Lugusto, bastante atraente seu convite para montar esse kit argumentativo. Será que nós mesmos não temos esse receio de parecer membros das FARC intelectual? Confesso que eu pessoalmente ando meio cético...a poesia, mesmo não solicitada, sempre me acolhe ;-)

Em 4 de abril de 2012 19:37, Luiz Augusto <lugusto@gmail.com> escreveu:
Olha, não ponho muita fé que voluntários convençam o Scielo/BIREME a adotarem licença-padrão diferente, já que o uso em si do termo "NC" pode ser utilizado por eles como argumentação para convencer os mais receosos em colocar sua produção online, de graça.

Acredito que a argumentação precisaria se dar a nível de autor para autor, de editor para editor...

Infelizmente, Mateus, devo te lembrar que o que é de maior reconhecimento é a Wikipédia. Por culpa do pioneirismo talvez, mas também da fundação que gere ela e os demais projetos (que estão estagnados por falta de apoio intelectual, logístico e técnico-tecnológico).

A nível de América Latina, repositório com coisas de acesso aberto é o Scielo (e a nível mundial ele também está lá em alguma boa posição). Querendo ou não, eles tem mais influência nesse assunto.

E mesmo se não tivessem, há organizações vizinhas à Wikimedia que ficam satisfeitas em conseguir o acesso aberto e tem medo de parecerem membros das FARC se forem tentar argumentar a fim do conteúdo livre. E querendo ou não, a nível de Brasil esas nossas vizinhas estão muito melhor articuladas e estabelecidas do que a Wikimedia (novamente por parte da culpa cabendo à estrutura da fundação, que acordou para a vida dos problemas territoriais versus presença de massa crítica suficiente um pouco tarde; se a internacionalização tivesse sido levada um pouquinho mais a sério enquanto eles tentavam administrar a fama lá nos EUA, não ficando para o que sobrasse...)

Mas mesmo com todo meu pessimismo depressivo, me coloco à disposição de sair do meu wikibreak, se resolverem tentar dar umas cutucadinhas com grãos de areia nas rochas...

Tenho até algumas idéias, na verdade.

Sou proprietário do http://partilhe.me , registrado anos atrás para coisas de Wikimedia que pensei na altura mas tive de as congelar. Talvez nesse site montar um kit argumentativo, encorajando as pessoas a liberarem suas produções em niveis hierárquicos de "liberdade" (freeware, uso com restrições, conteúdo plenamente livre)...

2012/4/4 Mateus Nobre <mateusfnobre@gmail.com>
Galera, para quem ainda não sabe, no ultimo dia 30 foi lançado no Brasil o sistema Scielo Books.

Galera, para quem ainda não sabe, no ultimo dia 30 foi lançado no Brasil o sistema Scielo Books.

O Scielo books tem um acervo enorme de livros de todas as áreas da ciência. Apesar da grande maioria ser de livros de Humanas, tem bastante coisa de Exatas e Biológicas.

O melhor de tudo, é tudo na gratuito.

Os livros podem ser adquiridos nos formatos .pdf (para serem usados em PCs e tablets) e em formato ePUB (para serem usados em E-readers como Kindle, Kobo, Nook, Alfa etc).

Dá uma olhada lá, vale muito a pena.

http://books.scielo.org/
O melhor de tudo, é tudo na gratuito.
 

-- 
- Raul Campos nascimento no grupo do Facebook

Sim, pessoal, eu vi esse site e tem um acervo EXCELENTE.
Mas como nada vem de graça, tem um problema.
CC-BY-NC-SA

Por um NC nós não conseguimos upar tudo pro Wikibooks ou Wikisource (não tenho certeza qual seria o apropriado), esse material de nível acadêmico. Mas eu lanço a pergunta.

Isso me parece uma coisa que a Wikimedia Brasil deveria ser proativa. Por que nós não tentamos, simplesmente, convencê-los a tirar o NC?
Sim, convencer. Isso seria uma baita vitória pra WMBR.
Lembrem, os projetos Wikimedia são os de maior sucesso e reconhecimento na comunidade do conhecimento livre brasileiro, então nós temos influência. Podemos persuadir eles a tirar esse NC?

Quem está comigo?


_____________________________________________________
MateusNobre
Free knowledge, free software, free culture, open data. 
Freedom, acessibility, autonomy, openess, independence, transparency. That's our way.
And yours?


_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l



_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
{+}Nevinho
Venha para o Movimento Colaborativo http://sextapoetica.com.br !!