chapter, é sinal de que os próprios projetos ainda não amadureceram o necessário para se ter algo do gênero. Se há apenas pessoas de fora da Wikimedia interessadas/disponíveis em constituir um órgão auxiliar aos projetos Wikimedia, deveria ser pensada na montagem de um outro tipo de órgão, mas não um local chapter. Há o grande risco de um local chapter sem wikimedianos virar apenas mais uma das ONGs problemáticas que existem em nosso país. E, o pior, usando marcas registradas que "vendem".

Alguém que não pertence a uma família não tem como usar o sobrenome de outros, "apenas" se tornar próximo o suficiente para ser emocionalmente considerado como um quase-parente.

2008/11/19 Alexandre Hannud Abdo <abdo@usp.br>
Ni!

 Oi gente.

 Olha, eu acabei de chegar na lista e estou completamente por fora desta
discussão, como também não pretendo me inteirar muito dela.

 Mas uma frase saltou em meus olhos violentamente:

       "não há sentido alguém que não colabora em
           nenhum projeto wiki participar" [da wikimedia brasil]

 A frase destacada vai tão diretamente contra o espírito de participação
da wikimedia que reluto em discutí-la. Seria extremamente improdutivo e
confio que apenas evidenciar minha impressão já terá um efeito positivo.

 Quanto ao resto do texto one ela se encontra, estou por fora da
discussão e ao ver a frase acima perdi a atenção, pode até ser que
concorde com o que está escrito, ou não.

 Não espero que ninguém responda a isso, nem mesmo atentei a quem
escreveu a frase; este e-mail serve apenas para chamar atenção para algo
que, neste espaço, não deveria passar despercebido.

 Abraços,

ale
~~



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l