Lembrando Rodrigo, que o material já existe, eles apenas estão a dispôr em mídia apropriada.
 
Uma ajuda voluntária faria com que conteúdo importante chegasse às wikis, antes de  eles disponibilizarem tudo ( o que creio vai demorar alguns anos). Aqui, a criação de conteúdo livre poderia ajudar até mesmo o material da cultura. Imagina uma reportagem ou programa deles on-line, mas com diversos links e afins para os projetos wikis ? Além disto, retomamos aquela proposta inicial, de começarmos a desenvolver conteúdo de base para programas e afins (vai ter um entrevistado no Roda Viva ? Criamos material relacionado, p.ex. como fizemos com o José de Alencar). Isto deveriamos fazer não somente com a Cultura, mas com produtores por exemplo, dos Telecursos, tvs educativas e afins. Aqui não se trata (acredito) de tornar tudo livre (que acho uma utopia), mas de saber casar o que é proprietário com o que é livre.
Acredito também que possa haver material do jeito que você define. Se montarmos um mutirão neste sentido, que realmente possa dar continuidade ao que já começamos, será de grande proveito à sociedade brasileira.
2009/10/19 Rodrigo Tetsuo Argenton <rodrigo.argenton@gmail.com>
Acho lindo essa visão Pissardini, mas como eles disponibilizarão a biblioteca deles para os voluntários?

Eu acho que eles já têm materiais que já moram em domínio público, com um pouco de critério e análise conseguiríamos realizar uma "coleta".

O que acho mais interessante são que novos programas tenham participação da comunidade, ou ainda, em alguns programas pequenas inserções de materiais livres.

Não acho que o Roda-Viva seja limitado, se fosse um fotógrafo nosso em todo programa coletaríamos muitas imagens que hoje não temos e precisamos, assim como várias outras mídias.

Acho impressionante uma televisão pública, que é uma das referências de cultura no país ter uma página na Wikipédia assim: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tv_Cultura

Pequenas aberturas poderiam trazer imagens do espaço, por exemplo, informações poderiam trazer conteúdo para artigos, poderíamos criar matérias inéditas para a Wikinews, mostrando a Tv Cultura, a Fundação Padre Anchieta, ou ainda, entrevistas com o Antônio Abujamra, Rolando Boldrin, Heródoto Barbeiro...

Há um campo imenso, só depende da abertura que a Tv Cultura está disposta a fornecer, acho que ambos ganham, a visibilidade da Wikipédia ainda é grande, e outros projetos do movimento Wikimedia estão crescendo.

--
Rodrigo Tetsuo Argenton
rodrigo.argenton@gmail.com
+55 11 7971-8884

_______________________________________________
WikimediaBR-l mailing list
WikimediaBR-l@lists.wikimedia.org
https://lists.wikimedia.org/mailman/listinfo/wikimediabr-l




--
Rodrigo de Sousa Pissardini